O mundo das motos é fascinante, cada dia um novo aprendizado, e como gosto muito de fóruns, hoje aprendi mais uma.
Há duas semanas minha moto começou a morrer quando fria e a marcha lenta caiu um pouco, pensei que havia sido o tempo frio que chegou mas quando esquentou o clima ela continuou da mesma forma, então lembrei que há duas semanas aumentaram a porcentagem de álcool na nossa gasolina, e de repente pode ter sido esse o motivo da mudança na trudinha.
Como já tinha tido carro com carburador, me lembrei que existe um parafuso que regula a marcha lenta, e comecei a procurar nos fóruns onde ficava esse parafuso na intruder, achei regulagens para o modelo até 2009, mas não para a intruder 2010 em diante, com carburador Mikuni BS25, até que achei hoje, então vamos a dica do dia.
Primeira coisa, essa regulagem é uma regulagem básica, caso não funcione, leve a moto a um mecânico de confiança para ajustar ou talvez até limpar o carburador.
Há duas regulagens básicas nos carburadores, a mistura de ar e combustível e a marcha lenta, os dois devem estar bem ajustados para que a moto funcione perfeitamente. Os dois ajustes são feitos por meio de parafusos.
O primeiro parafuso a ser ajustado deve ser o da mistura, que regula a mistura de ar e combustível no carburador, quando aberto (girando para a esquerda), ele permite maior entrada de ar na mistura, o que consequentemente aumenta um pouco a rotação, porém não pode ser aberto demais. Quando fechado ele diminui a quantidade de ar na mistura, havendo assim excesso de combustível, o que pode deixar a moto um pouco mais "esperta", porém suja mais a vela e aumenta o consumo, além de deixar a marcha lenta com oscilação. Quando não se sabe ao certo se deve abrir ou fechar, o ideal é fechar todo o parafuso, sem apertar no final, e abrir 2 voltas e meia a 3 voltas, essa informação peguei em outros fóruns na internet que recomendam esse ajuste, e funciona bem. Onde fica esse parafuso? O parafuso da mistura fica escondido do lado esquerdo do carburador logo abaixo do sensor e acima da rosca sem parafuso, é o parafuso amarelo da figura abaixo.
Após regular o parafuso da mistura, é hora de ajustar a marcha lenta, o ideal é que a moto fique com uma marcha lenta de 1500 rpm, para isso basta abrir ou fechar o parafuso da marcha lenta, que fica do lado direito do carburador, indicado na figura abaixo, é o parafuso pressionado por uma mola bem a direita da imagem. Apertando a marcha lenta aumenta, e soltando ele diminui.
Após ler os fóruns, ví que no caso da minha moto a mistura poderia estar um pouco rica, pois a marcha lenta estava oscilando, então bastaria abrir 1/4 de volta o parafuso da mistura, é legal ir ajustando com intervalos de 1/4 de volta, na minha 2/4 de volta (1/2 volta do parafuso) foram o suficiente para deixar a marcha lenta sem oscilações. Abrindo o parafuso a rotação subiu levemente e se manteve nos 1500 rpm, dessa forma nem foi necessário regular o parafuso da marcha lenta.
ATENÇÃO!! As regulagens nos dois parafusos devem ser feitas com o motor quente e o farol baixo ligado. Caso você feche totalmente o parafuso da mistura para começar do zero, faça isso com a moto desligada, abra as 2 voltas e meia e depois termine o ajuste com a moto ligada e motor quente.
Até a próxima,
Palavras chave:
Intruder 125 - Regulagem - carburador - BS25 - Mikuni - parafuso de mistura - marcha lenta
Palavras chave:
Intruder 125 - Regulagem - carburador - BS25 - Mikuni - parafuso de mistura - marcha lenta
ótimo guia, tive o mesmo problema na minha intruder 125 2012/2013, graças a essa nova gasocaipirinha brasileira, levei pra regular na concessionaria, mas na proxima farei por esse guia, é praticamente como vi o mecanico fazendo
ResponderExcluirPois é amigo, o que me deixa muito feliz na Intruder é que as manutenções são muitos simples e muitas vezes nós mesmos podemos fazer, somente quando precisa abrir carburador ou motor que levo no mecânico, até hoje não precisei levar em mecânicos, a intruder é só alegria, basta fazer a manutenção em dia.
ResponderExcluirBoa sorte com a motoca!!
