O mercado das duas rodas está fervendo em 2016, as marcas trazem lançamento atrás de lançamento e quem ganha é o consumidor, que tem cada vez mais opções para escolher. A fim de trazer os clientes cada vez mais próximos de suas marcas, as concessionárias apostam pesado nos test drives, ou test ride no caso das motocicletas. Pois é, aproveitei essa chance para fazer um test ride da KTM 390 Duke, lançado no segundo semestre de 2015.
Eu já havia pilotado a Duke 200 no Salão Duas Rodas 2015, e já havia me divertido bastante, e com a Duke 390 não foi diferente, a não ser que me diverti ainda mais!
O que impressiona logo de cara é o inovador visual da série Duke, uma moto Naked com design mais quadrado, com o vibrante laranja da marca misturado a detalhes brancos e pretos, a moto chama a atenção por onde passa. A Duke 390 tem quadro e rodas na cor laranja, com a cor de fundo preta ou branca nas carenagens, a versão que pilotei tinha fundo preto.
Ao girar a chave do contato, logo de cara aparece a instigante mensagem "Ready to race", preparada para corrier, em inglês, já dando a entender que é possível se divertir muito com a motoca.
Nesse ponto queria chamar a atenção para o excelente atendimento da concessionária da KTM na Avenida dos Bandeirantes em SP, o vendedor me explicou detalhadamente cada função do painel e cada característica da moto, realmente mostrando tudo o que ela tem a oferecer.
Feita a apresentação da moto era hora de pilotar, o ronco dela, diferente de qualquer outra moto que eu já tenha andado, chama a atenção sem ser muito barulhento, talvez devido ao escapamento, que acaba bem no meio da moto, diferente dos tradicionais escapes que vão até a roda traseira.
Por ser feito na Avenida dos Bandeirantes, fora do horário de pico, pude andar no corredor e também dar uma esticada quando não havia carros, no corredor a moto é bem ágil, tem bom nível de esterçamento e é estreita suficiente para passar com tranquilidade, o único cuidado que se tem que ter é com os retrovisores, muito abertos e quase na mesma altura dos retrovisores dos carros.
Após o corredor, quando os carros abriram espaço e a "pista" estava livre, deu para sentir todo o fôlego do motor de 373 cc e 44 cv de potência, mal pude engatar a terceira marcha antes do semáforo fechar, pilotando com esportividade é muito difícil manter-se no limite da via, já na estrada dá para aproveitar todo o seu potencial.
A posição de pilotagem suepreendeu, apesar de ter um banco mais duro, a posição de pilotagem, parecida com a da Yamaha R3 e outras esportivas, com as pedaleiras recuadas faz com que o peso do corpo não se concentre no bumbum, mas sim nas coxas e pés. Ao sentar na moto me senti perfeitamente encaixado, ponto positivo para quem gosta de fazer curvas com mais esportividade.
Para quem pensa em uma moto para uso misto, entre estrada e cidade, duas características chamam a atenção na Duke 390; a primeira é seu consumo, por ser média cc, gira em torno dos 21 km/l (pilotando de forma tranquila), já pilotando de forma esportiva ela pode chegar a fazer míseros 16 km/l, segundo o vendedor; a segunda é o pneu, que é construído com material bicomposto, sendo uma borracha mais dura no meio, e uma borracha mais macia nas laterais, fazendo com que no uso urbano, onde as inclinações são menores, o desgaste seja menor, algo interessante para quem usa a moto para ir ao trabalho no dia a dia, mas gosta de um pouco de adrenalina nos finais de semana.
Apesar de forte, o motor trabalha de forma suave até os 4.000 rpm, sendo possível pilotá-la de forma tranquila no trânsito das grandes cidades, mas ao passar dos 4.000 giros, aí sim a moto mostra toda sua agressividade, algo similar as esportivas de 300 cc da Yamaha e Kawazaki.
Toda essa potência precisa de freios eficientes, por isso a moto está equipada com freios à disco nas duas rodas, fabricados pela Bybree, uma subsidiária da Brembo, e o modelo vem de série com ABS, podendo ser desligado através de um botão interno, sob a tampa plástica do painel.
No geral me apaixonei pelo modelo, descolado, com design exclusivo, um conjunto bem equilibrado de motor, freios e posição de pilotagem e a um preço relativamente acessível para quem busca uma moto de média cilindrada, a KTM Duke 390 sai por R$ 21.990,00. Achou caro? A marca também tem a Duke 200, ue proporciona a mesma diversão, porém sem freios ABS e um pouco a menos de potência, 26 cv, por algo próximo dos R$ 16.000,00.
Abaixo o vídeo que fiz do test drive, mais vídeos no canal do Youtube Duten1987
Ficou com vontade? Aproveite e passe na concessionária para experimentar essa divertida moto!
Até a próxima,
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