Os últimos anos vem sendo cada vez mais empolgantes no segmento de scooters médios no país, atualmente contamos com 4 Scooters médios das marcas Dafra, Honda e Kymco, sendo todos voltados para um público que gosta de praticidade e conforto para o dia a dia, mas que não dispensam um passeio nos finais de semana, vejamos então um comparativo dos 4 principais scooters médios e as opiniões após pilotar cada um deles:
Fichas técnicas:
Quando fazemos comparativos entre motos, é comum pensarmos somente na potência e cilindrada, mas um verdadeiro comparativo está muito além disso, é preciso analisar o desempenho como um todo, além disso é preciso ver também a questão conforto, tecnologia empregada, entre outros detalhes, por isso vamos listar os mais importantes.
Desempenho
Se fôssemos comparar somente cilindrada ou potência, a MaxSym 400i certamente seria a campeã, mas ao analisar um pouco mais a fundo vemos que não é bem assim, existe uma relação entre peso e potência, que muita gente despreza, e que é primordial quando comparamos desempenho.
A MaxSym é sim mais potente de todas, 33,3 cv, mas toda essa potência precisa mover os 229 kg que o scooter pesa, ou seja, cada cv de potência precisa mover 6,87 kg, enquanto na Kymco Downtown 300i, por exemplo, cada cavalo leva apenas 5,62 kg, portanto na relação peso potência, o melhor desempenho seria o da Kymco Downtown 300i.
Como já pilotei os quatro modelos, é nítido o quanto o desempenho da Kymco é melhor, ela arranca mais rápido e as retomadas também são melhores, a vantagem que a MaxSym leva nesse ponto é que em velocidades mais altas ela tende a manter menor giro, mas no geral a Downtown 300i da Kymco leva essa.
De 1 a 4, o primeiro lugar em relação peso potência fica com a Downtown 300i, o segundo lugar com a Citycom S, o terceiro com a SH 300i e o quarto com a MaxSym 400i.
Conforto
Quando falamos em conforto, não é só um comparativo de banco mais "fofinho". Rigidez e curso da suspensão, assim como posição de pilotagem também entram na avaliação.
Quanto a maciez do banco, a Citycom tem o banco mais macio de todas, com uma densidade de espuma mais agradável, se fosse só uma avaliação de bancos ela ganharia esse quesito facilmente, pois a Downtown e a MaxSym tem bancos largos, mas não tão macios, e o SH 300 i tem um banco mais estreito, além de ter menor maciez.
Quanto a suspensão, todas tem características próprias de scooter, pouco curso de suspensão e um ajuste mais rígido. A SH tem a suspensão mais macia das quatro, seguida pela MaxSym, Citycom e Downtown, respectivamente.
Já na posição de pilotagem, a MaxSym acaba levando, pois em ambas as posições do pé permitem que o piloto deixe as pernas menos dobradas, cansando menos em trechos mais longos, diferente da SH 300 i, que tem somente uma posição para os pés e ainda assim é bem limitada para o tamanho médio dos brasileiros, quem calça mais que 41 vê os bicos dos sapatos sendo jogados para fora da plataforma. Portanto aqui a MaxSym leva.
O tamanho das rodas acaba influenciando também no conforto, pois em trechos de asfalto mais irregular motos com aros maiores acabam sentindo menos as imperfeições, portanto Citycom e SH 300 empatariam, mas a SH acaba copiando melhor as imperfeições por aliar as rodas maiores a uma suspensão mais macia.
Finalmente, o conjunto da obra é a favor da MaxSym, pois apesar de ter um banco menos macio e rodas menores, o entre-eixos maior e a posição de pilotagem mais relaxada permite ao piloto viajar por trechos mais longos com o mínimo de cansaço, tanto para piloto quanto para garupa.
Tecnologia empregada
Aqui de cara a Citycom S fica em último lugar, com um projeto mais antigo, o scooter é o único dos quatro que ainda não conta com freios ABS, tem somente o freio combinado, que já ajuda bem nas frenagens de emergência, mas não impede o travamento das rodas.
O Downtown 300i e a MaxSym 400i já contam com freios ABS, mas nesse ponto a SH 300 leva de longe, pois além dos freios mais seguros, ela conta também com sistema de iluminação 100% LED e sistema smart key (sem chave).
Espaço sob o banco
Aqui a MaxSym reina, com um enorme porta-malas sob o banco, onde é possível colocar dois capacetes fechados, a MaxSym é sem dúvida a melhor escolha para quem gosta de levar bagagem nas viagens, seguida pelo Downtown 300 i, Citycom S e a SH 300i, respectivamente, o SH fica em último pois o espaço sob o banco é limitado pelo tanque de combustível, que fica na traseira do scooter para livrar a plataforma, que pode ser utilizada para carregar bagagem, que não fica protegida da chuva, além de poder balançar durante a pilotagem.
Agilidade no trânsito
Todas podem ser utilizadas no trânsito, respeitando é claro suas dimensões maiores, em corredores largos como marginais ou avenidas como Rebouças, por exemplo. Já nos corredores mais apertados, a única que passa com certa facilidade é a SH 300i, que esterça melhor do que as concorrentes e é ligeiramente mais estreita, aliando isso às rodas maiores, no uso urbano ela lidera sem sombra de dúvidas. Citycom e Downtown passam bem nos corredores, mas a SH é ainda mais esguia.
Preço
Exceto a MaxSym, os scooters médios tem seus valores muito próximos, o Citycom S ainda lidera como scooter médio mais barato, enquanto a MaxSym leva o posto de mais caro, isso levando em consideração somente esse comparativo, pois ainda há o Burgman 650 da Suzuki e TMax 530 da Yamaha, mas esses estão bem além dessa categoria, portanto seguem abaixo os preços:
1º - Dafra Citycom 300i S - R$ 18.600,00
2º - Kymco Downtown 300i - R$ 19.900,00
3º - Honda SH 300i - R$ 20.900,00
4º - Dafra MaxSym - R$ 26.900,00
Fonte: Pesquisa no Moto.com.br em 03/07/2017, estado de São Paulo. Preços com frete incluso.
Qual o melhor?
Fazer um comparativo e não listar o melhor é no mínimo feio, o critério usado aqui para avaliar o melhor scooter dos 4 foi pensando no usuário que tem seu scooter médio para uso no dia a dia, mas gosta de pegar rodovia de final de semana, portanto segue uma opinião rápida de cada uma e por fim a do vencedor.
Para um uso urbano, o SH 300i se mostra melhor, mais ágil, rodas grandes, ABS, bastante tecnologia empregada, mas sua posição de pilotagem deixa uma viagem mais longa menos confortável, além disso, seu pequeno espaço sob o banco é uma desvantagem grande quando comparado aos concorrentes. Por isso ele acaba levando o último lugar no comparativo.
O mais antigo deles, o Citycom 300i, qua ganhou o "S" ao ter seu motor renovado, é o mais barato dos 3, apesar disso é também o que emprega menos tecnologia, é melhor do que o SH no quesito espaço sob o banco, mas peca em não ter o ABS. Se sai melhor do que o SH 300i na estrada, portanto acaba ganhando por pouco o terceiro lugar. Só não ganha mais posição pois não tem a segunda posição para os pés, que o deixaria certamente muito mais confortável.
O MaxSym 400i é o rei dos scooters médios quando se trata de uso em rodovias, mais espaço sob o banco, melhor posição de pilotagem da categoria e boa autonomia, certamente levaria o primeiro lugar, se não fosse sua limitação no uso urbano, apesar de passar relativamente bem nos corredores, ele não esterça tão bem quanto o Kymco, sendo portanto menos ágil na cidade, sendo assim por muito, mas muito pouco ele acaba ficando em segundo lugar nesse comparativo.
O Kymco Downtown 300i veio com uma excelente proposta, um scooter mais potente do que o SH e Citycom, mas mais barato do que o MaxSym 400i. Apesar de faltar uma segunda posição para os pés, como há na MaxSym, ele ainda assim tem uma posição de pilotagem mais confortável do que da Citycom, com o apoio lombar do piloto mais recuado, o guidão mais leve por não carregar o peso do painel dá ao scooter uma boa agilidade no trânsito, e sua relação peso potência proporciona um melhor desempenho na estrada, que aliás é seu grande trunfo. Portanto ele leva esse comparativo, apesar de não ter o melhor conforto nem o melhor espaço sob o banco, o fato de ter ABS, bom desempenho e ter seu preço abaixo dos vinte mil Reais o tornam uma boa relação custo benefício para quem tem uma moto para o dia a dia, com escapadas na estrada aos finais de semana, sendo assim, Parabéns pro Downtown 300i!
E você, o que achou do comparativo? Qual seria sua escolha? Deixe abaixo seu comentário e não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos.
