"Gentileza gera gentileza", quem nunca ouviu essa frase?
Antes mesmo de começar o post, um pouco sobre essa frase que reúne palavras de forma tão sábia. Ela foi criada por José Datrino, conhecido como profeta gentileza. José ganhou esse título devido ao fato de se vestir com uma túnica branca e ter a barba longa e caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro pregando gentileza com inscrições. O "Profeta Gentileza" já faleceu, e hoje é comemorado o dia da gentielza no dia de sua morte, que não se sabe se é 28 ou 29 de Maio.
Utilizando da frase do sabio amigo, podemos falar um pouco sobre a tal gentileza no trânsito. É engraçado como a nossa atitude com as pessoas reflete de forma igual as atitudes que vem em resposta, as vezes você entra no elevador e acha estranho que todos entrem e não falem nada, nem um bom dia, mas experimente entrar no elevador já ocupado e tomar a iniciativa de dar um bom dia com um sorriso, provavelmente receberá um bom dia de volta, ainda que tímido, vou mais além, experimente fazer isso todos os dias, quando encontrar a mesma pessoa ao menos duas vezes na semana verá que a tendência é o "bom dia" dela sair cada vez mais natural.
No trânsito não é diferente, nós motociclistas podemos fazer o teste, muitas são as dicas para um trânsito mais gentil, mas uma que tenho notado bastante é a atitude dos motoristas quando nós respeitamos eles, quando num corredor "fechado" por exemplo, onde um carro muitas vezes bloqueia a sua passagem, muitos buzinam com vontade para que o motorista tire o carro, eu tenho tomado a atitude de parar e ficar esperando, pois uma hora o trânsito anda e você acaba passando, mas fazendo isso, notei que muitos motoristas ao verem que podem ir um pouco para frente ou para o lado ajudam, eles o fazem e você passa sem stress, e quando você agradece então se sente numa sociedade de primeiro mundo. É então que começo a pensar na frase do profeta gentileza, realmente gentileza gera gentileza, todos nós no trânsito precisamos mudar de faixa, entrar em uma via, abrir espaço para passar, seja isso de carro, moto, caminhão ou qualquer outro veículo, então como esperar que os outros nos dêem passagem se nós não damos o exemplo? Como esperar que alguém agradeça nossa gentileza se nós não o fazemos?
Com um pouco de paciência e boa vontade passei a perceber que muitos motoristas e motociclistas são sim gentis e se respeitam, então passo a ver no trânsito o exemplo de "ver o copo meio cheio", ou seja, focar somente naqueles que fazem o trânsito em harmonia, e deixando os estressados e mal educados para lá. Pode não ser fácil e certamente você não conseguirá fazer isso o tempo todo, eu também não sou 100% zen, mas com prática nós conseguimos.
Dê passagem, quando possível, se não puder passar, aguarde o momento prudente, dê espaço para quem tem mais pressa e agradeça as gentilezas dos outros motoristas, motociclistas, pedestres e etc. O seu dia fica mais alegre dessa forma.
Até a próxima,
Palavras chave:
Gentileza - trânsito - harmonia - atitude