O lançamento da nova Fazer 250 modelo 2018 está repercutindo bastante nas redes sociais e nas revistas de motos, e é claro que aqui no blog ela deveria ter também seu espaço garantido.
A Yamaha Fazer 250 caiu no gosto dos brasileiros e é conhecida desde seu lançamento pela robustez do seu motor, de receita simples, mas confiável e de baixa manutenção. Na época de seu lançamento, em 2005, ela foi pioneira ao ser equipada com injeção eletrônica, até então todas as motos de baixa cilindrada eram equipadas apenas com carburador, após alguns anos ela foi renovada, recebendo o motor flex, e agora numa repaginada total pouca coisa restou da antiga Fazer, vejamos o que temos de novo:
Motor
O motor da nova Fazer continua sendo o monocilíndrico de 250 cc, mas com um leve aumento de potência, agora são 21,5 cv, continua sendo refrigerado a ar e alimentado por injeção eletrônica, com câmbio de 5 velocidades.
Freios
Se o motor tem muito da antiga Fazer, os freios trazem mudanças, os freios à disco nas duas rodas, já presentes no modelo anterior, agora contam com sistema ABS de série, deixando a moto pronta para as futuras legislações e dando mais segurança às frenagens mais fortes.
Iluminação
Seguindo a tendência, a nova Fazer 250 equipa agora farol e lanterna em LED, sendo possível ainda como acessório trocar os piscas convencionais por piscas em LED também.
Painel
O painel segue o estilo da Fazer anterior, totalmente digital, eu particularmente prefiro ao menos o conta-giros analógico, mas de qualquer forma o painel é completo, exceto pelo indicador de marcha engatada, que poderia ser incluído.
Banco
Um dos trunfos da Fazer 250 era o bom banco, agora a Fazer será equipada com um banco bipartido, que ao menos nas fotos aparenta ser muito confortável, com bastante espuma. As alças para garupa seguem a linha tradicional da Yamaha, mais esportivas, porém podem ser substituídos por um conjunto com bagageiro, vendido como acessório.
Suspensão, rodas e pneus
O modelo continua sendo equipado com rodas de 17 polegadas, tanto na frente quanto atrás, mas agora na traseira equipa um pneu 140/70, para se igualar à Twister.
A suspensão já bem conhecida e eficiente da Fazer continua com curso de 120 mm, e na dianteira o garfo telescópico, com barras de 41 mm.
Design
O desenho da moto em geral foi reformulado, mesmo porque a Fazer 250 agora segue a linha mundial do modelo, conhecido fora do Brasil como FZ-25. Da antiga Fazer restou pouco, como o motor que teve um leve ganho de potência, mas permanece na receita básica.
Aparentemente todas as mudanças no modelo foram positivas, resta poder pilotá-la para comparar com o modelo anterior, e ver se ela irá vingar no mercado, o que é praticamente certo, já que o preço vem bem competitivo e pouca coisa acima do modelo atual.
Preço
A nova Fazer 250 vem com um preço bem competitivo, R$ 14.990,00, mais barato do que o preço da nova Twister 250 da Honda, na versão com ABS, que custa R$ 15.640,00. Além disso a Yamaha é a primeira a dar na Fazer 250 4 anos de garantia, algo inédito nessa categoria.
As cores disponíveis serão Azul, vermelho, Branco e Preto.
O modelo será lançado no Salão Duas Rodas 2017, que começa na próxima terça-feira (14/11/2017), eu estarei lá e em breve farei mais textos relacionados aos lançamentos para 2018, que serão muitos.
Gostou do texto, siga o blog e também o canal no You Tube para ficar por dentro do mundo das duas rodas.
Até a próxima,
Demais informações disponíveis no site da Yamaha: Fonte da imagem: Site da Yamaha
Textos relacionados:
Kawasaki Versys X 300
Comparativo: Honda Bros 160 x Yamaha Crosser 150
Textos relacionados:
Kawasaki Versys X 300
Comparativo: Honda Bros 160 x Yamaha Crosser 150
Most valuable and fantastic blog. I really appreciate your work which you have done about Fazer 250, many thanks and keep it up.
ResponderExcluirFazer 250