Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dicas de pilotagem – Postura



A posição de pilotagem na motocicleta pode ajudar ou atrapalhar no equilíbrio, algumas dicas sobre a postura correta ao pilotar uma motocicleta podem tornar a condução mais confortável e segura.

A primeira dica é sobre a coluna, muitas vezes tendemos a “relaxar” em cima da moto, de modo que nossa coluna fica levemente inclinada pra frente, o correto é procurar corrigir a postura deixando a coluna sempre ereta, pois assim fica mais fácil e confortável passar por lombadas, buracos e outras adversidades, reduzindo o impacto na coluna.

A posição das pernas influi diretamente no equilíbrio durante a pilotagem, a melhor posição para as pernas é de forma que elas fiquem encostadas no tanque, assim numa descida ou em freadas, principalmente com garupa, o piloto pode distribuir o peso entre os braços e as pernas, e não somente nos braços como acontece quando as pernas não estão encostadas no tanque.

Os braços devem ficar sempre no guidão da moto, levemente flexionados, para que em freadas ou descidas seja possível absorver o impacto e peso com um movimento similar a uma mola, os braços levemente flexionados também permitem uma agilidade maior em manobras de baixa velocidade, quando é necessário virar mais o guidão.

A postura do garupa também é importante e também influencia diretamente no equilíbrio durante a pilotagem. Ao fazer uma curva para a direita, o piloto tende a inclinar a moto e o corpo para a direita, o garupa deve acompanhar o movimento, cuidando para não jogar demais o corpo. Evitar se movimentar no banco da moto ou inclinar para o outro lado, pois essa ação compromete o equilíbrio e pode causar acidentes.

Muitos “garupas iniciantes” tendem a recuar o corpo em curvas com medo, portanto é ideal que o garupa que está andando as primeiras vezes com alguém, antes pegue carona em percursos curtos e sem muito movimento para se acostumar.

Com ralação a segurança, o ideal é que o garupa procure não se movimentar bruscamente, e quando se movimentar, avisar o piloto, para que este possa estar preparado para corrigir a moto em caso de leves perdas no equilíbrio.

Pilotar com segurança é estar sempre atento e buscando aprender novas técnicas, boa leitura.

Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário