Depois de alguns anos sem scooter em sua linha de produtos no Brasil, a Yamaha agora está a todo vapor, após o recente lançamento do scooter NMax 160, que veio para concorrer diretamente com a PCX, a marca dos diapasões lançou, ou melhor, trouxe de volta a Neo, agora com motor de 125 cc e câmbio automático CVT.
Para quem não lembra, a NEO foi por alguns anos uma opção para quem não queria uma moto com câmbio convencional, ela tinha um sistema automático de transmissão que deixava a pilotagem muito mais simples. Apesar do sistema CVT, a Neo AT115 lembrava muito mais uma CUB do que um scooter, com rodas grandes e pneus finos, a posição de pilotagem lembrava bastante a da Honda Biz e Yamaha Crypton. O modelo foi lançado em 2004, teve alterações em 2008 e foi vendida até 2011, quando a Yamaha decidiu parar de fabricar o modelo no Brasil, ficando definitivamente fora dos scooters, até este ano.
A NMax 160 se destacou desde o lançamento no primeiro semestre desse ano, mas apesar de ter se mostrado um excelente scooter, seu preço próximo dos R$ 12.000,00 a torna proibitiva para quem vai comprar a primeira moto mas ainda não tem muita grana pra isso, por isso a marca decidiu lançar a NEO 125, que vem para ser scooter de entrada da marca e concorrer diretamente com a Suzuki Burgman 125, Honda Lead 110 e Dafra Fiddle III.
A nova Neo 125 vem equipada com o câmbio automático do tipo CVT, motor de 125 cm³ e potência de 9,8 cv (8.000 rpm), o torque é de 0,98 kgf.m. Até aí sem muitas novidades, a receita tradicional, motor refrigerado a ar, com injeção eletrônica, alimentada somente por gasolina.
As rodas da nova Neo são de 14 polegadas tanto na frente quanto atrás, com pneus Metzeler 80/80 na frente e 90/80 atrás, conjunto bom para encarar o asfalto off road das nossas cidades, os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira, e estão equipados com o sistema de freios combinados, batizado de UBS pela Yamaha, o mesmo freio que já equipa a Factor 150, ao contrário da sua irmã maior, a Neo não tem sistema ABS.
O design é bem atual, um desenho bem esportivo, já tradicional na Yamaha, com faróis e lanternas em LED, o painel, um pouco mais simples tem mostradores analógicos de velocidade, hodômetro e marcador de combustível, sem telas em LCD.
O escudo é similar ao da NMax, sem tampas no porta-objetos, prático por um lado, pelo fato de poder colocar rapidamente os objetos, e ruim pelo fato de não ser tampado e molhar em dias de chuva.
Apesar de ainda não ter visto pessoalmente o scooter, o banco aparenta ter bom tamanho, já o espaço sob o banco aparenta ser similar ao da Suzuki Burgman, pois a própria marca já informou que apenas capacetes do tipo Jet cabem sob o assento, isso porque a marca optou por colocar o tanque de combustível debaixo do banco, para livrar a plataforma de apoio dos pés.
O mais atrativo, o preço, o scooter está sendo lançado por R$ 7.990,00 + frete, sendo o scooter mais barato do Brasil nessa categoria, mais barato inclusive que o Suzuki Burgman 125 da Suzuki, que está sendo vendido hoje a R$ 9.490,00 (Um absurdo em minha opinião rsrs).
Na minha opinião, a Nova Neo 125 vem para ser uma excelente opção de entrada, com preço justíssimo e suficiente para atender as necessidades básicas de quem precisa de um veículo para se locomover na cidade, o modelo não traz alta tecnologia, mas se destaca entre os outros da concorrência. Apesar de continuar dizendo que freios ABS são sim muito importantes, não tê-los em um scooter pequeno é perfeitamente aceitável, desde que o condutor pilote com tranquilidade, em breve pretendo fazer o test ride do modelo para tirar as opiniões na prática.
Para finalizar, o vídeo de apresentação do scooter no Youtube:
Fonte das imagens: http://www.neo125.com.br//visao-geral
Para finalizar, o vídeo de apresentação do scooter no Youtube:
Fonte das imagens: http://www.neo125.com.br//visao-geral
Até o próximo post!
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Muito top essa Yamaha Neo, gostei muito.
ResponderExcluirÈ o preço da Yamaha Neo não é tão atrativo.
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