Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dicas de manutenção - Quando trocar o pneu?

Mais do que um cuidado com a manutenção, manter os pneus em dia é uma questão de segurança, sobretudo se estamos falando em motos. Vamos então ao assunto do dia, porquê e quando trocar os pneus da moto?

Há diversos tipos de pneus, tanto em quesito materiais quanto no quesito design. Sobre os materiais, há pneus de materiais mais moles, com uma borracha que desgasta mais rápido, porém proporciona uma maior aderência ao solo, esses são utilizados normalmente em motos esportivas, que necessitam de uma maior aderência nas curvas, em altas velocidades, a durabilidade desses pneus chega a ser metade em comparação com um pneu comum de motos urbanas, fabricados em borracha mais dura, que tem a aderência suficiente para as manobras cotidianas. Quanto ao design, há pneus próprios para cada tipo de terreno, como os pneus com ranhuras altas, próprios para motos Trail, e também pneus com ranhuras menos profundas e com desenhos que facilitam o escoamento da água em dias de chuva, esses mais utilizados nas motos de uso urbano.

Os desenhos e profundidade dos sulcos dos pneus são projetados para melhorar a aderência e escoamento de água durante a rodagem, sendo assim, há um limite de desgaste para este pneu, pois se ele ficar careca, perde essas propriedades e pode causar uma derrapagem e consequentemente uma queda. É preciso estar atento nos indicadores de desgaste do pneu, e isso é muito simples.



Todo pneu tem um indicador chamado TWI, é uma sigla em inglês  que significa indicador de desgaste da banda de rodagem (Tread Wear Indicator), que nada mais é do que um ressalto localizado na ranhura do pneu, que indica a profundidade mínima que o sulco deve ter, isso quer dizer que quando a banda de rodagem do pneu chegar nesse nível, é preciso trocar o pneu. Esse sulco mínimo é a condição em que o pneu consegue manter a segurança em um dia de chuva, por exemplo, escoando corretamente a água, quando se utiliza o pneu além desse ponto corre-se o risco de uma derrapagem.

Independente do pneu que você utiliza, fique sempre atento a esse indicador, andar numa moto com a manutenção em dia é sua segurança, lembre-se disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário