Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Dafra MaxSym 400i - Impressões após test ride

Já há algum tempo venho pensado em trocar a Citycom numa moto mais voltada para passeios, algo com um motor pouca coisa mais forte e que possa levar eu e a Sra. Duten com ainda mais conforto do que a Citycom. Nesse final de semana tive a oportunidade de pilotar a MaxSym 400i de um amigo meu, e se o modelo já estava na lista, depois desse test ride é bem provável que a próxima moto da garagem seja uma Max.


Não vou me ater a especificações técnicas, pois basta clicar neste link para acessar a ficha técnica completa da MaxSym 400i.

Logo de cara, a MaxSym 400i aparenta ser bem maior, mais pesada e mais larga do que a Citycom 300i, e de fato ela é, mas bem pouca coisa maior, minha impressão até pilotá-la era de que seria um moto que travasse nos corredores e que não fosse ágil, mas me surpreendi com o scooter.

A MaxSym , como todo scooter, tem seu centro de gravidade mais baixo, isso faz com que seja fácil de pilotá-la mesmo sendo pesada, a altura do assento é mais baixa, comparado à Citycom, e mais estreito, facilitando para quem tem menor estatura ou gosta de apoiar os dois pés no chão quando a moto está parada.

No corredor

Ao pilotar pelos corredores, senti que ela passa tão bem quanto a Citycom, pois a largura das duas é muito próxima, apesar de a Dafra não divulgar a largura dela oficialmente. Arrisco dizer inclusive que a MaxSym leva uma vantagem ao passar pelos corredores, os retrovisores dela não são tão para fora como os da Citycom, o que facilita a vida ao passar em locais mais apertados. Já quando é preciso "costurar" por entre os carros, aí a Citycom leva vantagem, pois manobra melhor em locais mais apertados.

Para um uso no dia a dia, onde a Citycom passa a MaxSym passa também, assim como na Citycom, corredores como os das marginais ou em avenidas largas como a Estrada de Itapecerica e Rebouças, por exemplo, ela passaria super bem, já em vias mais estreitas como a Radial Leste, Avenida Interlagos e Av. Sto. Amaro, aí certamente o piloto encontrará certa dificuldade para passar pelo corredor.

Conforto

Ao montar na moto de imediato já comparei com a Citycom e com a Kymco Downtown 300i que pilotei recentemente, não tem como não comparar, a MaxSym é muito, mas muito mais confortável, o principal ponto que para mim faz toda a diferença num scooter é a segunda posição para os pés na curva do escudo frontal, e na MaxSym as duas posições são muito mais confortáveis, podendo posicionar as pernas de moto mais relaxado.

Fonte da imagem: G1 - Auto esporte


O banco não é tão macio quanto na Citycom, mas ainda assim é bem confortável, o guidão não tem o peso do painel e do para-brisas sobre ele, portanto é mais leve e permite manobrar o scooter de maneira mais fácil.

O posição do garupa na Citycom já é muito boa, na MaxSym é ainda melhor, as pedaleiras também são retráteis, mas estão posicionadas de forma que as pernas do garupa também fiquem menos curvadas, gerando maior conforto, fora isso a MaxSym vem equipada de série com o encosto para lombar tanto para garupa quanto para piloto, sendo o do piloto com regulagem.

Fonte da imagem: Revista Moto.com.br


O painel tem um grafismo clássico e uma iluminação bem suave, é mais completo que o da Citycom e os principais medidores são analógicos, uma vantagem na minha opinião, pois principalmente o marcador de combustível acaba sendo mais preciso do que na Citycom. Tudo está posicionado num campo excelente para visualização enquanto pilota.



Desempenho

Todo esse conforto não seria tudo se a moto não fosse também dotada de um desempenho superior ao da Citycom, e nota-se logo ao arrancar que a MaxSym é sim superior, o motor de 400 cm³ e 33 cv de potência arranca mais rápido do que o da Citycom, e o torque maior também faz com que o scooter ganhe velocidade mais rapidamente.

