Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dicas de manutenção - corrente com elo travado

Moto é assim, cada dia um novo aprendizado. Esta semana comprei a nova relação e o novo pneu para a minha moto, mas o prazo de 10 dias de entrega fez com que eu tivesse que dar a última regulada na corrente da Intruder, sempre achei meio estranho que, ao regular a corrente, em um determinado ponto a folga é menor, por isso sempre regulava a folga nesse ponto, para que ela não ficasse esticada demais. Dando uma lida nos blogs na internet, ví relatos de pessoas que comentam sobre essa variação da folga na corrente, muitos dizem que é normal quando a relação da moto já está no fim da vida útil, ainda assim, quando essa folga varia muito de um ponto a outro, pode haver outra causa, elos travados.

A corrente da moto é composta por vários elos, sendo que entre um elo e outro há um pino de travamento que proporciona a articulação entre os elos, como a corrente está exposta diretamente a toda a sujeira que pegamos nas ruas, é comum ir acumulando poeira e outras sujeiras na corrente, sobretudo se você utiliza graxa como lubrificante, a sujeira acaba impregnando na corrente e pode acontecer de travar os elos. Esse travamento ocorre também quando há falta de lubrificação na corrente, estando seca, o atrito entre os elos acaba fazendo com que estes travem.

Fonte da imagem:

Com algum elo travado, a folga na corrente varia, pois no ponto em que o elo está travado a folga fica menor, portanto se você identificar uma variação maior do que o normal na folga da corrente, verifique se não há nenhum elo preso. Havendo elos presos, a solução é simples, basta ter um pouco de tempo e um óleo menos viscoso, que pode ser o óleo velho do motor da moto mesmo, vá pingando uma gotinha desse óleo em cada elo, principalmente no elo que está travado, e movimentando ele para que o óleo penetre na junta, até que o elo esteja movimentando livremente, feito isso em toda a corrente, lubrifique normalmente com óleo 90, graxa ou "chain lube", e então ajuste a corrente. Lembre-se que para fazer isso é necessário antes limpar a corrente retirando a sujeira acumulada.

No meu caso, essa variação da folga da corrente diminuiu, pois realmente tinha um elo meio "duro" para movimentar, mas o fato de o conjunto relação já estar no fim da vida útil também contribui para essa folga, em breve a motoca terá relação e pneus novos, aí é outra história.

Mas é isso aí galera, andar de moto é aprender mais a cada dia, espero que as dicas acima ajudem.

Mais dicas sobre como lubrificar a corrente da moto, você encontra no link abaixo:
http://motovisao.blogspot.com.br/2013/01/lubrificacao-da-corrente-da-moto.html

Boa leitura,

Posts relacionados:
Quando trocar a pastilha de freio

Palavras-chave:

Corrente - Moto - Elos travados

Nenhum comentário:

Postar um comentário