Demorou mas chegou, as frentes frias vieram e baixaram a temperatura para abaixo de 10°C novamente, e para quem anda de moto isso significa se encher de blusas e outros equipamentos, mas será que estar agasalhado basta para andar de moto no frio?
Obviamente, é preciso estar bem agasalhado ao pilotar, afinal a sensação térmica quando estamos andando de moto chega a ser de até 10° abaixo da temperatura real, ou seja, pilotando a 12°C, a sensação térmica pode chegar a 2°C, então é importante se prevenir.
Se tratando do piloto, ter uma boa jaqueta, e estar com uma blusa corta-vento por baixo é essencial, assim como uma boa calça, grossa, que proteja do frio, calçados fechados e meias grossas também ajuda. As luvas de verão ganham espaço no guarda-roupas e dão lugar às luvas forradas, próprias para inverno, mas com relação a isso é preciso ter cuidados, que falaremos logo mais.
Assim como pilotar na chuva, pilotar no frio também exige cuidados, pois tanto piloto como motocicleta mudam bastante nessas situações, a pista então, essa é sempre sujeita a variações do clima, então vejamos alguns cuidados:
Luvas - Uma luva bem forrada de inverno é excelente para conter o frio que chega nas mãos, mas é preciso lembrar que dependemos do nosso tato para acionar os comandos da moto (farol, buzina, seta e, é claro, os manetes de embreagem e freio), portanto, procure uma luva de inverno própria para motocicletas, que vai te proteger do frio, mas ao mesmo tempo não vai reduzir tanto sua agilidade ao pilotar.
Jamais deixe de usar luvas no inverno, primeiro porque as luvas, em qualquer estação, te protegem de ferimentos mais sério e numa possível queda, e segundo porque, ao não utilizar as luvas, o frio direto nas mãos reduz sua sensibilidade e circulação nos dedos, isso pode fazer com que você não consiga acionar o freio com força, por exemplo, causando um acidente, portanto é bom se proteger.
Jamais deixe de usar luvas no inverno, primeiro porque as luvas, em qualquer estação, te protegem de ferimentos mais sério e numa possível queda, e segundo porque, ao não utilizar as luvas, o frio direto nas mãos reduz sua sensibilidade e circulação nos dedos, isso pode fazer com que você não consiga acionar o freio com força, por exemplo, causando um acidente, portanto é bom se proteger.
Pista - Em geral, as manhãs de dias frios costumam ter névoa, que nada mais é do que gotículas de água suspensas no ar, no amanhecer é comum vermos o asfalto molhado e os carros com a chamada "serração", é preciso ter cuidado ao sair com a moto logo cedo, pois mesmo aparentando estar "quase seca", a pista pode estar meio escorregadia, então é bom ir mais na manhã, principalmente até os pneus esquentarem...
Pneus - Todos sabemos que, quando saímos com a moto de manhã, os pneus ainda estão frios, e que conforme andamos, eles vão esquentando e acabam por se tornar mais aderentes. No verão, com pneu e pista quentes, a aderência é a melhor possível, onde pista e pneu são uma dupla perfeita quando o assunto é frenagem de emergência, já no frio, com pista úmida e pneus frios, uma frenagem de emergência não será tão simples, portanto, melhor manter mais distância para não precisar acionar os freios com tanta força.
Motor - Assim como os pneus, o motor da moto também precisa de uma temperatura mínima para dar toda sua eficiência, nos primeiros minutos de funcionamento, sobretudo em motos com carburador, é comum a moto "engasgar" ou ficar "amarrada", onde o piloto precisa esticar mais as marchas, por exemplo. Mesmo motos com injeção eletrônica tem um comportamento diferenciado durante os primeiros minutos de funcionamento, por isso é interessante que nas primeiras quadras, você tenha em mente que a moto está mais "xoxa" esperando o motor esquentar para pilotar normalmente.
Capacete - Um bom capacete veda melhor o vento, isso quer dizer menos vento gelado entrando e atingindo seu rosto, fora isso, no frio existe uma tendência forte da viseira embaçar, se você é como eu e usa óculos então, o embaçamento é quase certo, nessas horas, há duas opções, a primeira é andar com uma frestinha da viseira aberta, o que vai acabar deixando no mínimo seu nariz gelado com o vento entrando, a segunda é ter um capacete com boa ventilação e aplicar um desembaçante de qualidade na viseira, e nos óculos para quem usa, ainda assim, quando parar no farol, é melhor abrir um pouco a viseira até andar novamente.
Por último, mas não menos importante, se sentir frio a ponto de tremer, tome cuidado e pare um pouco para tomar algo quente e se aquecer um pouco, principalmente para quem mora em locais mais gelados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e pilota por trechos mais longos, existe grande chance de entrar em estado de hipotermia, quando as extremidades (braços e pernas) são "desligados" pelo cérebro para preservado o torax, e só percebe-se isso quando vai tentar usar os membros e eles não respondem, portanto se vai pilotar por longos trechos no frio, programe paradas constantes para se aquecer um pouco.
Espero que as dicas ajudem, bom frio pra vocês hehe.
Até a próxima,
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