É preciso ser sincero ao dizer que a SYM não teve com a MaxSym o mesmo cuidado que tiveram com a Citycom no que diz respeito a balanceamento do motor e CVT, pois a MaxSym vibra um pouco quando parada e vibra um pouco também nas arrancadas, característica comum de motos mono-cilíndricas de 400 cm³ ou mais, característica essa que é praticamente ausente na Citycom. A tal vibração que muitos comentam não é nada exagerado, mas é perceptível, e ela só ocorre na arrancada, depois que o scooter está em movimento a vibração é quase imperceptível e o conforto do scooter compensa.

No quesito freios, vantagem de novo para a MaxSym, diferente da Citycom, que atualmente é equipada com freios CBS (combinados), a MaxSym  tem ABS nas duas rodas, além de ter um disco duplo na frente, o poder de frenagem da MaxSym é muito maior do que o da Citycom, que já tem um excelente freio. Além disso os freios da MaxSym não são combinados, o que eu particularmente prefiro, pois os freios combinados da Citycom são muito intrusivos mesmo quando acionados de maneira suave ao manobrar a moto, acionando o freio da frente mesmo em baixas velocidades.

Espaço sob o banco e porta-trecos

A Citycom tem um espaço razoável sob o banco, carrego bastante coisa e nunca senti necessidade de colocar um baú, a MaxSym tem um espaço ainda maior sob o banco, cabem dois capacetes fechados tranquilamente, além disso o compartimento é iluminado, o que ajuda bastante de noite ou em locais sem iluminação.


O que não falta na MaxSym é local para por objetos, além do generoso espaço sob o banco, o scooter conta ainda com um porta luvas com chave no escudo frontal e dois porta-objetos sem chave nas laterais, que permite por chaves, controle de portão, dinheiro do pedágio, luvas, etc.


Iluminação

Os faróis da MaxSym são mais potentes do que os da Citycom, além disso, na Citycom quando uma lâmpada queima, a outra não acende, por conta do dimensionamento do relé, já na MaxSym, o relé permite que uma lâmpada funcione independente da outra, ou seja, se uma das lâmpadas queimar, você não fica no escuro ou tendo que usar o farol alto o tempo todo, como na Citycom.


Na traseira, a MaxSym é equipada com duas lanternas de LED, tendo uma luz forte e brilhante, tornando mais seguro para quem vem atrás, algo que as Citycom atuais também possuem.

Uma vantagem no quesito segurança é que a MaxSym é equipada também com pisca-alerta, coisa que eu sinto falta na Citycom.

Veredito

Como já era de se esperar, a MaxSym é um upgrade natural de quem tem Citycom, mais forte, mais confortável e também mais cara, hoje uma MaxSym zero km custa em torno de R$ 27.000,00, contra quase R$ 19.000,00 da Citycom 300i S. Mas e aí, vale a pena trocar a Citycom por uma MaxSym?

Para variar digo que... depende do seu uso. A MaxSym se desloca no trânsito das cidades da mesma forma que a Citycom, mas além de seu consumo maior, no uso urbano as peças do CVT acabam sofrendo maior desgaste no anda e para da cidade, exigindo uma boa limpeza do conjunto a cada 3 ou 4 mil km, para que a vida útil seja prolongada, fora isso, o custo de manutenção na troca de correia, polia e roletes é bem superior aos valores da Citycom, portanto é fato que a MaxSym, apesar de se mostrar ágil na cidade, tem uma vocação mais estradeira.

No meu caso, que tenho condições de ter uma moto para o dia a dia e outra para passeios de final de semana, a MaxSym será possívelmente minha próxima moto quando trocar a Citycom, mas vale a pena avaliar, se seu uso for predominantemente urbano, com poucas viagens curtas aos finais de semana, talvez a Citycom seja mais interessante, já se a idéia é uma moto para passeios com raras vezes usando dentro da cidade, a MaxSym certamente te atenderá muito bem, e com conforto sem igual.

Curtiu? Comente aqui em baixo.

Grande abraço, 

Posts relacionados:

2 comentários:

  1. preciso fazer um teste drive nessas máquinas. adorei a matéria. atualmente tenho uma BMW e pretendo assumir meu lado Max Scooter. Parabéns Duten1987 Edson de são paulo capital

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, já vi relato de um rapaz que tem f800 gs e desce todo ano para Serra do Rio do rastro com ela, no último ano foi de Maxsym e disse que o conforto foi melhor, obviamente que a f800 é mais divertida rsrs, mas a Max é muito confortável. Grande abraço!

    ResponderExcluir