Aproveitando a onde de comparativos, agora com a Crosser 150 nada mais justo que um comparativo entre ela e sua principal concorrente, a Honda Bros 160.
Antes do comparativo, vale lembrar que, infelizmente, a categoria de motos Trail de baixa cilindrada tem poucas opções no Brasil, atualmente só há 3 modelos disponíveis comercializados em larga escala, a NXR 160 Bros, da Honda, a XTZ 150 Crosser, da Yamaha e a Fly 150, da Traxx. Contudo, no comparativo estamos considerando somente a Crosser 150 e a Bros 160 pois não encontrei dados de venda de modelo zero km da Fly 150, o único modelo que aparece nas pesquisas de moto zero km é a Fly 250, uma categoria superior.
Primeiro vamos ao comparativo básico de praxe do blog:
Desempenho
Como em todo comparativo, gosto de lembrar que quando falamos em desempenho, não é só de potência que estamos falando, pois é preciso levar em consideração outros fatores como torque e peso da motocicleta. Aqui em questão de desempenho é nítida a vantagem que a Bros 160 leva em relação à Crosser, portanto sem dúvida ela leva o primeiro lugar nesse quesito, pois além de ser a mais potente, tem também o maior torque e melhor relação peso potência.
Conforto
Se tratando de motos de entrada, conforto não é o foco das montadoras, mas ainda assim uma moto usada no dia a dia urbano na maior parte do tempo deve proporcionar ao motociclista um mínimo de conforto para aguentar o tranco da buraqueira e asfalto ruim tradicional nas grandes cidades.
Em relação a banco, as 2 tem bancos com dimensões similares e densidade de espuma muito próxima, o espaço para piloto e garupa também é bom nas duas, então aqui o que manda é o segundo fator primordial para o conforto, a suspensão.
A Bros e Crosser contam com curso de suspensão maior, ambas com ajuste de pré-carga de mola, e copiam muito bem as imperfeições do asfalto, fora isso ambas tem um motor muito bem balanceado, que apesar de ser monocilíndrico, transmitem pouca vibração para o piloto durante a pilotagem, mesmo a Crosser tendo uma suspensão de curso um pouco maior, por serem tão parecidas nesse caso as duas empatam no primeiro lugar.
Um detalhe que apesar de ser quase nulo pode fazer a diferença para pessoas de menor estatura, a Bros 160 tem uma altura de assento de 842 mm, enquanto a Crosser tem altura de assento de 836 mm, como eu disse é pouca diferença, mas pode ajudar na escolha.
Tecnologia empregada
Apesar de nenhuma das duas trazer grande acervo de tecnologia, alguns detalhes podem fazer a diferença tanto na segurança quanto na praticidade. Para esse quesito, como ambas apresentam motor alimentado por injeção eletrônica e sistema flex de combustível vamos avaliar dois pontos, freios e funções e visualização do painel.
Nenhuma das duas apresenta freios ABS nem combinado, levando em conta que estamos avaliando a versão mais cara de cada uma delas, a Bros oferece freios à disco em ambas as rodas, já a Crosser ainda mantém o freio a tambor na traseira, mesmo sendo eficientes na traseira, o freio a disco acaba sendo mais seguro especialmente em trechos de pista úmida, então aqui a Crosser fica para trás.
Já no último ponto de tecnologia, o painel, entre Crosser e Bros, ambas tem boa vizualização das informações, a Bros conta com painel 100% digital, mas com apenas as informações básicas, como velocidade, nível de combustível, hodômetro total e parcial e relógio, já a Crosser conta com o painel digital e conta-giros analógico, além do conta-giros, a Crosser tem além das informações da Bros o indicador de marcha engatada. Apesar do conta-giros ser algo desnecessário para alguns, a Bros poderia ter no painel um conta-giros digital como há na Titan 160.
Apesar do painel da Crosser ser mais completo, no quesito freios a Bros se sai melhor, então aqui a Bros fica na frente, pois numa avaliação técnica segurança tem um peso maior do que beleza.
Apesar do painel da Crosser ser mais completo, no quesito freios a Bros se sai melhor, então aqui a Bros fica na frente, pois numa avaliação técnica segurança tem um peso maior do que beleza.
Preço
As versões avaliadas foram as mais completas de cada uma, a Crosser ED, a Bross ESDD. Abaixo os preços:
Yamaha XTS 150 Crosser ED - R$ 11.600,00
Honda Bros 160 ESDD - R$ 12.500,00
As versões avaliadas foram as mais completas de cada uma, a Crosser ED, a Bross ESDD. Abaixo os preços:
Yamaha XTS 150 Crosser ED - R$ 11.600,00
Honda Bros 160 ESDD - R$ 12.500,00
Qual é a melhor?
