Que a Dafra Citycom 300i é um sucesso isso ninguém discute, por muitos anos a Citycom reinou com folga no segmento de scooters médios, sendo o único upgrade possível para quem vinha das pequenas Suzuki Burgman 125 e Honda Lead 110. Mas com o crescimento exponencial dos scooters no nosso país, outras marcas viram o potencial do mercado de motos automáticas e também passaram a investir nesse segmento.
Hoje a Dafra enfrenta concorrência, a Honda tem seu SH 300i, que apesar de não ser um sucesso de vendas passou a incomodar um pouco o scooter da Dafra, e o recém lançado Kymco Downtown 300i (matéria AQUI), que mostrou que pode ser uma pedra no sapato da Dafra, por trazer mais desempenho, mais tecnologia e a um preço muito competitivo.
Como eu sempre digo, no mundo dos negócios, nada melhor do que a concorrência para nos trazer cada vez produtos melhores, mais tecnológicos e a um preço coerente, e assim tem acontecido com o mercado das motos.
Ainda não existe uma confirmação da Dafra, mas uma provável sucessora para a Citycom 300i poderia ser a Cruisym 300, scooter médio lançado esse ano na Europa, e que já está fazendo sucesso por lá.
Em questão de desempenho não parece muito diferente do Citycom 300i S, com um motor monocilíndrico de 27 cv, com torque próximo de 2,78 kgfm, a capacidade cúbica também é a mesma, 278,3 cm³, refrigerado a líquido.
Se o motor não traz grandes novidades, o restante anima bastante, o tanque de combustível é maior, enquanto o Citycom tem apenas 10 litros, o Cruisym comporta 12 litros de combustível, que aumenta a autonomia em cerca de 40 km em teoria.
O espaço sob o banco também é maior, na Cruisym cabem dois capacetes fechados, e o sistema de abertura é igual ao da MaxSym, podendo ser aberto com o clique de um botão no manete esquerdo. Além disso, o banco pode permanecer suspenso devido a um amortecedor, tendência dos scooter atuais.
O design é bem moderno e lembra um pouco as linhas do XMax 300 da Yamaha, o scooter é equipado agora com bloco ótico do tipo projetor, igual ao do MaxSym, com luzes de posição em LED, e os piscas em LED que ficam localizados na base do retrovisor. Na traseira a lanterna também em LED, tem um design moderno e esportivo.
O painel também tem um design bacana, apesar de ter velocímetro e conta-giros analógicos (mais bonitos na minha opinião), tem no centro uma tela LCD com relógio, marcador de combustível, hodômetro total e parcial e temperatura do motor, quem sabe tenha também um computador de bordo.
Em questão de conforto, parece que o Cruisym é o que muitos donos de Citycom sonham, a segunda posição para os pés na curva do escudo está presente no novo scooter, e o banco parece estar um pouco mais recuado também, por fim o guidão agora é livre do peso do painel, o que certamente deixa o scooter mais leve nas manobras.
As rodas são menores 14 polegadas na frente e 13 atrás, certamente esse fato permitiu o aumento do espaço sob o banco.
Já em termo de freios, o Cruisym 300 está equipado com freios ABS nas duas rodas, e ele mantém freios a disco nas duas rodas, aparentemente equipados com a malha de aço nos dutos de freio (aeroquip).
O Scooter parece uma mistura das melhores características do Citycom e do MaxSym, e realmente é isso, certamente seria um excelente sucessor para o Citycom, mas será que tiraria de série também a rainha das estradas MaxSym?
O jeito é esperar o Salão das Duas Rodas 2017 para ver se teremos novidades.
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