Por muito tempo ao se falar em motocicleta logo lembrava-se das cenas de motociclistas norte-americanos cruzando os Estados Unidos de costa a costa pela Rota 66. Para os mais puristas ainda há um adendo, o trajeto clássico sendo feito montado numa legítima Harley Davidson.
Pensando nos motociclistas que sonham em ter uma moto que rode não só pela rota 66, mas também possa fazer outros muitos trajetos longos e tendo algum conforto, a própria Harley Davidson com sua Ultra Limited e outras marcas, como a Honda com a Goldwing e a Indian com a Chieftain Elite, buscaram trazer modelos com o máximo conforto possível em um veículo de duas rodas, ou seja, motorzão com bastante torque, espaço para bagagens, um banco confortável para piloto e garupa, som com entrada USB, piloto automático, entre outros mimos.
Decidida a fazer parte do seleto grupo, a Yamaha acaba de lançar no mercado americano o modelo batizado por ela de "Transcontinental Tourer" a estradeira transcontineltal, pronta para cruzar as estradas do mundo trazendo bom desempenho e o máximo de conforto.
Ao visualizar a motocicleta vemos algumas referências das concorrentes, como o banco extremamente confortável para o garupa, parecido com a Ultra e a Goldwing, um painel completo e com uma carenagem frontal que lembra um pouco o design da Harley, mas com o design moderno e agressivo que só a Yamaha sabe dar a todos os modelos.
Motor
A Yamaha equipou o modelo com um clássico V2 refrigerado a ar, de 1854 cm³, que não tem sua potência divulgada, mas que chega a 17,42 kgf.m de torque, com câmbio de 6 velocidades e embreagem deslizante, que reduz trancos nas reduzidas de marcha. É equipada ainda com sistema Ride-by-wire, sensor eletrônico de aceleração ao invés do cabo, e piloto automático (Cruise control).
A transmissão final é por correia dentada, que minimiza ruídos e trancos e exige menos manutenção, além de gerar menos sujeira com graxa ou óleos na lubrificação.
Tecnologia embarcada
Além do piloto automático mencionado, o modelo conta ainda com controle de tração e dois modos de pilotagem, o modo Touring, para uma pilotagem mais suave, e o modo sport, que libera toda a força do motor V2.
Fora isso a moto acompanha sistema de entretenimento com Áudio, comandos de voz, navegação e informações de monitoramento da motocicleta em uma tela central sensível ao toque.
Faz parte da farta tecnologia empregada o sistema Smart Key, onde basta o piloto ter no bolso o chaveiro da moto para poder acessar os compartimentos de bagagem, ligar a moto e pilotar sem necessidade de chave.
Sistema de iluminação full LED, todas as luzes da moto são em LED, desde os 4 faróis, Às lanternas, freio e piscas, além dos dois faróis auxiliares, que dão à motocicleta uma capacidade de iluminar bem mesmo nas estradas mais escuras, além de ter um menor consumo de energia e maior durabilidade, quando comparado ao sistema de iluminação tradicional.
Conforto e espaço para bagagem
A Star Venture, mais uma vez inspirada na Ultra Limited e na Goldwing, traz um conforto top de linha, com banco em dois níveis em couro com apoio das costas para o garupa, o apoio para os pés é do tipo plataforma, tanto para piloto quanto para o garupa, e na versão mais completa da moto o sistema de áudio é dual zone, ou seja, o garupa tem auto-falantes e controle de volume individuais, para maior conforto.
Além do conforto do banco, a moto traz um bagageiro traseiro, onde cabem dois capacetes e mais alguma bagagem, dois alforges laterais, e ainda um porta trecos no painel dianteiro, com cabos para conexão auxiliar ou USB, para interação com o sistema multimídia da moto.
Curtiu o modelo? Infelizmente ele não tem previsão para ser lançado no Brasil, nos EUA vai custar cerca de 25.000 dólares na versão de entrada e cerca de 28.000 dólares na versão completa, que conta com o sistema de navegação e áudio dual zone.
Até a próxima,
Fonte das imagens: Yamaha - EUA
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