Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

XTZ 250 Ténéré – Primeiras impressões

Desde que decidi vender a minha Intruder 125, as coisas andaram extremamente rápido, em uma semana, anunciei, vendi, andei de ônibus e já peguei a outra moto, tudo fluido maravilhosamente bem, e que continue assim.

Para decidir a nova moto, conforto, força e design foram fundamentais, então acabei escolhendo a Yamaha XTZ 250 Ténéré.

Primeira impressão, conforto. Logo ao sair com a moto da loja, ao montar na moto a primeira diferença, a altura do assento, já havia subido nela antes, a diferença quando comparada com a Intruder que eu tinha é muito grande, para manobrar a moto chega a ter momentos em que fico na ponta dos pés, mas o conforto do banco e a posição de pilotagem são muito bons, além de as pernas não ficarem tão dobradas, o formato do tanque tem um espaço para acomodar a perna, então é possível pilotar com a perna “grudada” no tanque, a impressão é que a moto literalmente veste, acomoda perfeitamente o corpo.

Segunda impressão, força. A primeira volta no quarteirão foi para acostumar com a moto diferente e também para abastecer pois obviamente ela estava na reserva rsrs, a moto tem uma força bem maior, a final são 21 cv de potência, quase o dobro do que eu tinha na outra, nas saídas no farol é possível perceber porque as 250 e 300 saem muito na frente, o torque é muito maior e em poucos segundos já se atinge a velocidade limite das vias, se não prestar atenção e se deixar levar pela empolgação você chega a 100 km/h rapidinho e nem percebe.

Terceira impressão, freio. Para todo esse motor e torque, nada mais justo do que um freio eficiente, na Intruder o freio dianteiro era a disco, de um pistão, e o traseiro era lona, na Ténéré os dois freios são a disco, e são calibrados para parar a moto em uma curta distância, são bem eficientes, mas é preciso tomar cuidado nas primeiras vezes que são acionados, pois acostumado com a intruder, fui apertar o freio com a mesma intensidade e dei uma leve derrapada na roda traseira, depois fui pegando o jeito do freio novo e agora já o controlo razoavelmente bem, imagino que na chuva terei que tomar mais cuidado ainda.

Quarta impressão, tamanho do tanque. Quando peguei a moto na loja, estava marcando 2 barras no marcador, mas já estava indicando a reserva da moto, parei no posto pra abastecer e deu 10 litros, ou seja, eu ainda poderia ter rodado mais, mas é bom que agora com tanque cheio já tiro a média de consumo dela. O tanque da moto tem 16 litros, isso quer dizer que se fizer uma média de 25 km/l terei uma autonomia de em torno de quase 400 km com um tanque, ou seja vou rodar meio mês sem abastecer rsrs.

Fora isso outras boas impressões sobre a moto foram o design, principalmente do painel, completíssimo, com conta-giros analógico, dois hodômetros parciais, relógio, marcados de combustível e indicador de reserva, a luz laranja do painel dá um charme especial e a posição do painel é de fácil visualização quando se está pilotando.

Uma moto mais alta e consequentemente mais larga, um cuidado a se tomar com a Ténéré é quanto aos retrovisores, principalmente os dela, o guidão mais alto e mais largo não é tanto problema, pois ele passa por cima dos retrovisores dos carros menores e por baixo da maioria dos retrovisores dos carros maiores, mas os retrovisores da moto quase sempre vão em direção dos retrovisores dos carros maiores, então em corredores mais fechados é bom ir mais na manha.

Ainda não andei com ela de noite, mas já deu para perceber que o farol é outro ponto forte da moto, saí hoje cedo com ela e ainda estava começando a amanhecer, deu para perceber que o farol ilumina bem, além de tornar o piloto mais visível, nas ruas tanto os carros quanto os outros motociclistas já veem a moto vindo a uma boa distância.

Em breve postarei mais impressões sobre a motoca, esse foi só o primeiro dia. Seguem umas fotos:







Palavras chave:
Ténéré 250 - XTZ - Yamaha - impressões

2 comentários:

  1. Parabéns pela motoca..tenhi um factor 2012, e em breve pretendo estar com a teneré.. ja deu pra saber informações sobre consumo, manutenção?

    ResponderExcluir
  2. Olá Allan!

    Tenha certeza que fará uma ótima escolha meu amigo, é uma moto muito econômica e confortável, principalmente se for levar alguém na garupa. Já fiz um post sobre o consumo da motoca, segue o link abaixo, quanto a manutenção até agora só troquei o óleo e lubrifiquei a corrente, mais nada. Grande Abraço!
    http://motovisao.blogspot.com.br/2013/08/consumo-da-yamaha-tenere-250.html

    ResponderExcluir