Seria hipocrisia buscar argumentos para defender a Crosser 150, pois ao menos num comparativo técnico, a Bros 160 supera sua concorrente no desempenho do motor e no fato de ter freio à disco na traseira também, a única desvantagem da Bros em relação à Crosser está no preço mais alto e também no índice de roubo, que nas grandes cidades faz a diferença, pois a Crosser ainda tem valores de seguro mais em conta. Num apanhado geral, a Bros leva o primeiro lugar no comparativo.
Por quê eu comprei a Yamaha XTZ 150 Crosser ED então?
Apesar do motor da Honda ser mais forte, essa pequena diferença de potência não era fator decisivo para mim, já que o uso vai ser na maior parte urbano, outro fator que levei em conta é que moto em São Paulo, e por aqui Honda é sem dúvida a primeira opção da bandidagem na hora do roubo, ainda que a Bros seja menos visada do que outras 160 da marca, preferi ficar com a Crosser que tem índice de roubo ainda menor. Finalmente, a Crosser, na minha opinião, tem um design mais agradável, o painel com conta-giros analógico é algo que prezo muito e as opções de cores da Crosser eram mais bonitas, especialmente a azul que escolhi, portanto por gosto pessoal, preferi a Crosser, e estou muito feliz com ela.
E você, qual a sua favorita? Comente aqui em baixo e acompanhe os próximos textos do blog e os vídeos do canal Duten1987 no You Tube.
Até a próxima,
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Yamaha Crosser 150 ED - A nova moto do canal
Comparativo de scooters pequenos - Honda PCX 150 x Yamaha NMax 160 x Dafra Cityclass 200
Test ride Haojue Chopper Road 150
Seria hipocrisia buscar argumentos para defender a Crosser 150, pois ao menos num comparativo técnico, a Bros 160 supera sua concorrente no desempenho do motor e no fato de ter freio à disco na traseira também, a única desvantagem da Bros em relação à Crosser está no preço mais alto e também no índice de roubo, que nas grandes cidades faz a diferença, pois a Crosser ainda tem valores de seguro mais em conta. Num apanhado geral, a Bros leva o primeiro lugar no comparativo.
Por quê eu comprei a Yamaha XTZ 150 Crosser ED então?
Apesar do motor da Honda ser mais forte, essa pequena diferença de potência não era fator decisivo para mim, já que o uso vai ser na maior parte urbano, outro fator que levei em conta é que moto em São Paulo, e por aqui Honda é sem dúvida a primeira opção da bandidagem na hora do roubo, ainda que a Bros seja menos visada do que outras 160 da marca, preferi ficar com a Crosser que tem índice de roubo ainda menor. Finalmente, a Crosser, na minha opinião, tem um design mais agradável, o painel com conta-giros analógico é algo que prezo muito e as opções de cores da Crosser eram mais bonitas, especialmente a azul que escolhi, portanto por gosto pessoal, preferi a Crosser, e estou muito feliz com ela.
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Faltou mencionar que a suspensão da Crosser supera em muito a da Bross, principalmente por conta do sistema link na suspensão traseira.
ResponderExcluirTem razão amigo, no texto considerei apenas as informações de ficha técnica, mas de fato a suspensão com link da Crosser supera a da Bros que é balança simples. Grande abraço!
ExcluirYamaha, são duas alegrias, uma quando compra e a outra, quando vende. kkkk
ResponderExcluirQueria que tivesse falado sobre o consumo e autonomia
ResponderExcluirNão acho que por ter link a suspensão da crosser seja melhor, em vários comparativos deram vitória de suspensão a bros seja no on ou off-road. A honda realmente poderia ter colocado um tacometro digital como na titan, um item que faz falta. As duas contam com tanque de 12 litros, porém acredito que a crosser tenha mais autonomia pois perde na potência mas vence no consumo. A tampa do tanque em estilo aviação da bros é muito superior a tampa da crosser. Além disso a bros conta com regulagem da corrente via parafusos que é mais precisa do que a regulagem fixa da crosser. Acredito que o bloco ótico da bros ilumine melhor por ser bem maior. A crosser conta com o diferencial da luz eco no painel fora a sua exepcional posição de pilotagem com diferencial de regulagem de altura no guidao. Pesquisando aqui em são paulo capital, a crosser estava 11.600 e a bros 13.000 Eu escolheria a crosser por ser menos visada e mais barata além de ter o rpm que a bros não tem. O para lama dianteiro baixo faz muita diferença no uso urbano em piso molhado. Acreditem já andei de bros no molhado e a água respinga em toda a perna. Eu destacaria o bagageiro de série em alumínio, item presente nas duas motos que é um diferencial que não tem nas versões street.
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