Imagine só, você curte uma moto que viu na revista ou na internet, vai na concessionária, se apaixona a primeira vista pela moto e fecha o negócio, espera alguns dias e finalmente sai com ela todo feliz. Após alguns dias de uso, passa a perceber que a suspensão não é tão macia, ou que o banco é duro e te deixa com dores depois de duas horas pilotando, ou mesmo que a moto consome muito combustível, chato né?
Ao comprar qualquer tipo de veículo, é muito importante pesquisar antes, conhecer as características e, preferencialmente, experimentar, fazendo um test drive, test ride no caso de motos.
A primeira coisa a se pensar ao escolher a próxima moto, ou a primeira moto, pra quem está iniciando, é pensar em qual será o seu uso para a moto, veja meu caso por exemplo:
1 - Meu uso é diário, portanto preciso de um modelo que passa com tranquilidade nos corredores da cidade, nesse quesito já descartamos motos custom e speed (carenadas), pois elas não tem agilidade para andar por entre os carros;
2 - Além de usar no dia a dia, gosto também de passear nos finais de semana, pegando trechos de rodovias, como não tenho dinheiro para comprar duas motos, precisa ser uma que sirva para o uso diário, mas que tenha um pouco a mais de motor para estradas, nesse quesito descartamos também as motos abaixo de 250 cc;
3 - Pensando em uma moto para uso diário, não cabe ter uma moto com consumo alto, o ideal seria uma moto que faça ao menos 20 km/l na cidade, aqui já podemos descartar motos acima de 650 cc;
4 - Além de versátil, a moto precisa ser confortável, pois gosto de levar minha esposa na garupa, então precisa ter banco e suspensão bons para viagens e também para o dia a dia, portanto aqui descarto motos Naked, como MT-03, KTM Duke, Kawasaki Z300, entre outras;
5 - Moro em SP, e sabemos que, infelizmente, em SP não dá para ficar sossegado ao parar a moto na rua, pois o índice de roubo é bem alto, por isso o ideal é que seja um modelo menos visado, pois o seguro é mais barato, e caso não faça seguro, a chance de furto é menor, portanto já ficam de fora modelos esportivos em geral, e a maioria dos modelos street, como Fazer 250, CB 300R, Twister, XRE 300, entre outras;
6 - Até aqui eu já tinha em mente dois modelos que me chamavam mais a atenção, a Yamaha Teneré 250 e a Dafra Citycom 300i, pela versatilidade e praticidade (Câmbio automático, espaço sob o banco e o escudo que protege de poças d'água), acabei decidindo pela Dafra.
Ok, já havia decidido pelo modelo, mas aí veio a questão, eu tinha uma Teneré 250, com a qual já estava acostumado, será que eu curtiria o estilo scooter? A única chance de tomar uma decisão mais acertada era experimentá-la, e como a Dafra não tinha test ride disponível para este modelo, o jeito foi buscar nos classificados uma usada, marquei de ver a moto e aproveitei a oportunidade para experimentar, levei minha esposa junto para ver como a moto era com garupa. Andei na moto, gostei, achei confortável e a patroa também curtiu, mas na época a diferença de preço entre usada e zero não era exorbitante como hoje, por isso acabei fechando negócio na zero km mesmo.
Concluindo, sempre que for comprar uma moto nova, faça isso, pense no seu uso para a moto, escolhendo um modelo que você goste, mas que seja bom para o seu perfil e intenção com a moto. Sempre que possível, experimente, faça o test ride ou ao menos vá em uma concessionária para subir na moto e sentir como você fica nela. Assim as chances de tomar uma decisão errada reduzem.
Até a próxima,
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