A moto não facilita nossa
vida somente na economia de tempo e combustível, no quesito manutenção, a
simplicidade também é um forte aliado das motos. Grande parte da manutenção
periódica da moto é bem simples, a ponto de o próprio dono poder fazer, sem
precisar gastar com mecânicos, uma dessas manutenções simples é a lubrificação
da corrente.
A grosso modo existem 3
tipos de transmissão entre motor e a roda traseira da moto: correia, cardan e
corrente. A grande maioria das motos comercializadas utilizam corrente como
meio de transmissão, devido ao seu baixo custo e fácil manutenção, porém com o
desgaste inevitável gerado pelo atrito entre a corrente, pinhão e coroa, é
necessário que o conjunto esteja sempre lubrificado. Uma boa lubrificação
prolonga a vida útil do conjunto comumente chamado de relação. No mercado há
alguns produtos próprios para essa lubrificação da corrente, entre eles estão a
graxa e o óleo.
Graxa branca ou graxa
marítima: Uma graxa impermeável, adquirida facilmente nas autopeças, a
utilização desse lubrificante garante um intervalo maior entre lubrificações, é
mais resistente à água.
Graxa branca (conhecida como graxa marítima)
Óleo lubrificante para
corrente: Um óleo mais viscoso, que adere ao conjunto e penetra pelos vãos onde
a graxa às vezes não alcança, o que o torna vantajoso, porém o intervalo entre
as lubrificações pode ser menor. Seu custo comparado com a graxa é uma
desvantagem, já que os sprays
vendidos costumam ter preço mais alto do que a graxa.
Óleo lubrificante em spray
ATENÇÃO!! Não utilize
produtos como o WD, pois este produto não é um óleo apenas, é uma mistura de
óleo, querosene e outros produtos, que faz com que o óleo da corrente escorra,
retirando a lubrificação desta, e ressecando os o-rings da corrente.
WD-40, misto de óleo e solventes
Não há uma regra sobre o
intervalo das lubrificações, por costume eu lubrifico a corrente a cada 400 km
ou sempre que pego chuva forte durante uns dois dias seguidos, lembrando que
uso graxa, ao utilizar óleo pode ser que este intervalo tenha que ser menor,
pois o óleo sai mais fácil, principalmente com a chuva.
Outro cuidado que se deve
ter é lavar o conjunto com querosene de vez em quando, pois há acúmulo de
sujeira e poeira, e às vezes até o próprio lubrificante. Mais uma vez o
intervalo depende muito de cada caso, como ando somente em asfalto e dentro da
cidade, não há muito acúmulo de poeira, então costumo limpar o conjunto a cada
4 ou 5 mil km, desmonto a tampa que protege o pinhão e a corrente e lavo o
conjunto com querosene, limpo e seco bem e depois lubrifico novamente.
A lubrificação da relação é
simples, e pode fazer sua relação durar bem mais, a minha está beirando os
20.000 km e ainda está boa, por se tratar de uma manutenção simples vale a pena
manter esse hábito.
Até a próxima,
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Palavras chave:
Lubrificação - Corrente - Moto - Querozene - WD - Óleo - Graxa Branca
Oi Duten! Parabéns pelo artigo!
ResponderExcluirAlguns detalhes como figuras fizeram bastante diferença na compreensão dessa matéria, valeu!
Porém ainda é bastante raro encontrar quem escreva sobre a lubrificação de outras partes da moto, sobretudo após uma chuva.
Fica como dica de postagem...
Abraços!
Douglas
Olá Douglas. Obrigado! Realmente imagens ajudam muito, por isso procuro sempre ter alguma nos posts. Quanto a posts de lubrificação de outros pontos da moto, realmente, eu mesmo não conheço muito sobre isso, mas irei pesquisar e futuramente postarei algo sobre. Abraço!
ExcluirÓtima dica!
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