Já perdi as contas de quantas vezes ouvi essa pergunta, e sim, eu tenho uma Dafra. Como este é um assunto bem polêmico, não poderia deixar de postar minha opinião aqui no blog, então vamos lá.
Primeiramente vamos lembrar quem é a Dafra.
A Dafra é uma empresa montadora e vendedora de motos no país, isso mesmo, ela traz de fora projetos e peças, nacionaliza algumas partes, monta e vende os produtos no Brasil, portanto não existe uma "moto Dafra" mas sim um projeto estrangeiro, nacionalizado e montado por ela no país.
Ela foi criada pelo grupo Itavema, o maior grupo de concessionárias da América latina, em 2008, focada sempre nas categorias de entrada, com motos e scooters entre 50 e 300 cc. Inicialmente, como toda marca que deseja entrar no concorrido mercado de motos, dominado pelas gigantes Honda e Yamaha, foi preciso conquistar o consumidor pelo bolso, por isso a Dafra trouxe na época, veículos com baixíssimo preço, alguns com qualidade mediana, outros com qualidade ruim mesmo, estou falando, por exemplo, da Speedy 150, que tinha acabamento de baixa qualidade, com acrílicos que amarelavam com pouco tempo de uso e partes metálicas que enferrujavam com facilidade, fora isso, outra deficiência da marca no começo era a falta de peças de reposição em estoque, proprietários da antiga Laser 150, passavam meses aguardando peças para fazer manutenção em seus scooters e infelizmente isso fez com que a marca, inicialmente, fosse lembrada como sinônimo de baixa qualidade.
Poxa Duten então você é um daqueles que critica o nome da marca? Não, só disse o que ocorreu com ela nos primeiros anos, afinal, entrar no mercado brasileiro de motocicletas com um produto novo, é "nadar contra a maré", e só o fato de a Dafra não ter quebrado nos primeiros anos, como ocorreu com a Kasinski, por exemplo, já mostra o potencial da marca em se estabelecer aqui. Agora vamos a parte boa do post.
Com o passar dos anos, a Dafra viu que, após ter conseguido entrar no mercado, ainda que com falhas nos seus primeiros lançamentos, a solução era conseguir trazer modelos confiáveis e que atingissem um público exclusivo, pois competir com CG e YBR seria impossível, então a marca passou a investir no que seria seu nicho de mercado até os dias atuais, modelos custom e scooters de baixa cilindrada, e fez parcerias com empresas grandes do mercado europeu e asiático, como a Haojue, que para quem não sabe, é quem projetou os modelos de 125 cc da Suzuki (Yes, Intruder e Burgman), a TVS, marca indiana com grande parcela do mercado asiático, SYM, a gigante de scooters, que detêm boa parte do mercado europeu, símbolo de tecnologia e qualidade, e a Daelim, outra marca conhecida pelos motores robustos e com boa tecnologia empregada. Com essas marcas, a Dafra passou a montar em solo tupiniquim os modelos responsáveis por seu crescimento constante, sendo elas:
- Smart 125 (Projeto Haojue, muito similar à Burgman 125) - Já fora de linha
- Riva 150 (Projeto Haojue), responsável pelo recente crescimento no número de vendas de motos street até 150 cc.
- Horizon 150 (Projeto ZongShen, o mesmo da extinta Kasinski) - Praticamente única concorrente da Intruder 125 da Suzuki, no estilo custom de baixa cc
- Citycom 300i (Projeto SYM) - Que até 2015 era o único scooter médio até 300cc
- Next 250 (Projeto SYM) - Que chegou a ser melhor avaliado do que a Yamaha Fazer 250
- Horizon 250 (Projeto Daelim) - Único modelo custom de 250 cc hoje no mercado
- MaxSym 400i (Projeto SYM) - Que abocanhou o mercado restrito que a cara Burgman 400 tinha, além de se tornar uma oportunidade de upgrade de quem vem das Citycons.
Dentre outros modelos da marca, esses acima são os responsáveis pela confiança que cresce a cada dia na marca, eu mesmo tenho uma Citycom 300i e estou muito feliz com ela, tem se mostrado uma moto confiável e robusta, exatamente como eu havia pesquisado anteriormente na opinião de outros donos do modelo, ainda existem alguns poucos modelos com qualidade questionável, como a Dafra Cityclass 200i, que na verdade teve seus problemas no lançamento, mas atualmente parece que foi definitivamente adaptada ao nosso país, sendo mais confiável.
Claro que, como em todas as outras marcas, a Dafra não está isenta de ter produtos, ou lotes de produtos com algum defeito, mas hoje, acredito que as principais motos da marca são sim confiáveis e que vale a pena sim ter uma Dafra.
E como nada é as mil maravilhas, deixei para o final a única coisa que me desaponta na marca, o pós venda. Infelizmente não senti confiança nos serviços realizados durante as primeiras revisões da minha Citycom, por isso após a revisão dos 6.000 km passei a fazer boa parte das revisões por minha conta, e o que não sei fazer, faço com mecânico de confiança.
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Tem uma Dafra? Comente e diga algo sobre sua experiência com ela.
Pra finalizar, só gostaria de dizer que não é matéria paga, é simplesmente minha opinião sobre a marca, realmente estou contente com a moto em sí.
Grande Abraço e até a próxima,
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Boa tarde, só corrigindo a Horizon 150 é projeto ZongSheng o mesmo da extinta kasinsk, obrigado.
ResponderExcluirObrigado pela correção amigo, vou corrigir o texto. Abraço!
ExcluirObrigado pelas informações, serão muito úteis na aquisição da minha primeira moto.
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