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terça-feira, 19 de março de 2013

XTZ 250 Teneré – Possivelmente a próxima moto



    Gostar dos brinquedos grandes é comum a todos quando crianças, mas de certa forma parte desse anseio ainda resta em nós depois de adultos rsrs. Depois de algum tempo de experiência com a minha 125, começo a pensar na próxima motoca, e dentro das impressões que tive com a primeira moto, concluí que a minha próxima moto possivelmente será uma XTZ 250 Teneré, mas antes de falar da moto vou falar porque ela é a primeira opção.
                Tenho 1,82m de altura, peso quase 100 kg, moro em São Paulo, num bairro onde buracos e lombadas são constantes, as vezes ando com minha noiva para um passeio no fim de semana, e gostaria de fazer umas viagens curtas de vez em quando com a motoca, todos esses fatores não são exatamente favoráveis quando se tem uma 125 como a Intruder, não falando mal da moto, pois adoro a minha Intruder e só tenho elogios a ela, como minha primeira moto me proporcionou grande experiência e economia, mas as ruas esburacadas de onde moro e os outros fatores acima fizeram com que eu pensasse em uma moto mais alta, para as irregularidades do asfalto, mais forte, para poder pegar estrada de vez em quando, e mais confortável, para poder passear com a minha amada, de depois de muitas lidas e pesquisas, me apaixonei pela Yamaha XTZ 250 Teneré, vejam porquê.
                A Yamaha XTZ 250 Teneré é uma moto que a Yamaha relançou no mercado para lembrar os bons tempos das Tenerés, na década de 80/90, elas conquistaram muita gente na sua época por conta do motor potente de 600 cc e por seu conforto para viagens. Hoje a nova família Teneré conta com versões de 600cc e 250cc, sendo a 250cc uma versão bem acessível, custando  R$ 13.490,00.
                A moto tem uma proposta mista, servindo tanto para asfalto quando para terra, mas seu uso é mais voltado para o uso em asfalto, o motor de 250cc gera uma potência de 21cv, perfeito para o uso nas cidades, com um fôlego a mais para pequenas viagens, sendo possível manter uma velocidade de cruzeiro em torno de 120 km/h na estrada.
                Por falar em estrada, percursos longos em cima de uma moto exigem certo conforto, o que a Teneré tem de sobra, com um banco mais largo, em dois níveis, piloto e garupa podem andar por muitos km na Teneré sem se cansar, a posição de pilotagem da moto permite que o piloto fique com as pernas mais estendidas, perfeito para quem tem maior estatura. Além do banco, a Teneré tem também um parabrisa que ajuda a desviar o vento e proporciona um conforto a mais.
                No uso urbano, a suspensão monoamortecida e com curso longo na traseira e os pneus com aro maior, 21 polegadas na frente  e 18 atrás, fazem com que a Teneré absorva com eficiência as irregularidades do asfalto de São Paulo, passando por buracos, valetas e lombadas sem causar impactos na coluna.
              No quesito combustível a moto também é vantajosa, o consumo é o comum das motos dessa cilindrada, mantendo entre 25 e 28 km/l, segundo testes realizados por revistas especializadas, mas a grande vantagem da Teneré 250 vem na autonomia, podendo rodar mais de 450 km sem precisar abastecer, isso porque ela tem um tanque de 16 litros.
                Para trafegar de noite, os relatos de donos da moto são de um farol potente e com ótima regulagem, muitas vezes comparado aos faróis de carros, proporcionando um campo de visão bem amplo.
             A moto está disponível nas cores azul, preta, areia e branca. O valor é de R$ 13.490,00
                 Todos esses fatores fizeram com que a Teneré se tornasse a minha principal opção para quando eu for trocar a minha Intruder, o que ainda deve levar alguns meses para acontecer, pois minha pequena 125 ainda deve ficar uns 10 meses comigo rsrs.
                Seguem algumas fotos da motoca:
Fonte das fotos acima:


 Fonte da foto do painel:

Boa leitura,

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Palavras chave:
XTZ - 250 - Teneré - Yamaha

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