Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

O preço da BMW G310 R - A polêmica

Essa semana a BMW divulgou oficialmente o preço de seu novo lançamento, a G 310 R, que marca a entrada da marca no segmento de motos de baixa cilindrada. Tecnicamente a moto traz bons atrativos, mas o que tem chamado muita atenção do público em geral é o preço da moto, estimado em 21.900,00. Mas a final, é um preço salgado?



Atualmente, na verdade já há alguns anos, vemos no Brasil um aumento desenfreado de preços nos veículos, carros, motos, caminhões, todos eles aumentando cerca de 10 a 15% por ano, hora por justificativa da inflação, hora pelo dólar, cada um dá uma desculpa. Mas a verdade é que enquanto o brasileiro paga caro pelos modelos de entrada, eles vão aumentando o preço e por isso hoje pagamos cerca de 40 mil Reais num carro 1.0 ou quase 14 mil Reais numa moto de 160 cilindradas.

Fiz uma pesquisa rápida e selecionei algumas motos que seriam reais concorrentes da G 310 R para vermos se o preço realmente é abusivo ou se está dentro do patamar da categoria, vejam só:

BMW G 310 R - R$ 21.900,00 (313 cm³ - 34,4 cv - 2,8 kgf.m)
Yamaha MT-03 ABS - R$  21.190,00 (320,6 cm³ - 42 cv - 3,02 kgf.m)
KTM Duke 390 - R$ 21.990,00 (373 cm³ - 44 cv - 3,57 kgf.m)
Kawasaki Z300 - R$ 19.600,00 (296 cm³ - 39 cv - 2,8 kgf.m)
Honda CB 500F - R$ 23.290,00* (471 cm³ - 50,4 cv - 4,55 kgf.m)
* O preço divulgado da CB 500F é preço promocional da Honda até a data de hoje (22/06/2017), o preço original da motocicleta é R$ 28.000,00.

Notem que fiz questão de colocar a cilindrada, potência e torque, para ter uma real noção das diferenças entre os modelos.

Considerando o preço promocional da Honda com a CB 500F, é fácil definir que a Honda teria vantagem nesse comparativo, mesmo sendo mais pesada a CB 500F se sairia melhor do que as outras da categoria 300 cc. Mas há de se levar em conta que uma moto de 500 CC deveria, no mínimo, ser melhor do que as 300 cc, certo?

Mas o principal ponto onde quero chegar é que o lançamento da BMW não está assim tão fora da casinha, ela veio a um preço relativamente compatível com a de suas reais concorrentes, oferecendo um pouco menos de números em potência em torque, mas que na prática só pilotando pra saber se vão fazer diferença ou não.

A verdade é que cada uma dessas motos tem um estilo próprio, e ao mesmo tempo desempenho muito parecido, algumas como a KTM Duke, que disponibiliza muito torque em baixa rotação e pouca velocidade final, outras como a Z300 que disponibilizam muita potência em altos giros e mais velocidade final, mas ao custo de uma moto mais mansa em baixas rotações. No final das contas o gosto pessoal da cada um interfere bastante.

Claro que aqui não listei as 250 ou 300 cc convencionais do mercado, pois essas custam sim mais barato, cerca de 15 a 17 mil Reais, mas oferecem entre 20 e 25 cv de potência somente, não sendo concorrentes a altura.

Curtiu o texto? Deixe sua opinião abaixo.

Até a próxima,

Nenhum comentário:

Postar um comentário