Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Finalmente, o trânsito


Confesso que antes de andar de moto tinha uma visão errada dos motociclistas em geral, tinha a impressão que 90% deles eram aqueles loucos que fazem do corredor uma pista de corrida, e infelizmente essa é a visão que muitos motoristas têm, mas nada como sentir na pele o que é andar de moto no trânsito, então lá estava eu, com moto e equipamentos, pronto para me aventurar no trânsito de São Paulo.
Antes de tudo, vale um lembrete, medo em excesso atrapalha e pode causar acidente, mas a ausência de medo é ainda pior e pode causar acidentes graves, como diz um amigo meu, alguns medos são saudáveis, por isso se chamam prudência.
Para aprender aos poucos, comecei andando aos domingos pela manhã, mais para ir me acostumando com a moto mesmo, algumas erradas de marcha, algumas freadas mais bruscas, uma ou duas perdas de equilíbrio e acabei pegando as manhas, aos poucos fui entrando nos corredores, para sentir o espaço da moto e com um mês andando aos finais de semana deu pra ter uma boa noção da moto nas ruas.
Com relação aos outros motociclistas, assim como de carro, vemos de tudo, há aqueles que são impacientes e acham que por estar de moto não podem parar ou diminuir a velocidade, vulgos “cachorros loucos”, há também os motociclistas, como eu, novos nas duas rodas, que andam mais devagar, há ainda os que já tem bastante experiência, mas nem por isso querem passar por cima de você, respeitam seu espaço e só te ultrapassam em situações seguras sem gerar stress.
Foi uma surpresa para mim a quantidade de mulheres pilotando moto em São Paulo, são muitas mesmo, e tenho que deixar aqui meu elogio a elas, pois de todas as mulheres que vejo pilotando motos, a grande maioria pilota muito bem, com prudência e educação, parabéns mulheres!
No trânsito, o que manda é a paciência, como já havia lido em muitos lugares, compartilho aqui a dica que mais uso no dia a dia: seja humilde, se o cara que está atrás pilota mais, ou acha que pilota, e está te enchendo o saco, espere um momento seguro e dê passagem para ele, é mais seguro ele sair desesperadamente na sua frente do que te empurrar e causar um acidente, lembre que na moto o para-choque é você. Assim como com os apressadinhos, tenha paciência com quem está começando, a final, você também passou por isso, espere um momento seguro e ultrapasse sem exageros nem fechadinhas.
No corredor:
1 - procure manter uma velocidade segura, de forma que você possa frear a moto em caso de algum imprevisto, como fechada de carro, freada da moto da frente e etc;
2 - Mantenha distância da moto da frente, não fique perto demais de forma que não consiga frear, mas também não deixe espaço muito grande para não correr o risco de um carro entrar na sua frente;
3 - Quando você for o “cabeça da fila”, ou seja, o primeiro de uma sequência de motos, vá no seu ritmo, se alguém quiser passar, espere a oportunidade de deixar ele passar com segurança;
4 - Quando o corredor fechar, não buzine como se estivesse mal de Parkinson no dedo, também não saia levando os retrovisores dos carros, seja legal que os motoristas serão legais com você;
5 – Esteja sempre atento ao movimento, não se distraia, uma olhada no retrovisor, uma roda de um carro virada, seta ligada, ou mesmo um espaço entre um carro e outro são sinais de atenção, indicam que um carro pode mudar de faixa a qualquer momento, prevenção é segurança;
6 – A buzina é muito útil, pois a moto quase nunca aparece no retrovisor dos carros, justamente por estar entre as faixas, buzine apenas para dizer que está ali, mas se acontecer um imprevisto, use o freio, pois buzina não desintegra o carro da frente;
7 – Não somente no corredor, mas sempre, ande com o farol aceso, mais do que uma lei de trânsito, é uma segurança, se tratando de moto, tudo o que te deixa mais visível é bom, farol aceso e uma jaqueta com refletivos já está de bom tamanho, não precisa instalar um pisca-pisca de natal na moto rsrs.
Lembre-se, melhor do que chegar mais rápido é chegar vivo!! A moto já tem vantagem de não pegar trânsito, então não corra!

Bip, bip!! Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário