Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Haojue Chopper Road 150 - Impressões após test ride

Depois de algum tempo ansioso para conhecer a tão falada Haojue Chopper Road 150, esta semana tive a oportunidade de testá-la em uma das concessionárias Suzuki.
A primeira vista, ela lembra muito a Intruder, mesmo porque a Intruder já era projeto Haojue e a Chopper manteve muitos dos itens da sua "antecessora", como rodas de liga leve de 16 polegadas atrás e 18 na frente, calçadas com pneus com câmara 3,50 atrás e 2,75 na frente.


Algo que me chamou a atenção logo de cara foi que o freio dianteiro da Chopper, que é a disco, tem pinça de dois pistões, enquanto na Intruder era de apenas 1 pistão, isso significa um pouco mais de pressão nas pastilhas na hora da frenagem, auxiliando a moto a parar alguns metros antes, infelizmente a mangueira do fluido de freio ainda não é equipada com malha de aço (aeroquip), portanto o freio ainda é um pouco borrachudo, mas esse é um upgrade fácil de fazer. O freio traseiro ainda é a tambor, mas na minha opinião atuou muito bem, para uma moto 150 está de bom tamanho. 


O painel traz um design moderno e é bem bonito, contém todas as informações da última versão da Intruder, com marcador de marchas, marcador de combustível, hodômetro total e parcial, velocímetro e conta giros, tudo analógico, exceto o marcador de marchas, que é bem útil para os novatos ou para aqueles que vem do scooter e não estão acostumados com câmbio convencional. A visualização das informações no painel é muito boa, não precisa desviar tanto o olhar para ver a velocidade, por exemplo, algo que cada dia que passa temos que ter mais cuidado aqui em São Paulo.


Assim como nas últimas Intruders, a Chopper também tem a trava de guidão no mesmo miolo da chave de ignição, basta empurrar a chave para baixo e girá-la para sentido anti-horário para travar a moto, mas vale lembrar que o guidão só trava quando virado para a esquerda.


Ao pilotar a moto, a todo momento sentia como se estivesse pilotando minha antiga Intruder, apesar de 150 cm³, senti potência e torque bem similares aos da Intruder, um motor dócil, que em baixas rotações é mais fraco e arranca nos faróis com bastante suavidade, mas que entrega sua potência de 11,27 cv somente a 8.000 rpm e torque de 1,16 kgf.m a 6.000 rpm, ou seja, se você quiser acelerar para uma ultrapassagem, por exemplo, terá que reduzir uma marcha e esticar um pouco para ter a potência da moto.

Apesar de muito similar, a Chopper 150 tem uma grande vantagem em relação à Intruder 125, lembro que um dos pontos negativos da Intruder era a vibração do motor, que incomodava principalmente após os 6.000 giros, na Chopper senti bem pouca vibração, pois ela conta com o contra-peso no eixo central, o que torna a pilotagem mais confortável e certamente influi no desempenho e consumo da motocicleta.



Por falar em conforto, faz tempo que andei na Intruder, mas lembro que o banco era um pouco mais duro, assim como na Burgman 125i, já na Chopper senti um banco mais macio, fora isso, as rodas maiores e a suspensão com regulagem de pré-carga da mola proporcionam um conforto bacana para o uso urbano, passei por algumas vias de asfalto ruim e ela se comportou muito bem. A posição do guidão é bem cômoda e os comandos são macios e estão no seu devido lugar (Seta e buzina não são invertidos). Sò achei os comandos de seta um pouco "moles" demais, mas nada que atrapalhe no uso diário.


Algo que reparo em toda baixa cilindrada da Suzuki é a questão da marcha, quando tinha minha Intruder tinha dois "problemas" que não são defeitos graves mas incomodavam um pouco, ao passar da 1ª para a 2ª marcha na Suzuki, era preciso levar a alavanca do pedal bem pra cima e com um pouco mais de força, caso contrário a segunda marcha não engatava, deixando a moto no neutro, isso vira e mexe acontecia comigo, aí dava aquela acelerada e depois engatava a segunda para continuar rsrs, percebi que a Chopper tem a mesma característica, depois que o motor esquenta, é preciso passar a segunda marcha com mais calma para garantir que ela entrou. Já o outro detalhe da Intruder que me incomodava era quando parava a moto de segunda marcha e tentava reduzir para a primeira, muitas vezes ela não ficava nem no neutro e nem na primeira, mas sim em algum abismo entre essas suas, aí precisava movimentar a moto um pouco pra frente e tentar de novo, já na Chopper não tive esse problema, mesmo parando a moto em segunda, as marchas engatam muito bem e o neutro entra com facilidade.



No geral gostei muito da Haojue Chopper Road 150, é uma moto boa para o uso urbano, passa com facilidade nos corredores, tem altura de assento mais baixa, o que é ideal para mulheres ou para pessoas que estão começando a pilotar, é uma moto bem leve e fácil de manobrar e tem um motor que em baixas rotações é bem manso e fácil de conduzir, ideal para ter como primeira moto, assim como a Intruder foi uma excelente escola para mim, acredito que a Chopper possa ser uma excelente escola para quem está começando no mundo das duas rodas, mesmo porque seu preço atrativo de R$ 5.990,00 revela um custo benefício muito bom.

Fiquem ligados no canal do YouTube, em breve vídeo do test ride.

Até a próxima, 

Fonte das imagens: Site da Haojue

Posts relacionados:

11 comentários:

  1. Estou para comprar uma, seu relato foi muito útil, tenho apenas uma pequena correção a citar: Os pneus da Chopper são sem camera. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela materia...Sempre reconheci o potencial da pequena intruder, baixo custo tanto para comprar como para manutenção. Confesso que esta 150 da Haojoe pode incomodar as grandes marcas, e isso e bom, a motinha parece qe tem vendido bem, ela não e so uma boa opção para o motociclista iniciante mas tambem para aquele qe qer uma condução mais tranquila, com uma motinha confiável e de baixo custo de manutenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Marco. A Chopper realmente tem a mesma pegada da Intruder, uma tocada mais tranquila, de quem gosta de curtir mesmo a moto, na minha opinião ela é uma Intruder melhorada, eu já era fã da Intruder, agora com esse motorzinho um pouco mais esperto e o conforto de ter menos vibração deixaram ela show de bola, uma pena ela ser um tanto pequena para mim, se não teria pego uma para o meu dia a dia. Grande abraço!

      Excluir
  3. Pensando seriamente em comprar para ir ao trabalho que fica à 15km de minha casa e tem um trecho de pista de 5km.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela análise! já tive Intruder 125 e estou querendo voltar para as 2 rodas. Hoje compensa pegar uma trudi 2016 ou a Chopper 2018 ? O que ainda me deixa desconfiado é a disponibilidade de peças da Chopper Road.

    ResponderExcluir
  5. Olá "eu piloto 90 Klmts diários 6 dias por semana"pego a rodovia MG 010 cujo a ventania balança todas as 150 que já tive"achei essa chopeer bem bonita porém tenho uma preocupação com a estabilidade dela diante do vento"a qualidade da mesma uma vez que eu rodo bastante e a reposição de peças. Alguém aqui tem essa moto e pode falar um pouco mais dela?

    ResponderExcluir
  6. Olá "eu piloto 90 Klmts diários 6 dias por semana"pego a rodovia MG 010 cujo a ventania balança todas as 150 que já tive"achei essa chopeer bem bonita porém tenho uma preocupação com a estabilidade dela diante do vento"a qualidade da mesma uma vez que eu rodo bastante e a reposição de peças. Alguém aqui tem essa moto e pode falar um pouco mais dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a estabilidade, ela é bem similar às outras 150, vento lateral acaba judiando um pouco sim, velocidade de cruzeiro dela é a mesma da Intruder 125, cerca de 80 a 90 km/h, com máxima em torno de 110 km/h. Com relação às peças, peças de desgaste, como pastilhas de freio, filtro, lâmpadas é o mesmo padrão das outras 150, já peças como farol, carenagens, etc. já não tenho como informar. Abraço!

      Excluir
  7. Respostas
    1. As motos da Haojue são vendidas através das concessionárias Suzuki amigo, todos os modelos estão disponíveis para test ride, vale a pena uma visita na loja. Grande abraço!

      Excluir