Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

terça-feira, 24 de março de 2015

Cuidado ao comprar peças "baratas" de moto

Ao fazermos as manutenções de nossas motos, muitas vezes nos deparamos com preços abusivos praticados pelas concessionárias, muitas vezes porque estas colocam suas margens de lucro muito altas, outras pelos impostos altíssimos que pagamos. Se você tem uma moto importada ou mesmo um modelo não tão popular, o preço fica um absurdo. É nessas horas que muitas pessoas buscam alternativas "baratas" de manter a manutenção da moto em dia, mas é preciso ter cuidado com esse "barato", pois pode custar caro.

Você sabe o valor de uma vida? Pois é, ninguém consegue mensurar em dinheiro quanto vale a vida de uma pessoa, mas muitas vítimas de assalto acabam perdendo a vida em troca de um relógio, um celular, uma moto, um carro e tantas outras coisas fúteis, atualmente vemos casos cada vez mais frequentes de latrocínio, roubo seguido de morte, onde mesmo sem reagir pessoas morrem ao serem abordadas por bandidos.

Fonte da imagem: Clique aqui


De um modo geral os roubos de motos tem 2 fins, o primeiro e responsável pela maioria é o roubo de motos para desmanche, onde a moto roubada é completamente desmontada e tem suas peças vendidas em mercado paralelo, o segundo é o roubo de motos esportivas ou de maior potência, utilizadas para serem clones de outras motos, essas são utilizadas pelos bandidos normalmente, inclusive nos assaltos.

Portanto, tome muito cuidado ao comprar peças "baratas", há desmanches que trabalham da forma correta, comprando motos de leilão, batidas, ou mesmo motos velhas em que o dono dá baixa no documento e vende como sucata, essas tem permissão de serem desmontadas e ter suas peças comercializadas, mas infelizmente boa parte dos desmanches tem também peças que são produtos de roubo, e como é muito difícil identificar qual é o correto, evite sempre que possível adquirir peças dessa forma, alguém pode ter perdido a vida para você poder pagar R$ 5,00 em uma peça que custa R$ 25,00.

Muitas vezes não há outro meio de adquirir peças, principalmente quando falamos de modelos já extintos pelas montadoras, e não há outro jeito a não ser recorrer aos desmanches, nessas horas vale pesquisar e pedir nota fiscal dos produtos comprados, ainda que haja meios de fraudar as notas, ao menos estamos fazendo nossa parte. Fora isso, sempre averigue se a peça comprada não tem alguma marcação raspada ou número de chassi gravado, as chamadas vacinas antifurto, se tiver, tome muito cuidado, pois você pode estar comprando uma peça roubada.

Sempre fui contra aquisição de peças sem procedência, quando a peça genuína na concessionária é muito cara, eu busco a mesma peça original nas lojas disponíveis, e se continua caro, parto para a pesquisa de alguma marca paralela que tenha qualidade, muitas vezes acabo pagando até mais caro em determinada peça, mas com a certeza de que não estou adquirindo produto de roubo.

Esse é outro daqueles temas polêmicos, onde muitas pessoas defendem o mercado de peças usadas, onde há sim aqueles que fazem a coisa certa, dentro da lei, mas devido a dificuldade que temos de fiscalizar isso, prefiro evitar.

Lembre-se, a próxima vítima do mercado paralelo pode ser você, então não alimente o mercado de peças roubadas.

Até a próxima,

Nenhum comentário:

Postar um comentário