Desde
que decidi vender a minha Intruder 125, as coisas andaram extremamente rápido,
em uma semana, anunciei, vendi, andei de ônibus e já peguei a outra moto, tudo
fluido maravilhosamente bem, e que continue assim.
Para
decidir a nova moto, conforto, força e design foram fundamentais, então acabei
escolhendo a Yamaha XTZ 250 Ténéré.
Primeira
impressão, conforto. Logo ao sair com a moto da loja, ao montar na moto a
primeira diferença, a altura do assento, já havia subido nela antes, a
diferença quando comparada com a Intruder que eu tinha é muito grande, para
manobrar a moto chega a ter momentos em que fico na ponta dos pés, mas o
conforto do banco e a posição de pilotagem são muito bons, além de as pernas
não ficarem tão dobradas, o formato do tanque tem um espaço para acomodar a
perna, então é possível pilotar com a perna “grudada” no tanque, a impressão é
que a moto literalmente veste, acomoda perfeitamente o corpo.
Segunda
impressão, força. A primeira volta no quarteirão foi para acostumar com a moto
diferente e também para abastecer pois obviamente ela estava na reserva rsrs, a
moto tem uma força bem maior, a final são 21 cv de potência, quase o dobro do
que eu tinha na outra, nas saídas no farol é possível perceber porque as 250 e
300 saem muito na frente, o torque é muito maior e em poucos segundos já se
atinge a velocidade limite das vias, se não prestar atenção e se deixar levar pela
empolgação você chega a 100 km/h rapidinho e nem percebe.
Terceira
impressão, freio. Para todo esse motor e torque, nada mais justo do que um
freio eficiente, na Intruder o freio dianteiro era a disco, de um pistão, e o
traseiro era lona, na Ténéré os dois freios são a disco, e são calibrados para
parar a moto em uma curta distância, são bem eficientes, mas é preciso tomar
cuidado nas primeiras vezes que são acionados, pois acostumado com a intruder,
fui apertar o freio com a mesma intensidade e dei uma leve derrapada na roda
traseira, depois fui pegando o jeito do freio novo e agora já o controlo
razoavelmente bem, imagino que na chuva terei que tomar mais cuidado ainda.
Quarta
impressão, tamanho do tanque. Quando peguei a moto na loja, estava marcando 2
barras no marcador, mas já estava indicando a reserva da moto, parei no posto
pra abastecer e deu 10 litros, ou seja, eu ainda poderia ter rodado mais, mas é
bom que agora com tanque cheio já tiro a média de consumo dela. O tanque da
moto tem 16 litros, isso quer dizer que se fizer uma média de 25 km/l terei uma
autonomia de em torno de quase 400 km com um tanque, ou seja vou rodar meio mês
sem abastecer rsrs.
Fora isso outras boas impressões sobre a moto foram o design, principalmente do painel, completíssimo, com conta-giros analógico, dois hodômetros parciais, relógio, marcados de combustível e indicador de reserva, a luz laranja do painel dá um charme especial e a posição do painel é de fácil visualização quando se está pilotando.
Fora isso outras boas impressões sobre a moto foram o design, principalmente do painel, completíssimo, com conta-giros analógico, dois hodômetros parciais, relógio, marcados de combustível e indicador de reserva, a luz laranja do painel dá um charme especial e a posição do painel é de fácil visualização quando se está pilotando.
Uma
moto mais alta e consequentemente mais larga, um cuidado a se tomar com a Ténéré
é quanto aos retrovisores, principalmente os dela, o guidão mais alto e mais
largo não é tanto problema, pois ele passa por cima dos retrovisores dos carros
menores e por baixo da maioria dos retrovisores dos carros maiores, mas os
retrovisores da moto quase sempre vão em direção dos retrovisores dos carros
maiores, então em corredores mais fechados é bom ir mais na manha.
Ainda não andei com ela de noite, mas já deu para perceber que o farol é outro ponto forte da moto, saí hoje cedo com ela e ainda estava começando a amanhecer, deu para perceber que o farol ilumina bem, além de tornar o piloto mais visível, nas ruas tanto os carros quanto os outros motociclistas já veem a moto vindo a uma boa distância.
Ainda não andei com ela de noite, mas já deu para perceber que o farol é outro ponto forte da moto, saí hoje cedo com ela e ainda estava começando a amanhecer, deu para perceber que o farol ilumina bem, além de tornar o piloto mais visível, nas ruas tanto os carros quanto os outros motociclistas já veem a moto vindo a uma boa distância.
Em
breve postarei mais impressões sobre a motoca, esse foi só o primeiro dia.
Seguem umas fotos:
Boa
leitura,
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Palavras chave:
Ténéré 250 - XTZ - Yamaha - impressões
Ténéré 250 - XTZ - Yamaha - impressões
Parabéns pela motoca..tenhi um factor 2012, e em breve pretendo estar com a teneré.. ja deu pra saber informações sobre consumo, manutenção?
ResponderExcluirOlá Allan!
ResponderExcluirTenha certeza que fará uma ótima escolha meu amigo, é uma moto muito econômica e confortável, principalmente se for levar alguém na garupa. Já fiz um post sobre o consumo da motoca, segue o link abaixo, quanto a manutenção até agora só troquei o óleo e lubrifiquei a corrente, mais nada. Grande Abraço!
http://motovisao.blogspot.com.br/2013/08/consumo-da-yamaha-tenere-250.html