Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Personalização da City - Preciso trocar a cor no documento?

Depois de um tempo com a mesma moto, as vezes surge aquela vontade de deixá-la um pouco diferente, ainda mais quando se tem um scooter, com todas aquelas carenagens pedindo por um adesivo rsrs. Recentemente eu havia visto algumas Citycom personalizadas e resolvi pensar em algo para a minha também.

Primeiramente fui pesquisar se podia fazer isso, a final, no documento da minha moto diz PRETO, e aí, preciso alterar a cor no documento se personalizar ou trocar de cor?

Segundo a lei de trânsito, é possível fazer qualquer personalização ou alteração de cor no veículo, desde que esse respeite a COR PREDOMINANTE que consta no documento, espera aí... Cor predominante?

Isso mesmo, se você olhar o documento do seu veículo, lá estará escrito "Cor predominante", e não somente "Cor", ou seja, o veículo não precisa ser 100% de cor única, caso contrário não seria possível ter um carro azul, com os para-choques pretos, por exemplo, portanto, o que vale é a cor predominante, ou seja, aquela que preenche mais do que 50% da área pintada do veículo.

Sendo assim, ví que poderia adesivar minha moto como eu quisesse, desde que a área adesivada não ultrapassasse 50% da área pintada da moto.

Mas e se eu quiser adesivar ou pintar mais do que 50%? Posso?

Sim, mas para isso é preciso pedir a autorização para o Detran e pagar uma taxa para vistoria, além de ter de solicitar um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo), ou comumente, o documento do carro. Primeiro você solicita ao Detran uma "Autorização Prévia", informando que a cor do veículo será alterada, para isso é preciso ter já o código da tinta a ser utilizada, depois de conseguir essa autorização você faz a pintura e leva o veículo para uma vistoria, onde será verificado se o veículo está com a cor de acordo com o que foi informado na autorização prévia, nesse momento é bom ter a nota fiscal da tinta, informando o código, e preferencialmente um laudo da empresa que fez a pintura, confirmando que a tinta utilizada foi aquela. Dá um pouco de trabalho mas não é nada muito caro, basta entrar no site do Detran de sua cidade e se informar do valor da taxa.

Há ainda uma característica especial, onde os veículos não tem uma cor predominante, por exemplo, um veículo 100% adesivado com sandálias coloridas, nesse caso, onde não existe uma cor predominante, no documento do veículo é registrado a cor "Fantasia".

Devidamente pesquisado, resolvi então fazer a personalização da motoca, como ela é "Preto Fosco", apesar de eu achar que aquela cor é mais pro Cinza do que pro preto, achei que ficaria bacana alguns tons de vermelho ou prata, e o resultado foi esse:






Fiz a personalização numa oficina especializada em envelopamento, com material de qualidade, para não desbotar ou rachar, gostei do resultado, a moto ficou com design exclusivo e parece outra moto. Curtiu? Comenta e compartilha.

Até a próxima,

4 comentários:

  1. Cara, ficou bem legal, aonde você fez o envelopamento? Sai quanto mais ou menos? A minha esta com um ralado na carenagem do farol e acho que o envelopamento poderia ser uma solução além de dar um tchan nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, fiz na 299 kmh Speedpoint, fica aqui em São Paulo na Avenida do Cursino. Os caras mandam muito bem, tem página no facebook deles onde é possivel ver alguns dos trabalhos. Paguei cerca de 700 reais quando fiz. Abraço!

      Excluir
  2. Que bacana, e eles que te apresentaram essa ideia ou você já tinha tudo em mente? demorou quanto tempo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei já tinha uma ideia do que queria, mas chegando lá o Roberto me mostrou outros projetos que ele havia feito em Citycom e foi me sugerindo alguns detalhes que achei perfeito, o cara manda muito bem.
      O serviço levou dois dias pra ficar pronto, já tem um ano que fiz e até hoje o adesivo não desbotou, brilhando como novo ainda. Recomendo!

      Excluir