A posição de pilotagem na
motocicleta pode ajudar ou atrapalhar no equilíbrio, algumas dicas sobre a
postura correta ao pilotar uma motocicleta podem tornar a condução mais
confortável e segura.
A primeira dica é sobre a coluna, muitas vezes tendemos a “relaxar” em cima da moto, de modo que nossa
coluna fica levemente inclinada pra frente, o correto é procurar corrigir a
postura deixando a coluna sempre ereta, pois assim fica mais fácil e
confortável passar por lombadas, buracos e outras adversidades, reduzindo o
impacto na coluna.
A posição das pernas influi
diretamente no equilíbrio durante a pilotagem, a melhor posição para as pernas
é de forma que elas fiquem encostadas no tanque, assim numa descida ou em
freadas, principalmente com garupa, o piloto pode distribuir o peso entre os
braços e as pernas, e não somente nos braços como acontece quando as pernas não
estão encostadas no tanque.
Os braços devem ficar sempre
no guidão da moto, levemente flexionados, para que em freadas ou descidas seja
possível absorver o impacto e peso com um movimento similar a uma mola, os
braços levemente flexionados também permitem uma agilidade maior em manobras de
baixa velocidade, quando é necessário virar mais o guidão.
A postura do garupa também é
importante e também influencia diretamente no equilíbrio durante a pilotagem.
Ao fazer uma curva para a direita, o piloto tende a inclinar a moto e o corpo
para a direita, o garupa deve acompanhar o movimento, cuidando para não jogar
demais o corpo. Evitar se movimentar no banco da moto ou inclinar para o outro
lado, pois essa ação compromete o equilíbrio e pode causar acidentes.
Muitos “garupas iniciantes”
tendem a recuar o corpo em curvas com medo, portanto é ideal que o garupa que
está andando as primeiras vezes com alguém, antes pegue carona em percursos
curtos e sem muito movimento para se acostumar.
Com ralação a segurança, o
ideal é que o garupa procure não se movimentar bruscamente, e quando se
movimentar, avisar o piloto, para que este possa estar preparado para corrigir
a moto em caso de leves perdas no equilíbrio.
Pilotar com segurança é
estar sempre atento e buscando aprender novas técnicas, boa leitura.
Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário