Algumas vezes mencionei neste blog os diferentes estilos de moto, diferente dos carros, nas motos é mais comum sermos mais apaixonados por um estilo específico, e depois de ter experimentado diversos estilos, ultimamente minha paixão tem sido pelas crossovers, mas a final o que é uma moto crossover?
Voltando aos anos 80 & 90, onde basicamente os estilos de motos se restringiam a motos cross (off-road), motos street ou cafe racer, motos custom ou motos speed (carenadas), quando se pensava em conforto para viagens, as custom eram de cara a primeira escolha, com centro de gravidade mais baixo, posição de pilotagem mais relaxada, e bom espaço para piloto e garupa, elas eram as rainhas da estrada. Porém, para aqueles que precisavam de certa versatilidade, como por exemplo uma moto que servisse para o dia a dia e também para os finais de semana, o jeito era ter uma custom para viajar, e uma outra moto pequena para o dia a dia.
Com o passar dos anos, as montadoras, sempre buscando a moto perfeita para o cliente, atualizaram sua gama de modelos e passaram a "misturar" esses estilos, aumentando a possibilidade de escolha para o consumidor, nasceram então as trails, big trails, scooters e, por fim, as crossovers, vamos ver cada uma delas.
As motos trail reúnem características herdadas do off-road, mas misturam características de rua, para que possam ser utilizadas também no dia a dia, essa "mistura" faz muito sucesso no Brasil, pois em geral são motos se suspensão mais alta, com rodas maiores e um banco relativamente confortável, boas para os nossos asfaltos "off-road" em São Paulo, por exemplo. A exemplo desse estilo temos a Yamahas Teneré 250 & Crosser 150, Hondas XRE 300 & Bros 160.
As big trails, como o próprio nome sugere, trazem as mesmas características das trails, mas em motos de maior cilindrada, como as BMW F800GS & G650GS, Triumph Tiger XC, Yamaha XT 660. Devido aos pneus de uso misto, e rodas geralmente raiadas e maiores, esses modelos podem ser utilizados em uso off-road, mas sem muita aventura, pois são pesadas e não é recomendável saltar com elas, mas uma viagem no Atacama, por exemplo, elas encaram bem.
Já as crossovers, é na verdade um estilo big trail, mas com certas modificações para trazer mais conforto em viagens longas, elas continuam tendo a suspensão mais alta e posição de pilotagem mais agressiva, mas trazem bancos mais largos e confortáveis, rodas menores, de 16 ou 17 polegadas, bolha frontal, para desviar o vento, e pneus de asfalto, e não de uso misto como nas big trails. A exemplo desses modelos temos a Kawasaki Versys 650, Suzuki Vstrom 650, Honda NC700X, Honda CB 500X, Ducati multistrada, Yamaha, MT-09 Tracer, entre outras.
Na verdade as crossovers, na minha opinião, acabaram reunindo todas as características positivas de diversos estilos, para tornar a moto versátil, a ponto de você poder utilizá-la no dia a dia, e também nas viagens, com conforto e agilidade. Elas reúnem a suspensão alta das trails, a agilidade das street, o conforto das custom e ainda o motor esperto das motos esportivas, em geral trabalhados para mais torque do que velocidade.
E você, qual o estilo que você mais gosta?
Posts relacionados:
Dá pra começar com moto grande?
Kawasaki Vulcan 650S
Qual a melhor moto para a cidade?
Citycom 300i X Teneré 250
Primeira viagem de moto
Nenhum comentário:
Postar um comentário