Hoje pela manhã fui montar
na moto pra trabalhar, estava chovendo e então abri o baú pra pegar a capa de
chuva, por sorte, enquanto colocava a calça, reparei que havia algo no pneu
traseiro da moto, quando abaixei para ver notei que era um prego, havia
perfurado pouco o pneu e o restante dobrou na parte externa, peguei meu alicate
dentro do baú e retirei o prego, mas não parecia que o furo tinha adentrado ao
pneu, de qualquer forma ao chegar no serviço deixei a moto na borracharia pra
verificar, pra minha sorte só pegou a superfície externa do pneu mesmo.
Dois meses atrás não tive a
mesma sorte, deu tempo de chegar a borracharia mas tive que reparar a câmara do
mesmo pneu. Para esses casos existem produtos no mercado que tem a proposta de reparar
ou prevenir furos no pneu, um deles é um spray reparador, que deve ser aplicado
no pneu furado, ele enche o pneu e tampa o furo por aproximadamente 7 km, o
suficiente para chegar a uma borracharia e reparar. Tenho um desses no baú, mas
como as duas vezes que encontrei prego no pneu consegui chegar na borracharia
não precisei usar.
Há uma outra alternativa no
mercado, o selante de pneu, trata-se de um produto misto de gel e fibras que
promete tampar imediatamente os furos, esse produto é aplicado antes de o pneu
furar, normalmente quando o pneu e câmara são novos, dessa forma, quando o pneu
fura, o próprio produto preenche o espaço, tampando o vazamento, segundo os
fabricantes, o produto é eficiente para mais de 50 furos, desde que o furo seja
de no máximo 6 mm de diâmetro e que os furos estejam na banda de rodagem, quase
100% dos casos.
Em pesquisa que fiz na internet sobre a opinião de quem usa o selante, todos informam que é sim muito eficiente e não influencia em nada nem na calibragem, nem no balanceamento da roda, o único cuidado a se tomar é calibrar o pneu com o bico nas posições 4 ou 8 horas do relógio, pois se ficar pra baixo pode acontecer de entupir o bico de calibragem, o que não é um grande problema, pois uma lavagem do bico desentope.
Em pesquisa que fiz na internet sobre a opinião de quem usa o selante, todos informam que é sim muito eficiente e não influencia em nada nem na calibragem, nem no balanceamento da roda, o único cuidado a se tomar é calibrar o pneu com o bico nas posições 4 ou 8 horas do relógio, pois se ficar pra baixo pode acontecer de entupir o bico de calibragem, o que não é um grande problema, pois uma lavagem do bico desentope.
O próprio fabricante
recomenda que o produto seja aplicado em pneus e câmaras novos, para que seja
garantida a efifiência. Como meu pneu traseiro está quase na hora de trocar,
vou esperar trocar por um novo e vou começar a usar o tal selante.
Boa leitura e até a próxima.
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Palavras chave:
Pneu - furado - selante para pneu - reparador
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