A marca da asa está empolgada no que diz respeito a lançamentos, dessa vez, a Honda lançou de surpresa sua nova motocicleta trail, a XRE 190.
A moto em sí lembra a Bros 160, pelo porte, e remete também à XRE 300, pelo design, mas uma novidade interessante é que, além de ser um modelo intermediário, entre a 160 e a 300 cc, ela conta com freios à disco nas duas rodas e ABS de série.
A tradicional Bros 160 já é uma moto merecidamente famosa no uso urbano, sobretudo em cidades com asfalto ruim, como São Paulo, suspensão alta, banco confortável e rodas grandes que lidam bem com a buraqueira, a XRE aposta na mesma pegada, uma moto teoricamente de uso misto, mas com maior vocação para asfalto.
O motor é monocilíndrico, feito do zero, tem 16,4 cavalos, contra 14,7 da Bros 160, e torque de 1,66 kgfm a 6.000 rpm, contra 1,60 kgfm a 5.500 rpm. Ambas podem ser abastecidas por etanol ou gasolina. A diferença de potência e torque é pequena entre as duas, portanto não dá pra se basear somente no motor para optar pela XRE.
Já quanto a economia e autonomia, a marca promete ter bons resultados, o tanque é um pouco maior, 13,5 litros, contra os 12 da Bros, ou seja, se ela conseguir consumo próximo ao consumo da Bros, a autonomia será algo entre 450 e 500 km com um tanque de combustível.
Os freios da XRE 190 são à disco nas duas rodas, e vem com sistema ABS de série, mas um ABS simples, de apenas um canal, isso significa que o ABS atuará somente na roda dianteira, ainda assim é um algo a mais na segurança, sobretudo no uso urbano, onde surpresas e freadas bruscas são mais constantes. Até o momento somente a NMax 160 da Yamaha apresentava ABS, porém nas duas rodas. Os freios ABS ou CBS serão obrigatórios em breve, desde que sejam aprovadas as novas leis de segurança de motocicletas, portanto a Honda começa a se antecipar, assim como a Yamaha.
Nada de novidades em rodas e suspensão, basicamente a mesma receita da Bros, com rodas de 17 polegadas atrás e 19 na frente, suspensão dianteira com curso de 180 mm e traseira com 150 mm de curso. calçada por pneus de uso misto.
O preço é razoável, o valor sugerido pela marca é de R$ 13.300,00, em versão única, já com ABS, oferecida nas cores vermelho, preto e verde escuro, todas perolizadas. Um pouco a mais do que a versão ESDD da Bros 160, que custa R$ 11.257,00, que conta com freios À disco nas duas rodas, mas sem o sistema ABS.
Até a próxima,
Posts relacionados:
Palavras-chave: Honda - XRE - XRE190 - Lançamento Honda
Nenhum comentário:
Postar um comentário