Quer ver a ficha técnica completa de cada um dos scooter mencionados nesse post, clique nos links abaixo:
Até a próxima,
Não deveria ter mencionado a Yamaha Tmax 530, pois a mesma está fora do mercado brasileiro como scooter zero, se fosse por colocar mesmo assim, aí faltou a Suzuki Burgman 400 que saiu do mercado acho eu por não atender o Promot4... Ou talvez em melhor momento a Suzuki traga a nova geração da Burgman 400. De momento para comprar zero no mercado é de Maxsym 400 para Burgman 650. Ex-Citycom 300 e atual Maxsym 400. Concordo com o texto. Vale ressaltar que o Keyless da Honda se perder, para codificar uma chave nova é na casa dos 1000 reais e Stop de freio se não me engano é em um manete apenas... A Citycom e Maxsym é em ambos... E na Downtown eu não sei... Faltou colocar a Kymco People GT que seria um genérico do SH300.
ResponderExcluirMeu comentário é: Não importa qual é o mais potente, o mais bonito, o mais confortável, o mais barato etc.. se não houver uma assistência técnica e rede de oficinas capaz de resolver problemas quando ocorrem. Por que problemas irão ocorrer e a rede de assistência técnica vai fazer a diferença. Comprar uma moto pelo preço sem olhar a eficiência do pós venda é comprar um brinquedo: quando quebra, joga fora.
ResponderExcluirdentro as scooters posso falar um pouco tive Burgman 125i, PCX 2015 e 2016 , agora tenho a Citycom 2015 , andei na SH 150, 300cc e na Kymco 300i.
ResponderExcluirRealmente gostei muito do motor da Kymco é nítido que ela tem mais fôlego que a Citycom , a SH puxa bem também , mas a falta de baú (+espaço) fez com que eu fosse para a Citycom , agora para ir para a Kyncco é questão do tempo me dizer como serão as reposições de peças e serviços no Brasil, mas o fato dela ter 12,5 pode aumentar ai a autonomia em uns 60 km por tanque em relação a Citycom , que nos próximo aos 200km já acende a luz.
Eu torço para que 2018, mas surpresas venham ! que saia uma nova "Citycom ABS" um nova Yamaha quem sabe Xmax show ! bateria todas...isso aí quem ganha somos nós @
Isso é verdade amigo, lá na europa há várias opções boas de 250/300 cc com a segunda posição para os pés e bom espaço sob o banco, a Yamaha XMax, a Honda Forza e a própria SYM Cruisym, se elas viesse para o Brasil certamente iria aquecer bem o mercado. Grande abraço!
ExcluirAchei muito válida as comparações, parabéns! A questão do Keyless da SH é simples, pois o preço só chega a esses valores se o sujeito perder a chave, perder o manual onde consta o código da chave, não souber onde a moto foi retirada pelo primeiro dono (...) e não dispuser de menos que 500 reais para fazer uma chave reserva, que não é muito se falarmos de veículos de mais de 20.000.
ResponderExcluirPor outro lado, quem acha que dá para andar de Maxsym na cidade, provavelmente não tem pressa em chegar e até a Citycom já é meio gorduchinha demais. Francamente, fazer longas viagens com scooter médio é um pouco de aventura...
Hoje em dia, motos sem ABS é como voltar para os motores carburados! Tem economia que não se justifica quando se sacrifica demais a segurança.
Ou seja, temos que ouvir os inventores dos scooter, os italianos e ir sem medo de SH, principalmente para os quem tem um motão, de verdade, para os finais de semana ou quer ter uma opção super prática para deixar o carro em casa.
Fora a Honda e Yamaha nos grandes centros, no resto do Brasil poderemos esquecer manutenção adequada para as outras marcas. A não ser que se dependa de compras pela internet e curiosos para mexer nas máquinas, serão tristezas mais a desilusão na hora de vender.
Já tive Burgman 400, Citycom S300 e agora estou com uma Downtown. Na minha opinião, a Citycom continua sendo a melhor, por ter rodas maiores e uma suspensão menos dura. Se chegar modelo novo da Citycom equipado com ABS, vai continuar fazendo muito sucesso na cidade e também na estrada, onde mantém facilmente velocidade de cruzeiro na faixa dos 120 km/h, com máxima de 135 km/h.
ResponderExcluirDOWNTOWN já vende mais que pipoca no circo, só não mais, porque a rede trouxe poucas para vendas e já já ela subirá de preço, não tem melhor hoje no mercado.
