Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O que é Shimmy?

Já ouviu alguém reclamando que a moto está "shimando"? Eu já ouvi várias vezes e já senti a moto sofrer esse efeito, mas a final, o que é "shimmy"?

Shimmy é um efeito oscilatório da roda dianteira, que se sente em qualquer veículo em que a direção esteja apoiada em um único pivô de sustentação, como motos e bicicletas, por exemplo.


O que ocorre é que, mesmo a melhor roda e o melhor pneu, ainda tem uma pequena falha em sua fabricação, que faz com que o material não seja distribuído por igual e, por consequência, faça com que um ponto do pneu esteja mais pesado do que outro, quando isso ocorre dizemos que o pneu está desbalanceado, lógico que estamos falando de alguns gramas se diferença, normalmente corrigidas quando pedimos para balancear o pneu.

Nos carros, quando um pneu está desbalanceado, sentimos a direção trepidar quando atingimos determinada velocidade, normalmente acima dos 80 km/h; nas motos isso também ocorre, com a diferença de que, além de sentir a vibração no guidão, sentimos também uma oscilação, esse é o chamado shimmy.

As situações mais comuns em que percebemos esse shimmy é quando soltamos as mãos do guidão por alguns segundos, e também quando estamos em velocidade maior e soltamos o acelerador, deixando a moto reduzir naturalmente no freio motor. Lembre-se, nunca é recomendado andar sem as mãos no guidão, pois isso tira qualquer controle que você possa ter sobre a direção da moto e acionamento dos comandos de freio e embreagem, não faça isso se você não tem costume, se fizer, é por sua conta e risco.

Não é só o balanceamento ruim que pode ocasionar o shimmy, pneu mal calibrado, uma roda amassada, uma suspensão mal calibrada, ou mesmo uma caixa de direção com calos ou folgada podem gerar o mesmo efeito, portanto, se sua moto está "shimando", vale a pena conferir cada um desses pontos.

Caixa de direção com calos
 
Caixa de direção nova

Normalmente, percebemos o efeito Shimmy quando a moto já tem certa quilometragem rodada, próximo de 10.000 quilômetros, pois nessa condição os pneus já estão mais gastos, a caixa de direção já está mais "calejada", as rodas e pneus podem ter sofrido já alguma deformação por conta da buraqueira.

Mas como eliminar ou minimizar o shimmy?

A primeira coisa é ajustar o que é possível sem trocar peças, um balanceamento das rodas ajuda bastante, pois mesmo pneus desgastados, quando balanceados, tendem a causar menos vibração. Desmontar a caixa de direção para uma inspeção e lubrificação também ajuda, caso não hajam calos que comprometam a peça, uma boa lubrificação já ajuda a reduzir o efeito oscilatório.

Máquina para balancear rodas


Um paliativo que algumas pessoas fazem é aumentar o contrapeso do guidão, uma vez que o guidão está com mais peso, isso ajuda a controlar o shimmy.

 
Caso esses ajustes não sejam suficientes, aí é recomendado levar a moto em um mecânico de confiança, que possa avaliar o estado das rodas, rolamentos de roda, pneus e caixa de direção, para que possa identificar as peças que precisam ser trocadas.

Lembre sempre de manter sua motocicleta com a manutenção em dia, pois assim ela fica mais confiável e você pode pilotar com segurança e curtir ao máximo.

Até a próxima, 

Posts relacionados: 
Cuidados ao pilotar no frio 
Linha de pipa, salve sua vida! 
Quando trocar a pastilha de freio 
Freios CBS, como funciona e como utilizar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário