Recentemente participei do TRX Days, um evento que a Triumph organiza no Haras Tuiuti, interior de São Paulo, para realização de test ride de toda a sua linha, onde o participante pode conhecer as motos, pilotá-las na pista e na rodovia, além de curtir o local, que é muito bonito.
Devido aos horários concorridos, só pude testar três modelos de moto, mas os dois principais que eu gostaria foram garantidos, a clássica Street Twin 900 cc, e a Tiger 800 XCA, meu sonho de consumo, então segue abaixo o relato sobre a Tiger.
A Tiger 800 é um modelo Big trail, que reúne o melhor das categorias Off Road e esportivas em um único conjunto, um motor de 3 cilindros em linha, gerando 95 cv de potência a 9.250 RPM e 7,95 kgfm de torque a 7.850 RPM. O motor é bem elástico, e a característica de ser 3 cilindros deixa ela com bom torque em baixas rotações, e ao mesmo tempo entrega boa potência em alta, tudo isso com suavidade e conforto para o piloto.
Devido aos modos de pilotagem, é possível guiar a Tiger 800 com bastante suavidade, onde a moto fica mais dócil e com todo o controle eletrônico, modo ideal para o uso no dia a dia urbano, sim essa moto é tão ágil e leve de pilotar que passaria sem muito sofrimento pelos corredores de São Paulo. Mas é claro que sua vocação é a estrada, se for um pouco Off Road então, mais divertido.
O test ride que realizei com ela na rodovia foi sensacional, uma moto confortável, boa de curva e muito suave, sem vibrações, sem necessidade de esticar marchas ou ter que trocá-las o tempo todo. A moto proporciona um bom campo de visão e os comandos estão todos à mão. O painel traz as principais informações de uma forma bem nítida, de modo que não é necessário desviar o olhar da pista por muito tempo.
Uma velocidade de cruzeiro de 130 a 150 km/h pode ser mantida sem nenhum esforço, a moto se mantém em baixo giro e várias vezes tive que soltar o acelerador para que ela não continuasse ganhando velocidade.
Já no test ride na pista a moto mostra toda sua capacidade, acelerações bem progressivas, mesmo na pista truncada do Haras Tuiuti foi possível atingir cerca de 140 km/h nas retas sem grande esforço. No final das retas hora de testar os freios, e esses também não decepcionaram, duplo disco de freio na dianteira e 1 disco na traseira, equipados com ABS de série, param a moto muito bem. O ABS não é intrusivo, mesmo em frenagens mais fortes, só aciona realmente quando a roda está prestes a travar. A suspensão também copia muito bem o asfalto e mantém a moto firme nas frenagens e curvas, dando uma estabilidade sensacional à motocicleta.
Nas curvas é uma diversão à parte, enquanto estava assistindo a turma anterior do test ride, ví um dos pilotos raspando a pedaleira da Tiger em todas as curvas praticamente, achei um abuso visto que era uma moto mais alta, mas ao pilotá-la percebi que a moto é capaz de deitar muito bem em curvas, a cada curva peguei mais confiança até que, quando menos esperei, a pedaleira estava pegando no chão, quase não acredito, e tudo isso com uma estabilidade e segurança tremenda passados pela moto.
No final das contas foi uma experiência fantástica, já era fã da Tiger 800 desde o salão duas rodas, onde pilotei o modelo por um pequeno trecho, agora após ter feito o test ride na pista e na rodovia, em asfalto e em terra, tenho ela como top 1 na minha lista de motos desejadas, uma moto que na minha opinião reúne as melhores características em um só modelo, a suspensão alta, porém firme para encarar qualquer terreno, o motor suave mas ao mesmo tempo com bastante vigor para encarar estradas, a posição de pilotagem e conforto próprios para longas viagens e toda a tecnologia atual empregada, como ABS, piloto automático, aquecedores de manopla, entre outros.
Recomendo a quem quer conhecer a marca curtir a página deles no Facebook e ficar por dentro dos eventos produzidos por eles, além do TRX Days, eles promovem uma série de passeios desde bate e volta a passeios pela América do Sul, podendo ir com sua moto ou alugar uma Triumph para ter a experiência por completo.
Acompanhe o blog e fique por dentro do que rola no mundo das duas rodas.
Até a próxima,
Posts relacionados:
TRX Days - Uma experiência Triumph
Mototest 4ª edição
Estilo de motos Crossover
O test ride que realizei com ela na rodovia foi sensacional, uma moto confortável, boa de curva e muito suave, sem vibrações, sem necessidade de esticar marchas ou ter que trocá-las o tempo todo. A moto proporciona um bom campo de visão e os comandos estão todos à mão. O painel traz as principais informações de uma forma bem nítida, de modo que não é necessário desviar o olhar da pista por muito tempo.
Uma velocidade de cruzeiro de 130 a 150 km/h pode ser mantida sem nenhum esforço, a moto se mantém em baixo giro e várias vezes tive que soltar o acelerador para que ela não continuasse ganhando velocidade.
Já no test ride na pista a moto mostra toda sua capacidade, acelerações bem progressivas, mesmo na pista truncada do Haras Tuiuti foi possível atingir cerca de 140 km/h nas retas sem grande esforço. No final das retas hora de testar os freios, e esses também não decepcionaram, duplo disco de freio na dianteira e 1 disco na traseira, equipados com ABS de série, param a moto muito bem. O ABS não é intrusivo, mesmo em frenagens mais fortes, só aciona realmente quando a roda está prestes a travar. A suspensão também copia muito bem o asfalto e mantém a moto firme nas frenagens e curvas, dando uma estabilidade sensacional à motocicleta.
Nas curvas é uma diversão à parte, enquanto estava assistindo a turma anterior do test ride, ví um dos pilotos raspando a pedaleira da Tiger em todas as curvas praticamente, achei um abuso visto que era uma moto mais alta, mas ao pilotá-la percebi que a moto é capaz de deitar muito bem em curvas, a cada curva peguei mais confiança até que, quando menos esperei, a pedaleira estava pegando no chão, quase não acredito, e tudo isso com uma estabilidade e segurança tremenda passados pela moto.
No final das contas foi uma experiência fantástica, já era fã da Tiger 800 desde o salão duas rodas, onde pilotei o modelo por um pequeno trecho, agora após ter feito o test ride na pista e na rodovia, em asfalto e em terra, tenho ela como top 1 na minha lista de motos desejadas, uma moto que na minha opinião reúne as melhores características em um só modelo, a suspensão alta, porém firme para encarar qualquer terreno, o motor suave mas ao mesmo tempo com bastante vigor para encarar estradas, a posição de pilotagem e conforto próprios para longas viagens e toda a tecnologia atual empregada, como ABS, piloto automático, aquecedores de manopla, entre outros.
Recomendo a quem quer conhecer a marca curtir a página deles no Facebook e ficar por dentro dos eventos produzidos por eles, além do TRX Days, eles promovem uma série de passeios desde bate e volta a passeios pela América do Sul, podendo ir com sua moto ou alugar uma Triumph para ter a experiência por completo.
Acompanhe o blog e fique por dentro do que rola no mundo das duas rodas.
Até a próxima,
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