Pilotar é uma arte, se vc anda na cidade em meio aos corredores, precisa se tornar um excelente artista rsrs.
Quem anda em cidade grande como São Paulo não consegue "fugir" dos corredores, pois com o trânsito caótico pegar o corredor entre os carros é a única forma de não parar no trânsito, mas trafegar no corredor exige o triplo, se não mais, de atenção do motociclista.
Há vários tipos de corredor, dependendo da intensidade e velocidade dos carros e também das vias por onde se está passando. Para quem conhece São Paulo saberá o que estou falando, pois pegar um corredor a 60 km/h na marginal pinheiros em horário de pico é diferente de pegar o corredor de uma Av. Santo amaro no mesmo horário, qual a diferença? Principalmente a largura do corredor e a velocidade em que os motociclistas que vem atrás querem andar.
Mesmo em uma via de fluxo rápido, como a marginal pinheiros, pista expressa, onde a velocidade limite é de 90 km/h, quando transitando em um corredor com trânsito parado, é imprudente e extremamente inseguro passar a mais de 50 km/h, mas muitos insistem em trafegar aos 90 km/h ou mais, por isso sempre que andamos no corredor tendemos a dar aquela rápida olhadinha no retrovisor para ver se há alguém te "empurrando" atrás, o problema é que essa rápida olhadinha de fração de segundos pode ser o suficiene para você não ver um carro trocando de faixa ou uma pessoa atravessando.
Sempre que estiver no corredor, evite ao máximo desviar o olhar, dentro de um corredor, a visão deve ser 100% voltada para frente, se possível buscando enxergar o que acontece a pelo menos uns 3 carros de distância, dessa forma você consegue prever o que vai acontecer e consegue frear ou desviar a tempo se preciso, muitos acidentes acontecem porque o motociclista olha no retrovisor ou se distrai olhando para algum detalhe que não a sua frente, frações de segundos podem causar acidentes, então quando estiver num corredor, seja qual tipo for, olhe sempre para frente.
Quando estiver no corredor onde os carros estão próximo da velocidade normal da via, por exemplo se estiver na mesma marginal e os carros estiverem em torno de 80 km/h, procure andar no mesmo ritmo, se estiver bem livre a via, fique atrás dos carros, dessa forma os "pilotos da cidade" podem correr a vontade por entre as faixas, quando estiver atrás dos carros, não fique no meio da faixa, mas em um dos lados, para que em caso de uma frenagem do carro você possa desviar, lembre-se sempre que o freio da moto não é tão eficiente como o do carro, então a não ser que você esteja bem distante você não conseguirá frear a tempo.
Outra boa dica é sempre dar uma buzinadinha ao passar por veículos grandes, como ônibus e caminhões, primeiro para que o motorista desse veículo te veja e saiba que você vai passar, segundo porque você não consegue ver se tem alguém atravessando na frente dele, então fique atento.
Quando houver entre os carros um vão que permita um carro mudar de uma faixa para outra, vale também avisar com um toque na buzina para todos verem que você está passando, mas lembre-se de duas coisas, primeira, ninguém merece ouvir uma buzina que não para de tocar, então dê toques mesmo, e não buzinando o tempo todo, segunda coisa, se alguém te fechar, use o freio e não a buzina, assim sua chance de cair é reduzida.
Há lugar para tudo, e certamente o lugar de correr não é na cidade, aproveite o ritmo da cidade para passear com a moto, sinta o prazer de andar tranquilamente e com segurança, mais importante que chegar rápido é chegar vivo!!
Aproveito para lembrar que os posts desse blog são dicas baseados na minha experiência nas ruas e no que leio a respeito, só siga essas dicas se você concorda com as minhas opiniões, ando dessa forma há quase dois anos e até hoje nunca me envolvi em acidentes, então considero uma boa fórmula.
Boa leitura e até a próxima,
Posts relacionados:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Andando de moto em SP - vídeo
Palavras chave:
Ventos laterais e frontais, como reagir?
Andando de moto em SP - vídeo
Palavras chave:
Moto - Corredor - Velocidade - Acidentes
Obrigado pelas dicas meu amigo. Excelente.
ResponderExcluirObrigado camarada!
ExcluirO trânsito seguro quem faz é a gente, então vamos compartilhar as idéias.
Abraço e boa sorte!
Opa, eu ainda não estou acostumado a andar no corredor. Então estou dando uma pesquisada antes. Seu post foi de grande valia meu amigo. Muito obrigado.
ResponderExcluirObrigado pelo comentario David. Que bom que o blog está te ajudando. O segredo pra aprender a pilotar é ir no seu ritmo. Pegue o corredor aos poucos, comece entrando no corredor quando o farol estiver fechado pra ir pegando noção de espaço, depois pegue o corredor em movimento. Primeiro nas avenidas de baixa velocidade e por último nas expressas. É bom treinar freadas fortes antes. Pois nunca se sabe quando vai tomar uma fechada. Boa sorte e curta andar de moto. Abraço
Excluir