Gostar dos
brinquedos grandes é comum a todos quando crianças, mas de certa forma parte
desse anseio ainda resta em nós depois de adultos rsrs. Depois de algum tempo
de experiência com a minha 125, começo a pensar na próxima motoca, e dentro das
impressões que tive com a primeira moto, concluí que a minha próxima moto
possivelmente será uma XTZ 250 Teneré, mas antes de falar da moto vou falar
porque ela é a primeira opção.
Tenho
1,82m de altura, peso quase 100 kg, moro em São Paulo, num bairro onde buracos
e lombadas são constantes, as vezes ando com minha noiva para um passeio no fim
de semana, e gostaria de fazer umas viagens curtas de vez em quando com a
motoca, todos esses fatores não são exatamente favoráveis quando se tem uma 125
como a Intruder, não falando mal da moto, pois adoro a minha Intruder e só
tenho elogios a ela, como minha primeira moto me proporcionou grande
experiência e economia, mas as ruas esburacadas de onde moro e os outros
fatores acima fizeram com que eu pensasse em uma moto mais alta, para as
irregularidades do asfalto, mais forte, para poder pegar estrada de vez em
quando, e mais confortável, para poder passear com a minha amada, de depois de
muitas lidas e pesquisas, me apaixonei pela Yamaha XTZ 250 Teneré, vejam
porquê.
A
Yamaha XTZ 250 Teneré é uma moto que a Yamaha relançou no mercado para lembrar
os bons tempos das Tenerés, na década de 80/90, elas conquistaram muita gente
na sua época por conta do motor potente de 600 cc e por seu conforto para
viagens. Hoje a nova família Teneré conta com versões de 600cc e 250cc, sendo a
250cc uma versão bem acessível, custando R$ 13.490,00.
A
moto tem uma proposta mista, servindo tanto para asfalto quando para terra, mas
seu uso é mais voltado para o uso em asfalto, o motor de 250cc gera uma
potência de 21cv, perfeito para o uso nas cidades, com um fôlego a mais para
pequenas viagens, sendo possível manter uma velocidade de cruzeiro em torno de
120 km/h na estrada.
Por
falar em estrada, percursos longos em cima de uma moto exigem certo conforto, o
que a Teneré tem de sobra, com um banco mais largo, em dois níveis,
piloto e garupa podem andar por muitos km na Teneré sem se cansar, a posição de
pilotagem da moto permite que o piloto fique com as pernas mais estendidas,
perfeito para quem tem maior estatura. Além do banco, a Teneré tem também um parabrisa
que ajuda a desviar o vento e proporciona um conforto a mais.
No
uso urbano, a suspensão monoamortecida e com curso longo na traseira e os pneus
com aro maior, 21 polegadas na frente e
18 atrás, fazem com que a Teneré absorva com eficiência as irregularidades do
asfalto de São Paulo, passando por buracos, valetas e lombadas sem causar
impactos na coluna.
No
quesito combustível a moto também é vantajosa, o consumo é o comum das motos
dessa cilindrada, mantendo entre 25 e 28 km/l, segundo testes realizados por
revistas especializadas, mas a grande vantagem da Teneré 250 vem na autonomia,
podendo rodar mais de 450 km sem precisar abastecer, isso porque ela tem um
tanque de 16 litros.
Para
trafegar de noite, os relatos de donos da moto são de um farol potente e com
ótima regulagem, muitas vezes comparado aos faróis de carros, proporcionando um
campo de visão bem amplo.
A
moto está disponível nas cores azul, preta, areia e branca. O valor é de R$
13.490,00
Todos
esses fatores fizeram com que a Teneré se tornasse a minha principal opção para
quando eu for trocar a minha Intruder, o que ainda deve levar alguns meses para
acontecer, pois minha pequena 125 ainda deve ficar uns 10 meses comigo rsrs.
Seguem
algumas fotos da motoca:
Fonte das fotos acima:
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