Exatos 1 ano e 1 semana com a motoca, ontem foi a primeira vez que peguei estrada com a Intruder, além de ser minha primeira experiência na estrada com moto, era a primeira vez que a trudinha pegava estrada também, até então só tinha ouvido relatos de "intrudeiros" sobre o comportamento da moto na estrada, ontem pude tirar minhas próprias conclusões.
Vou dividir esse post em duas partes, primeiro o comportamento da moto na estrada, segundo sobre como é pegar estrada em uma moto pequena e de baixa cilindrada, vamos lá.
Intruder 125 na estrada
Que a moto era excelente dentro da cidade eu já sabia, apesar de comprovar que ela é mais fraca em relação a outras motos da categoria, isso não fez diferença na estrada, pude manter uma média de 90 km/h na rodovia presidente Dutra, percorri um percurso pequeno, de 65 km (130 km ida e volta), nas subidas caia um pouco pra 80 ou 70 km/h, principalmente quando estava atrás de um caminhão, não era inteligente ir pra esquerda e ficar na frente de um carro evidentemente mais rápido, nas retas e descidas andava a 100 km/h sem problemas, sei que a moto andaria mais, pois a 100 km/h ela ainda estava com o giro a 8500 rpm, mas não achei necessário forçar mais a magrela por conta de 10 km/h a mais. A vibração dela a 100 km/h incomoda, mas isso é normal em todas as 125 pelo que tenho ouvido falar, a final a proposta da moto não é estrada. A posição de pilotagem, pra uma pessoa como eu, 97 kg e 1,82 de altura, não ajuda na estrada, pois a moto é baixa e faz com que a posição de pilotagem seja mais ereta, conclusão, a resistência do ar é muito grande e as pernas não podem esticar, fazendo com que eu me cansasse bastante. No geral aprovei a moto na estrada, para viagens curtas, até 120 km eu iria com ela sem problemas, e sem preocupação com tempo é claro rsrs.
Não tenho as manhas de filmar ou tirar fotos em percurso ainda, por isso para ilustrar estou compartilhando nesse post uma foto que encontrdei na internet no blog de um rapaz que também teve experiência sobre Intruder na estrada, muito bom o post, exclusivo sobre as impressões dele ao pegar a estrada com uma Intruder 125, segue a foto:
Motos de baixa cilindrada na estrada
Há muitos tópicos na internet sobre motos 125 na estrada, e aí vem a famosa pergunta. É possível pegar estrada numa 125cc? Resposta: Sim!!
Já ouvi relatos de amigos próximos de um rapaz que percorreu mais de 400 km numa honda biz, o que acredito perfeitamente, pois se pessoas viajam 300 km de bicicleta, porque alguém não conseguiria rodar 400 km com uma biz?
É claro que não é a melhor sensação do mundo e deve ser extremamente cansativo, aí vem a pergunta: Andar na estrada com uma moto de baixa cilindrada é o ideal? Resposta: Não!!
No geral as motos de baixa cilindrada atingem 100 km/h, até um pouco mais, mas no limite do motor, por se tratar de motos para uso urbano, projetadas para rodar no máximo a 90 km/h em situações normais, rodar em velocidades acima de 100 km/h gera uma vibração bem elevada, e consequentemente desconforto. Falando em conforto, os projetos de 125 não prevêem que a pessoa vai passar horas sentada no banco, por isso não há essa preocupação, geralmente longos períodos em cima do banco de uma 125 podem ser desconfortáveis, fazendo com que você precise parar pelo menos a cada 1 hora para descansar e dar uma esticada no corpo. Por não atingir velocidade muito superiores, uma 125 deve rodar mais a direita, e só ultrapassar com segurança, esperando um momento em que possa fazer a ultrapassagem sem segurar ninguém por muito tempo, tomando esses cuidados é possível sim pegar a estrada numa moto pequena, mas dentro dos limites dela é claro, seguem algumas dicas pra pegar a estrada em motos pequenas:
Velocidade: A chamada velocidade de cruzeiro, aquela que você consegue manter sem abusar muito da moto, é a ideal para viajar, deixando uma reserva para ultrapassagens, eu rodei a maior parte do tempo a 90 km/h sem problemas, deixando pra pegar 100 km/h quando necessário.