ResponderExcluirDafra MaxSym - R$ 26.900,00 SEM NOÇÃO A DAFRA, MARCA MARROM MENOS, PREÇO DE CARRO O KM. mas só existe esperto,onde tem trouxa.
ResponderExcluirMuito bacana a comparação! Parabéns! Gostei de ler o seu texto e se deparar com a segunda posição dos pés. Como tenho NMAX 160, então só saio para uma de 300cc se houver essa segunda posição para os pés. Identifiquei uma scooter chamada de SYM Cruisym 300i que tem essa segunda posição para os pés, mas não chegou ao Brasil ainda. Vou continuar observando os detalhes antes de migrar. Certamente se a NMAX aumentar o tanque para uns 9 litros nem preciso migrar. Grande abraço a todos vocês.
ResponderExcluirParabéns pela comparação muito detalhada. Como tenho NMAX sei como a segunda posição para os pés é importante e confortável. Vi que a SYM Cruisym 300i também tem, mas não chegou ao Brasil ainda. Se a NMAX aumentar o tanque para uns 9 litros, nem precisarei migrar para uma de 300cc. Vamos aguardar as novidades neste próximo salão 2 rodas (meu limite máximo de espera). Abração para todos!
ResponderExcluirJá vi a Cruisym 300, é linda, mas realmente só tem fora do Brasil, se ela viesse para o Brasil acabaria substituindo a Citycom e a MaxSym hehe, gostaria de vê-la por aqui, assim como a Forza 300 da Honda, que também é linda e confortável. Grande abraço!
ExcluirPenso igual a você... e pelo jeito vou ter que pegar uma Kymco mesmo... mas o que me deixou extremamente desconfortável com ela é a posição dos pés... lógico que por não ser plana na frente + sem ter segunda posição pros pés é ruim, mas a pedaleira para a garupa parece piada... é impossível usar. Não sei se chegou a testar, porque não falou nos comentários. Mas com certeza essa é uma falha gigante da Downtown
ResponderExcluirA Downtown tem a agilidade de uma moto e o conforto de um carro, mas, no trânsito urbano, geralmente, utilizo a NMax pela economia e facilidade nos corredores.
ResponderExcluirNMax é um excelente scooter, já andei algumas vezes e conheço amigos que tem, só ouço elogios dela. Grande abraço!
Excluirme parece que a Kymco está aumentando as vendas, o pessoal está gostando muito
ResponderExcluirEla tem ganhado o gosto dos brasileiros sim, recentemente estive na Europa e por lá vejo bastante delas, tanto versão 125 quanto a versão 300. Abraço!
ExcluirMuito obrigado pelas comparações. Estou procurando migrar para scooter. Inicialmente pensei no maxsym, mas devido os comentários,é devido a kymco ter uma autorizada (Suzuki) perto de casa, estou propenso a comprar a kymco, mas só em 2019, pq esse ano vou pro Peru de tenere 250. Obrigado por clarear minha escolha.
ResponderExcluirObrigado você pelo comentário amigo. A Maxsym é um excelente scooter também, inclusive acabei de comprar um, mas ele é mais voltado para quem vai usar para estrada mesmo, como disse no texto no uso urbano a Downtown se encaixa melhor, mas como meu uso será mais para estrada acabei optando pela Max pela posição de pilotagem e posição para garupa. Grande abraço e boa sorte na viagem!!
ExcluirExcelente comparativo!
ResponderExcluirTransmite conhecimento e credibilidade!
Sucesso!
Um abraço!
Obrigado amigo. Grande abraço!
ExcluirExcelente comparativo, só não troquei a minha Dafra 300 S,por uma Downtown devido as pedaleiras traseiras, como nosso amigo disse é uma piada.
ResponderExcluirPecaram num detalhe tão importante. Minha esposa que tem baixa estatura não consegue firmar o pé de modo algum. Descartamos a Downtown por isso. E claro, pela ausência da segunda posição dos pés. Seria imbatível se observasse esses dois pontos. Vamos aguardar a Cruisym 300?
ResponderExcluirJá tive, PCX, Nmax, Citycom, Maxsym, PCX e Nmax, pós venda menos pior, ou seja, faz uma viagem sabendo que se precisar, vai ter, Dafra, nunca mais, nem mesmo se fizer uma loja, na garagem de casa, pós venda horrível.
ResponderExcluirLegal seu comparativo!
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