Quem usa moto no dia a dia acaba pegando alguns macetes, muitas vezes a falta de uma boa instrução na auto escola pode nos colocar em uma enrascada, uma dessas situações é ao passar por veículos grandes, como ônibus e caminhões.
A Atenção deve sempre ser redobrada ao passar um veículo grande, na verdade a forma mais segura de ultrapassar um desses veículos é esperar até que haja um espaço de 3 motos em uma pista reta para ultrapassar, porquê? abaixo seguem alguns motivos para se ter esse cuidado:
- Retrovisor: Assim como acontece com os motoristas de carros, os motoristas de caminhões e ônibus muitas vezes não vêem as motocicletas, por conta dos pontos cegos e também pelo próprio comprimento e largura do veículo.
- Vento lateral: Principalmente em estradas, ao ultrapassar um caminhão é possível sentir o vento lateral, bem forte por sinal, a ponto de um possível desequilíbrio da motocicleta, por isso ao ultrapassar um caminhão, quanto mais distante estiver dele na lateral melhor, sobretudo se sua moto é de baixa cilindrada, mais leve, por isso sofre mais o efeito do vento.
- Ultrapassagem em curvas: Veículos grandes, ao fazer uma curva, precisam antes "abrir a curva", para entender melhor, imagine que você vai parar sua moto naqueles bolsões de motos que há nas ruas, onde há um espaço exato para a sua moto e você vá colocar ela de frente na vaga (sei que não é usual colocar de frente, mas é só pra explicar), para colocar a moto ali você primeiro precisa abrir para o lado contrário para acertar a moto não é? Com ônibus e caminhões é a mesma coisa, só que o espaço que eles precisam é maior. Muitos moticiclistas, por falta de experiência, quando vêem essa "brecha" querem ultrapassar o ônibus ou caminhão por ali, cagada na certa, pois na curva o motorista não irá te ver e isso não acaba bem, portanto, em curvas não é recomendado ultrapassar esse tipo de veículo.
- Distância segura: Andar atrás de um caminhão ou ônibus nunca é recomendado, primeiro porque o freio desses veículos é extremamente forte, se ele frear bruscamente e você estiver "colado" com sua moto atrás, sem chance, você vai "beijar" o parachoque dele, segundo porque esses veículos costumam ser muito largos, as vezes tomando mais que uma faixa da pista, o que impede que você veja o que ocorre mais a frente, sendo assim, se não der pra ultrapassar, fiquei atrás dele mas a uma distância segura, para que você possa frear tranquilamente.
Claro que no trânsito parado a coisa muda, pois o caminhão ou ônibus parado não vai pular pro lado, tendo espaço no corredor é possível passar sem problemas, mas como dizem os escoteiros, sempre alerta!
Prudência é a melhor forma de evitar acidentes, pense nisso.
Boa leitura,
Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Palavras chave:
Moto - ônibus - caminhão
Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Palavras chave:
Moto - ônibus - caminhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário