Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Moto X Transporte público

Na última semana vendi a minha Intruder 125, e até o momento ainda não comprei a outra moto, estou a procura, então o jeito é andar de transporte público mesmo.

Já andei muitos anos de transporte público, mas uma coisa é fato, depois de ter tido um carro ou uma moto, você reforça a opinião de que o transporte público é péssimo e ter que depender dele é um martírio.

Na sexta-feira peguei o trem da CPTM, linha esmeralda, de Pinheiros até a estação socorro, é impressionante como o trem fica lotado e você não consegue descer na estação que deseja, muitas vezes tendo que descer uma ou duas estações na frente e voltar para conseguir chegar aonde queria.

De ônibus a coisa não muda muito, vim trabalhar de ônibus hoje e sai de casa duas horas antes do horário que saia de moto, e ainda assim peguei um ônibus lotado, as 6:00 da manhã, consegui chegar na porta um ponto antes de descer.

Tudo isso me fez pensar numa comparação entre ter a moto ou andar de transporte público, do ponto de vista financeiro, seguem os dados:

Transporte público
Preço da passagem: R$ 3,00
Total gasto (ida e volta): R$ 6,00 (Considerando apenas uma condução, trem ou ônibus)
Total gasto de segunda a sexta-feira: R$ 6,00 x 5 dias = R$ 30,00
Gasto mensal com transporte público: R$ 120,00 aproximadamente.
Gasto anual com transporte público: R$ 1.440,00 aproximadamente.

Moto
Consumo médio: 34 km/l de gasolina
Valor do combustível: R$ 2,69
Percusro Casa-trabalho: 11 km (22 km ida e volta)
Litros de combustível gastos por dia: 0,65 litros
Litros de combustível gastos por semana (segunda a sexta-feira): 3,25
Valor gasto por semana com gasolina: R$ 8,75
Valor mensal gasto com combustível: R$ 34,97

Para não ser injusto, vamos considerar a desvalorização que tive na moto, comprei ela por R$ 3.800,00 e vendi um ano depois por R$ 3.500,00, ou seja, 300 reais de desvalorização, que divididos por 12 meses dá um valor de R$ 25,00 por mês.
Valor total gasto por mês: R$ 59,97

Adicionando também as duas revisões feitas nesse período, soma-se um gasto de R$ 200,00, dividido em 12 meses, soma-se um valor de R$ 16,66
Valor mensal gasto: R$ 76,63

Para deixar ainda mais justo, contando somente a km para ir trabalhar, isso dá uma média de 5300 km rodados em um ano, isso quer dizer que em um ano eu gastei 6 litros de óleo e 3 filtros de óleo, um total de R$ 132,00, dividido em 12, soma-se R$ 11,00
Valor mensal gasto: R$ 87,63

O gasto com pneu e relação é muito baixo, considerando que o pneu traseiro dura em torno de 18 mil km e o dianteiro 25 mil km, o que daria um valor mensal muito baixo.

Diferença mensal de gastos com moto e transporte público

Moto - R$ 87,63
Transporte público - R$ 120,00
Diferença: R$ 32,37

Diferença anual: R$ 388,44

Conclusão: Andando de moto, eu durmo quase duas horas a mais, vou de forma confortável, não preciso descer depois do local onde trabalho e ainda economizo R$ 388,44. O que me permite pagar o IPVA e Licenciamento da moto e ainda me sobra o dinheiro de um lanche.

Não vejo a hora de pegar a próxima moto rsrs.

Boa Leitura,

Palavras chave:
Moto - Transporte público - ônibus - trem - valor - economia

6 comentários:

  1. Uau, Duten!!!

    Estou lendo o Blog, parabéns pela dedicação e inteligência.
    Tenha certeza que há muitos leitores, continue sempre postando novas...

    Valeu, abraços,
    Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Rodrigo!!!

      É o incentivo de vocês que me anima em escrever mais, os blogs me ajudaram muito quando eu comecei a andar de moto, e me sinto bem em compartilhar um pouco do que aprendi e ainda aprendo todo dia.

      Aproveite bem as leituras e sinta-se a vontade para opinar sempre que desejar.

      Grande Abraço!
      Duten

      Excluir
  2. Excelente postagem, estou pensando em comprar uma moto , moro em Niteroi e trabalho na Tijuca zona norte do Rio de Janeiro depois de sofrer durante 6 meses utilizando onibus para me deslocar de casa para o trabalho e gastando cerca de 2hs por trajeto , passei a utilizar uma bicicleta dobrável , e rodei 10 meses assim , foram mais de 2,500km rodados de bicicleta , detalhe que eu demorava 1:20h utilizando a bicicleta/barca uma economia de 40 minutos em relação ao onibus que ia pela ponte Rio-Niteroi porem a mesma quebrou o quadro me deixando na mão e agora estou sofrendo denovo no transporte publico e passei a considerar uma moto 125 usada para aprender mesmo e estou pensando numa INTRUDER muitas pessoas ja me recomendaram a moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Márcio!

      Realmente a moto nos traz muitas vantagens quando comparada ao transporte público meu amigo. Se você já tem a habilitação para moto, junte uma graninha e pegue sim uma moto 125 para ir pegando as manhas, recomendo com toda certeza a Suzuki Intruder 125 para começar, foi minha primeira moto e digo que aprendi muito com a pequena trudi, é um modelo barato, de ótima mecânica, nunca me deixou na mão e quase não deu manutenção, além de tudo, é pouco visada pelos ladrões. Aproveite os outros post do blog para ir pegando alguma experiência no dia a dia e boa sorte. Bem vindo ao mundo das duas rodas.

      Grande Abraço!

      Excluir
  3. Duten eu não tenho habilitação para motos , meu irmão e motociclista a bastante tempo, sempre teve motos de Cb 400 , suzuki Yes e ate XT 600 , sempre me falou para que eu adicionasse categoria A na minha habilitação , mas sempre tive medo , depois que passei a utilizar a bike como meio de transporte, acabei considerando essa ideia, algumas vezes quando eu parava em algum sinal de transito ao lado de um motociclista os mesmos tentavam me convencer que andar com a bike na rua era bem mais perigoso que com uma moto.

    ResponderExcluir
  4. Sei bem como é, dirigi carros por 7 anos e sempre tive vontade de adicionar a categoria A mas tinha medo, aos poucos, com muita leitura em blogs na internet e conversas com amigos motociclistas acabei perdendo o medo e tirando a habilitação de moto. Vá aos poucos, tire a habilitação e compre a motoca, depois pratique nos finais de semana, perto de casa até pegar confiança e se acostumar com a moto, e depois vá aos poucos pegando as ruas e corredores, com cautela e uma dica, nunca perca o medo, sempre pilote com prudencia que aí é só curtir. Grande Abraço!

    ResponderExcluir