Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Dicas de Pilotagem - Pilotando na chuva - Vídeo

Em dias de chuva, as condições das vias mudam completamente, deixando o caminho para quem anda de moto muito mais perigoso, alguns aspectos precisam ser analisados quando falamos sobre pilotar em dias de chuva, então vamos lá.

Óleo na pista

Diariamente passam pelas ruas e avenidas diversos tipos de veículo, alguns muito bem cuidados, outros nem tanto, isso faz com que alguns resíduos desses veículos fiquem acumulados na pista, como o óleo por exemplo. Quando um veículo tem um vazamento de óleo, esse óleo pinga no asfalto e vai se acumulando, quando chove, ele é espalhado, tornando a pista muito escorregadia, o que fazer nessas horas? Ao avistar um trecho de asfalto com manchas de óleo, tente não passar nele, caso não consiga evitar, mantenha  a moto o mais reto possível e sem inclinação, não acelere nem use o freio, deixe a moto passar pelas manchas e depois com movimentos suaves continue seu trecho até sentir que a moto está com aderência novamente.

Sujeiras do asfalto

Quando começa a chuva, normalmente o que vem é aquela garoa que vai molhando o asfalto aos poucos, essa garoa, ou chuva fraca, não tem força suficiente para lavar o asfalto, criando uma mistura de sujeira e água que deixa o asfalto extremamente escorregadio, portanto, quando for sair e a chuva tiver acabado de começar, ou for um dia de garoa, redobre a atenção.

Obras

Recentemente, São Paulo é um canteiro de obras, e onde tem obras, tem terra, na chuva essa terra vira barro e aí já viu, é chão na certa, tome cuidado ao passar por locais em obras, mantenha a visão sempre à frente e evite passar por cima de trechos com barro.

Chuva forte

Em dias de temporal, principalmente no verão, a força da chuva é tão forte que compromete bastante nossa visão, e também a dos motoristas, ou seja, você vê menos e fica menos visível também, muitas vezes vale mais a pena parar em local seguro e esperar um pouco, pois esses temporais costumam durar poucos minutos, quando a chuva manerar aí é possível ir guiando normalmente, com cuidado, é claro.

Faixas de sinalização trânsito

Atualmente todas as faixas de sinalização refletem o farol dos veículos, para que sejam mais visíveis de noite e em dias de chuva, para que elas façam isso é adicionado na composição da tinta microesferas de vidro, e essa "tinta" se torna muito escorregadia na chuva, ao passar com a roda da moto por cima dessas faixas, você pode derrapar com facilidade, principalmente se passar com a moto inclinada, acelerando ou freando a moto.

Manutenção

Principalmente em dias de chuva, estar com a manutenção em dia é 50% da sua segurança no trânsito, itens como pneus, freios e luzes devem ser verificados periodicamente, pois estes principalmente garantem que você esteja em melhores condições de visibilidade e controle da moto em dias chuvosos.

Abaixo segue um vídeo meu em um dia de chuva em SP, com uma Burgman i 125.





Curtiu? Dá um joinha
Até a próxima,

Posts relacionados:
Moto e chuva
Ventos laterais, como reagir

Nenhum comentário:

Postar um comentário