Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

NMax 160 - Impressões após Test Ride

No último sábado fui conhecer a recém lançada NMax 160, o scooter de baixa cc que a Yamaha trouxe para o Brasil, eu já havia mencionado algo sobre ela no post Lançamentos Yamaha, onde eu destaquei a ficha técnica dela, dessa vez foi hora de experimentar ela na rua de verdade.



À primeira vista, o scooter agrada bastante, tem linhas modernas, o painel é muito bonito, simples e pequeno, mas rico em informações, além de ser 100% digital, as rodas da moto são de 13 polegadas, um tamanho minimamente aceitável para nosso asfalto esburacado de São Paulo, freios à disco nas duas rodas, com sistema ABS de dois canais (funciona nas duas rodas), o pneu é mais largo do que de outros scooters pequenos, com pneus 110 na frente e 130 atrás.


A posição de pilotagem me agradou bastante, o banco tem excelente espaço para piloto, e há duas posições para as pernas no escudo, mesmo eu que tenho 1,82 m e 100 kg, consegui me ajeitar muito bem e pilotar de forma bem confortável, a altura do guidão é um pouco mais alta, completando o conforto da posição de pilotagem.



O scooter é muito leve e ágil para manobrar, certamente algo que ajuda bastante para o trânsito do dia a dia, o tanque fica localizado no assoalho, deixando o centro de gravidade mais baixo, a tampa do tanque, que tem 6,6 litros, fica logo atrás do escudo, facilitando na hora de abastecer.



A economia, segundo alguns que adquiriram a moto recentemente, fica em torno dos 42 km/l, sendo assim, a autonomia do scooter chega a pouco mais de 250 km, o que sugere até o uso para pequenas viagens.

Ao pilotar, senti boa arrancada, o CVT é bem ágil e o scooter ganha velocidade rapidamente, mesmo na subida, os freios são excelentes e o ABS tem acionamento bem preciso, tanto na roda traseira, quando na dianteira, nas freadas fortes ela manteve-se reta na trajetória e parou em uma distância bem curta.

Algo que me chamou a atenção, positivamente, é que o painel é de fácil visualização tanto a favor do sol, quanto contra, algo muito relevante para quem utiliza a moto para sair de manhã, quando o sol ainda está nascendo.

A suspensão é bem rígida, mas na minha opinião aceitável, pouco mais suave do que a suspensão da Citycom, um ajuste bem acertado na minha opinião, a final, não dá pra pilotar um scooter como se pilota uma moto trail, é preciso saber pilotar mais tranquilamente em vias de pavimentação ruim.

O espaço sob o banco é ligeiramente maior do que o da Burgman, cabe um capacete fechado (se bem posicionado) e ainda alguns objetos, como o tanque é no assoalho, poderiam ter feito um bagageiro maior. Para quem utiliza o scooter para carregar bastante bagagem será necessário instalar o bauleto.



Testei o modelo de dia, então não pude checar a eficiência dos faróis, mas dentro da concessionária, os faróis de LED aparentam ser bem fortes e ter boa iluminação. Os faróis de LED tem um tom levemente azulado, contrastando com as luzes de posição (halógenas) que tem coloração padrão (amareladas), se eu comprasse uma, certamente trocaria por lâmpadas de posição em LED também.



Ao ligar o scooter, quase não se percebe o som do motor, bem silencioso, ao pilotar não senti desconforto com vibração, o conjunto parece ter sido bem balanceado.

No escudo há dois porta-trecos, um bem raso, à direita, outro mais fundo, à esquerda, sem tampa, sendo bem sincero, acho que eu utilizaria o porta-trecos da NMax mais do que utilizo o "porta-luvas" com chave da Citycom, pela praticidade, pois o porta luvas da City usei umas duas ou três vezes no máximo.



Em geral, adorei o scooter, uma excelente opção de scooter urbano, com um fôlego a mais para uma estrada, na minha opinião, ele fica bem equivalente a PCX da Honda, com a vantagem do ABS de série, infelizmente não consegui fazer o teste na PCX, mas imagino que seja também bem confortável. Aproveite o lançamento recente e faça o test ride, eu fiz na concessionária Feltrin, próximo ao aeroporto de Congonhas.

Em breve vídeo do test ride no canal Duten1987 no You Tube, não percam.

Até a próxima,

3 comentários:

  1. Ótimo post! Opinião sincera de quem pilota. Estou pensando em comprar uma NMax, justamente pra ir e vir do trabalho, que é um trajeto curto. Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário amigo, realmente é um scooter muito legal para o dia a dia, recentemente eles divulgaram o lançamento da NEO 125 também, mas essa será menor e mais simples, nas próximas semanas deve começar a rolar test ride dela também. Abraço!

      Excluir
  2. Ola adquiri uma nmax excelente scooter.li numa reportagem n net q o abs de traz e um pouco intrusivo derando uma trepidacao n guidom. To achando meu guidon vibrar um poço. Quando tirei da consecionaria não tava assim. O q pode ser

    ResponderExcluir