Excelente dica. Deixei a minha na concessionária pra fazer este ajuste, na próxima farei em casa mesmo.
ResponderExcluirAbraço!
É isso aí Paulo, muitas coisas simples nós mesmos podemos fazer, isso economiza uma grana e faz com que ganhemos experiência com a motoca. Grande Abraço!
ExcluirComprei em 28/03/14 uma intruder 125 2012 c/00026 km originas rodados, porém veio engasgando, mandei o mecanico limpar o carburador, melhorou na hr. mas depois voltou pior: Com duas pessoas numa pequena ladeira deu pau. ñ aguentou subir de 2ª Engasgou e morreu o motor. custei a achar o bendito parafuso da mistura, reduzi um pouco a entrada de ar melhorou um pouco. Mas vou regular novamente, porém, pergunto aos sacam do negocio: São 2 voltas e meia de mão, que seriam 03 meias voltas, ou duas voltas e meia completas no parafuso, abraços a todos!
ResponderExcluirOlá Marcus.
ExcluirObrigado pelo comentário. Bom quanto as voltas do parafuso, são duas voltas e meia do parafuso mesmo (ou 5 meias voltas se preferir), você pode tomar a referência pela posição da fenda do parafuso, abra as duas voltas e meia e faça um teste andando com a moto, se ela afogar ou morrer quando você abrir o acelerador rapidamente, pode ser que ainda esteja faltando ar na mistura, então abra mais meia volta no parafuso de mistura e veja o resultado, se não funcionar, recomendo levar novamente ao mecânico pra dar uma olhada.
OBS:
1 - Lembre-se, as duas voltas e meia são abertas depois de fechar completamente o parafuso (sem apertar no final, só encostando).
2 - Lembre-se de fazer a regulagem com o motor quente
3 - Se a moto está com 26.000 km rodados, é bom dar uma verificada no estado da vela de ignição, limpeza do filtro de ar e filtro de combustível, todos esses influem no rendimento da motoca e pela km é bom dar uma revisada. Abraço!
ola, minha fan 125 apresentou uma flha em alta como se faltasse combustivel ela fica engunhando, cortando antes da rotacao final, como dei o pacona camisa para 100ml sera que eu tenho que colocar um gicle maior que o dela, posso fazer um teste com o da 150, ai eu imagino q quando eu puxar o punho o gicle vai dar o que a moto esta pedindo, o que vcs acham? aguardo respostas.
ResponderExcluirOlá Gilberto. Obrigado pelo comentário!
ExcluirInfelizmente não sei te dizer o que pode estar causando os engasgos na sua moto, o ideal é ver com o próprio mecânico que fez o repasse pra encontrar o problema. Quando descobrir o que pode estar causando posta aqui, pode ser a soluçã pra outras pessoas também, grande abraço!
Amigo, bom dia. Tenho uma intruder 125 2007/2007, li seu artigo e acho que minha moto está com este problema. Porém ao ver as imagens de onde encontrar os parafusos não consegui identificar na minha moto, será que pode haver uma diferença nos motores? queria pedir ajuda, desde já agradeço...
ExcluirAmigo, bom dia. Tenho uma intruder 125 2007/2007, li seu artigo e acho que minha moto está com este problema. Porém ao ver as imagens de onde encontrar os parafusos não consegui identificar na minha moto, será que pode haver uma diferença nos motores? queria pedir ajuda, desde já agradeço...
ResponderExcluirOlá Eduardo. Primeiramente obrigado pelo comentário!
ExcluirSobre o carburador, você está certo, o carburador desse post é do modelo 2010, é o carburador Mikuni BS 125, esse carburador passou a equipar a Intruder de 2010 em diante, como a sua é 2007, certamente é o carburador VM22 da Mikuni, que equipou a Intruder de 2007 a 2009, segue o link de outro blog falando sobre a regulagem deste:
http://www.panzerriders.com.br/2014/01/regulagem-de-carburador-mikuni-vm22-da.html
Espero ter ajudado, até a próxima!
Qual a altura da boia nesse carburador (Mikuni BS25)
ResponderExcluirQual a altura da boia para o carburador Mikuni BS25 que equipa a Intruder 125 2012/2013?
ResponderExcluirGrato e no aguardo.
Obrigado, meu amigo.
ResponderExcluirNa Intruder 2016 tem uma capinha escondendo o parafuso de ajuste da mistura e eu não encontrava de jeito nenhum!
Abraços