Já há muitos anos se espera a chegada de mais modelos de scooters médias no mercado brasileiro, o mercado que antes era representado exclusivamente pela Citycom 300i hoje já tem concorrência, ainda que fraca com a SH 300i, da Honda. O modelo que é comercializado no Brasil é a Kymco Downtown 300i ABS.
A Kymco é uma montadora de motocicletas de Taiwan, mas não torça o nariz por ser de Taiwan, pois seus modelos fazem um sucesso enorme na Europa, no velho continente elas são conhecidas pela confiabilidade e durabilidade, além de custarem o mesmo que as concorrentes, sendo mais forte.
O scooter, ao contrário de seus concorrentes, tem realmente 300 cc, 298,9 cm³ para ser mais exato, fazendo jus ao nome, o motor monocilíndrico traz potência de 32,7 cv a 8.000 rpm e torque 3,07 kgf.m a 6.250 rpm, sendo potência e torque bem superiores aos scooters da Dafra e Honda. O motor tem refrigeração líquida e injeção eletrônica.
Os freios são a disco em ambas as rodas, o scooter está equipado com o sistema ABS, o disco dianteiro é de 260 mm com pinça de 3 pistões e o traseiro com disco de 240 mm e pinça de 1 pistão somente. O modelo é equipado com o flexível de freio com malha metálica (aeroquip), que evita dilatação do flexível de freio, deixando o freio menos "borrachudo". A marca não informou se os freios são combinados, mas é provável que não, já que tem o sistema ABS. Não é possível afirmar pois a marca não deixa claro, mas pelas fotos parece que somente o freio dianteiro tem o sistema ABS, assim como a Honda faz na Honda XRE 190.
O espaço sob o banco aparenta ser similar ao da Citycom, tem 34 litros de capacidade e, apesar de a m,arca informar que cabem 2 capacetes, é provável que caiba somente um capacete fechado no compartimento.
Assim como no Citycom, o escudo frontal não tem aquela rampa para uma segunda posição para as pernas, mas aparenta ter bastante espaço para posicionar o pé de forma confortável, a posição de pilotagem aparenta ser um pouco mais confortável do que na Citycom, ao menos se o encosto do banco do piloto for mais recuado, mas isso só pilotando para ter certeza. O apoio para pés do Garupa é do tipo plataforma, não sendo retrátil.
O painel é bonito e parece ter boa leitura das informações, marcadores de combustível e temperatura são digitais e o velocímetro e conta-giros analógicos e com grafismo bem bonito. No centro da tela de LCD há um relógio digital e trip parcial.
As rodas são pequenas, de 14 polegadas na frente e 13 polegadas atrás, que apesar de melhorarem o conforto na estrada e possivelmente permitir maior espaço sob o banco, devem sofrer no nosso asfalto off-road de São Paulo, assim como a MaxSym 400i da Dafra.
A iluminação do scooter é a receita padrão, sem LEDs, lâmpadas halogenas nos faróis dianteiros, e lâmpadas comuns na traseira. Os faróis são do tipo projetor, assim como os da MaxSym, que ofuscam menos a visão dos motoristas que vem no sentido contrário.
A própria montadora faz um comparativo no site contra seus principais concorrentes, a Dafra Citycom 300i S e a Honda SH 300i, na imagem abaixo está o comparativo:
Para finalizar, o preço de R$ 19.990,00, ligeiramente acima do preço da Citycom e um pouco abaixo do preço "promocional" da SH, que hoje está pouco acima de R$ 20.000,00. Apesar de ser compatível com o preço dos concorrentes, ainda acho meio salgado quase 20 mil Reais em um scooter médio, mas ao menos este aparenta entregar mais motor do que os concorrentes, basta saber se o nível de acabamento, conforto e manutenção são bons o suficiente para o preço pedido.
Até a próxima,
Posts relacionados:
Fonte das imagens: Site do fabricante / Google
nao acho nenhum site, + infos sobre a vinda do modelo.... Tô comeando a desanimar.
ResponderExcluirAmigo, infelizmente eles não virão mesmo, publiquei um texto informando, a base da publicação foi a edição de Março da revista motociclismo, eles receberam uma nota da J.Toledo informando que eles não comercializam nem importam os modelos Kymco para o Brasil, sendo assim, até o momento ainda não há confirmação da vinda deles para o Brasil.
ExcluirAdoraria ter uma nova opção de scooter de 300 cc para concorrer com a Citycom, mas teremos que esperar mais infelizmente.
Peço desculpas aos leitores em geral. Abraço!
gostei do estilo, mas o preço esta fora do mercado, eles ainda nao podem fazer um comparativo com uma marca consolidada no mercado global, que nesse caso e´a honda com a SH e nem mesmo se comparar com a citycom com uma referencia como a fabricante SYM, trazida para o Brasil pela montadora Dafra, claro que se eles se unirem e forem trazidos pela J toleto, eles automaticamente serão lincados com a Suzuki e ai sim tem chances de fazer sucesso em nosso mercado, a Dafra ao trazer a citycom para o Brasil consolidou antes a montadora e só estourou com a citycom por ter preço bom, que agora ja ta meio alto, mas é uma scooter pensada para nosso mercado.
ResponderExcluirA Honda quase não vende, não é a marca referência para scooters. A marca consolidada de scooter 300 cc é a Dafra Citycom.
ResponderExcluirBom dia ! amigos a Kimko será comercializada pela JTz ( Suzuki ) , liguei ontem em uma concessionaria na Rua Clelia SP me informaram que estarão recebendo a partir da segunda quinzena de Abril
ResponderExcluirJá reservei a minha numa concessionária da Suzuki aqui em Floripa chega no final de abril.
ResponderExcluirMotos dessa kymco são incríveis já viajei muito nelas
ResponderExcluir22 pratas numa scooter dessas está salgado!!! Se baixar para uns 18 acho que vai vender bastante
ResponderExcluir