Ultrapassagens: Ao ultrapassar um carro ou caminhão, o tempo de ultrapassagem na moto pequena é maior, por isso é preciso esperar o momento certo, para ultrapassar com segurança, outro fator importante na ultrapassagem é procurar utilizar uma faixa inteira, de forma que você possa desviar de algum imprevisto, como fechadas ou buracos.
Lufadas de vento: ao passar por veículos grandes em estradas, normalmente sente-se a força do vento, as vezes empurrando, as vezes puxando, andando em motos menores, esse efeito é muito forte, por isso é bom manter uma distância lateral segura e não permanecer muito tempo ao lado desse veículos.
Paradas para descanso: Como escrito acima, percorrer longas distâncias em motos pequenas é muito cansativo, por isso o ideal é fazer paradas a cada 40 minutos ou 1 hora, para esticar o corpo e dar uma descansada, viajar com pressa numa 125 não é uma realidade.
Espero que as dicas sejam úteis, nas próximas oportunidades postarei mais sobre experiência em estradas.
Boa leitura,
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Intruder - Estrada - 125 - baixa cilindrada
VIAGEM DE INTRUDER 125, FIQUE ATENTO NO RETROVISSOR, AO PERCEBER A APROXIMAÇÃO DE CARRETA BAU SE APROXIMANDO MANTENHA- SE AO MAXIMO PELA DIREITA, POIS O DESLOCAMENTO DE AR E MUITO FORTE PODE OCORRER ACIDENTE.BOA VIAGEM AOS AMIGOS MOTOCICLISTAS.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário amigo! realmente as lufadas de vento são muito perigosas. Cuidado é nunca é demais. Grande abraço!
ExcluirJa fiz Rio de janeiro a Brasília de titan 125 uns 1260 Km. Levei dois dias não rodando ao anoitecer. Com intruder é possivel sim. Basta respeitar os limites da velente custom da Suzuki. A minha alonguei a relação usando um pião de 15 dentes. Esta bem melhor agora. Mas o ideal é um motor de 250. Voltei no DF várias vezes usando Fazer, twister e tornado e foi muito mais divertido. Abraço a todos.
ExcluirBoa noite, possuo um intruder 125 2007 e todo final de semana rodo 870Km ida e volta, pois trab no estado do PR e moro no estado de SP, coloquei um pinhao de 16 dentes, ela ta andando de 100 a 110km sem forçar, na subidas ela cai para 80 90km, antes fazia este trecho (435km de ida) em 6 horas, depois q troquei o pinhao, to fazendo em 5 horas, com o mesmo consumo de combustivel.
ResponderExcluirShow de bola, Marcelo. A Intruder é mesmo uma moto muito boa, o tempo que tive a minha eram só elogios, infelizmente tive poucas oportunidades de pegar estrada com ela, mas era muito gostoso. Grande Abraço.
Excluirsaberiam me dizer se é viavel pegar estrada com garupa na moto? (levando em conta todos os detalhes ditos anteriormente)
ResponderExcluirGabriel, primeiramente obrigado pelo comentário.
ExcluirSem dúvidas é possível viajar com garupa sim, a moto aguenta tranquilo, lógico que respeitando os limite dela, você tem que ter em mente que a Intruder é uma moto mais fraca e pequena, logo você terá que manter a direita e tenha em mente que sua velocidade média será em torno de uns 80 km/h. Se programe também para fazer uma parada a cada 30 ou 40 minutos para dar uma esticada nas pernas, ajuda bastante.
Uma dica que dou ao viajar com garupa é instalar o sissy bar (Escosto), pois deixa muito mais confortável para o garupa.
Abraço!
muiro obrigado João, voce sabe se tem algum tópico no blog sobre compra de motos usadas? estou olhando uma 2010, e gostaria de algumas dicas.
ExcluirGrande abraço
Olá Gabriel,
ExcluirPoxa realmente ainda não postei nada sobre motos usadas, coincidentemente, minha Intruder era 2010/2011, então posso te dar algumas dicas sobre o modelo:
- A Intruder é moto carburada, então, quando for olhar, se ela estiver quente, preste atenção se a marcha lenta não oscila, o normal é ficar entre 1000 e 1500 rpm, estando sem oscilações significa que o carburados está OK, se não, provavelmente só precisará de uma limpeza.
- Relação: Troquei a relação da minha com 21.000 km, mas ao comprar motos usadas vale sempre a pena checar o estado da relação da moto, ver se o nível de ajuste da corrente ainda tem alguns riscos de ajuste, ver se a coroa está com os dentes bons, se estiverem muito pontudos é porque logo precisará trocar.
- Verificar todas as luzes da moto, deixe tudo ligado e veja se as setas, freio, lampejador de farol alto funcionam perfeitamente.
- Dê uma volta na moto, para sentir se o motor funciona bem, se falhar ou não tiver força numa subida, por exemplo, pode ser que precise de uma revisão.
- Ao andar com a moto, preste atenção em barulhos na suspensão, rangidos, ou os "toc toc", que podem aparecer caso a caixa de direção esteja desgastada.
- Veja se a moto tem algum sinal de queda: Guidão torto, marcas de raspado nos manetes, pedaleiras, escapamento, para-lamas, etc.
- Veja o estado dos pneus: Não só o desgaste mas também se eles estão desgastados de maneira uniforme, se uma parte do pneu estiver mais desgastada do que a outra pode indicar que a moto está desalinhada.
Essas são algumas dicas que podem te ajudar, no geral é isso, procure na internet algumas que aparentam estar bem conservadas, você certamente achará várias, se o dono cuida direitinho, é uma moto que não dá trabalho, e dura muito!
Grande Abraço,
Olá Bruno. Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirNão conheço muito sobre a Dafra Kansas, portanto não saberia te dizer qual das duas é melhor, o que ouço falar é dificuldade de peças de reposição para o motor dela, já a Internet você acha tudo com facilidade.
125 ou150 na estrada não muda muita coisa não, ambas vão ter velocidade de cruzeiro por volta de 90 kmh, com máximo de 105 aproximadamente.
Embora seja possível viajar de 125, e a moto aguentar tranquilo, no seu caso que fará viagem todo mês, será que não seria melhor uma 250 cc? A diferença de consumo na estrada é quase nada e você viaja com conforto melhor.
Abraço,
Olá,
ResponderExcluirAdorei o post, tenho uma intruder 125 (2008) e tive a primeira experiência com ela na BR 101, foram 152km, com uma amiga na garupa, a princípio foi td certo, apesar do forte vento que desestabilizava muito a moto, o problema apareceu quando cheguei de viagem e percebi um barulho estranho no motor e a moto com pouquíssima força, levei na autorizada e o problema foi que viajei muito tempo atrás de um caminhão e isso fez com que o motor esquentasse demais, no dia tbm estava muito calor...resumindo, o pistão dilatou e quando voltou ao normal, estava frouxo e tive que fazer a retífica do motor todo, um prejuízo de 570 reais.
Fica a dica para os inexperientes como eu, que viajar muito tempo atrás de um caminhão lento, não é boa idéia rsrs
Abracao.
Olá,
ResponderExcluirAdorei o post, tenho uma intruder 125 (2008) e tive a primeira experiência com ela na BR 101, foram 152km, com uma amiga na garupa, a princípio foi td certo, apesar do forte vento que desestabilizava muito a moto, o problema apareceu quando cheguei de viagem e percebi um barulho estranho no motor e a moto com pouquíssima força, levei na autorizada e o problema foi que viajei muito tempo atrás de um caminhão e isso fez com que o motor esquentasse demais, segundo o mecanico, no dia tbm estava muito calor...resumindo, o pistão dilatou e quando voltou ao normal, estava frouxo e tive que fazer a retífica do motor todo, um prejuízo de 570 reais.
Fica a dica para os inexperientes como eu, que viajar muito tempo atrás de um caminhão lento, não é boa idéia rsrs
Abracao.
Essa nova geração é muito medrosa.Viagei em 1983 com uma "oitentinha",de Porto Alegre até o Rio de Janeiro[3540km]ida e volta[mais voltas,por lá!Motor 2 tempos,8cv!!!
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