Na última semana, deixei minha Citycom para um serviço de personalização, e coincidentemente próximo à oficina havia uma empresa de aluguel de scooters elétricos, a Cooltra, na curiosidade de saber como é pilotar um veículo elétrico, não resisti e aluguei um.
Sobre a empresa
A Cooltra é uma empresa originada na Espanha, foi criada com um conceito de sustentabilidade, ofertando aluguel de pequenos scooters elétricos para locomoção urbana, atualmente a empresa conta com uma frota de aproximadamente 4.000 scooters e está presente na Espanha, Portugal e França, na Europa, e aqui no Brasil eles estão presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A unidade de São Paulo fica localizada próximo a estação Santos-Imigrantes, da linha verde do metrô, na rua Francisca Emília.
O valor das diárias varia de acordo com o tempo que se deseja alugar, no meu caso, duas diárias, o valor foi de R$ 75,00 por dia, isso já incluindo seguro e capacete, e caso haja sinistro, é cobrada uma franquia de R$ 900,00.
Sobre o scooter
Pilotar um veículo elétrico é uma experiência interessante, num primeiro momento é estranho notar que ele não faz barulho nenhum, completamente silencioso, a ponto de ouvir a pastilha de freio atritando com o disco nas frenagens, como é possível ver no vídeo abaixo:
O silêncio do scooter exige um pouco mais de atenção do condutor, pois como ninguém te ouve, a chance de tomar uma fechada é maior, por isso tive que fazer uso da buzina mais do que o normal, sobretudo nos corredores.
Outra peculiaridade do scooter é que sua velocidade máxima é de 60 km/h, apesar de o limite de 90% das vias de São Paulo ser no máximo 50 km/h, nos corredores sempre haviam motos pressionando atrás, então acabei pegando corredor somente com o trânsito travado mesmo, nos momentos em que o trânsito fluía, preferi ficar atrás dos carros.
Andei com o scooter por lugares bem diferentes, marginal, dentro do bairro, ladeiras, vias com e sem trânsito, no geral o scooter vai bem, somente nas arrancadas ele sai mais devagar do que um scooter convencional, e nas subidas, que se não estiver embalado ele sobe com velocidade entre 20 e 35 km/h, aí o jeito é ficar a direita e ter paciência.
O pessoal da Cooltra me informou que a autonomia do scooter era algo próximo de 50 km, como a ideia era testar o modelo, rodei normalmente até próximo dos 30 km, e depois fiquei rodando pertinho de casa para ver até onde a bateria iria aguentar, dessa forma se precisasse empurrar seria por um trecho curto, aproveitei e testei ele várias vezes em subidas, no final a autonomia foi de 42,4 km, isso considerando que sou pesado (100 kg) e peguei algumas ladeiras, no meu trajeto normal (avenidas planas e marginal), certamente ele chegaria aos 50 km informados pelo funcionário da Cooltra.
O mais bacana é na hora de "abastecer", basta ligar a fonte na tomada (110 ou 220V), e dentro de 1 hora o scooter já tem cerca de 70% da carga, para uma carga completa é preciso esperar mais 2 horas, dando um total de 3 horas para uma carga completa.
Garupa? Só se os dois forem bem magrinhos, pois o motor do scooter é de 4.000 W, isso dá aproximadamente 5,33 cv, bem menos que uma Burgman ou Biz, sendo assim, levar duas pessoas num Cooltra não seria uma boa ideia, ele certamente iria parar em uma subida.
No final das contas, é uma pena que não tenhamos modelos elétricos a venda no mercado brasileiro, pois para quem utiliza apenas para locomoção diária para o trabalho ou faculdade, onde se rode até 40 km ida e volta, o scooter elétrico seria uma alternativa prática e sustentável, até pouco tempo atrás a Kasinski até oferecia a Prima elektra, mas como a marca faliu, hoje não temos opções, quem sabe em mais alguns anos...
Quer conhecer um pouco mais sobre a motinha? Dá uma olhada no canal no Youtube Duten1987, abaixo o vídeo da Cooltra em detalhes...
Mais sobre a empresa no site: http://www.cooltrabrasil.com/p/who-we-are.html
Até a próxima,
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