Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

XTZ 250 Ténéré - Impressões após 1000 km rodados.

Após um mês do último post, bora recomeçar a escrever rsrs.

Já fazem 2 meses que comprei a grandona, agora apelidada de Mafalda pela patroa, isso porque, segundo ela, a Mafalda é uma menina, mas tem uma mente tão aberta e madura que parece até uma mulher, assim como a Ténéré, que é baixa cilindrada mas tem jeitão de moto grande.

Após 2 meses com a moto, já é possível escrever um post com impressões reais da moto no dia a dia, então vamos lá.

Na constante variação de clima em São Paulo temos a oportunidade de pegar Sol, chuva, frio e neblina no mesmo dia, graças as nossas ruas "off-road" de São Paulo também temos todos os tipos de asfaltos e buracos na cidade, ou seja, não há lugar melhor pra testar uma moto do que a cidade de São Paulo.

Quanto ao clima, no que depende da moto a segurança é bem satisfatória, na chuva a moto freia com bastante eficiencia e os pneus proporcionam boa aderência, o fato da moto ser mais alta ajuda quando se está em pista molhada, pois suja menos os sapatos e a capa de chuva, além de ser possível passar em algumas poças d'água sem tomar um banho. No frio o design da moto também ajuda um pouco, pois as pernas ficam parcialmente protegidas do vento por conta do design do tanque de combustível, em altas velocidades a pequena bolha faz uma diferença, pois não há grandes rajadas de vento no peito do motociclista, coisa que eu sentia na minha Intruder 125. Algo que me me deixou bem feliz foi o fato de a moto com injeção eletrônica pegar com facilidade no frio, com a Intruder as vezes insistia duas ou três vezes para ligar a moto, na Ténéré na primeira a moto já acorda.

No dia a dia urbano a moto é excelente, tem fôlego para andar na marginal, fazer ultrapassagens e encarar subidas com garupa, sem sufoco. A altura da moto facilita muito o trânsito pelos corredores, já que o guidão da moto passa por cima da maioria dos retrovisores dos carros, só é preciso tomar cuidado com Vans e outros carros mais altos, pois se não quem perde o retrovisor é você. O guidão da moto esterça muito bem, tornando a moto muito ágil em mudanças de direção e manobras em baixa velocidade no trânsito. A suspensão alta também proporciona muito conforto, absorvendo os impactos causados pela buraqueira de nossa cidade, mesmo com garupa a suspensão faz sua parte, com muita eficiencia, só elogios da patroa quando anda na garupa. A única reclamação é quanto a um conhecido "toc" que a suspensão dianteira faz, ao passar por pequenos buracos, onde a suspensão avança e retorna com maior velocidade, é possível ouvir um "toc", causado por uma falha na circulação do óleo dentro da bengala, essa falha ocorre nos modelos 2011 da Ténéré 250, a Yamaha costuma trocar as flautas em garantia pelas flautas do modelo 2013, onde foi corrigido o problema, mas como eu já peguei a moto fora da garantia teria que pagar pelo serviço, como já li em vários lugares e tive também informação de mecânicos que dizem que isso não acelera o desgaste da suspensão e nem compromete a segurança, vou manter do jeito que está.

Na estrada a moto se comporta muito bem, pelo fato de ser mais alta, o vento dá uma balançada na moto quando se passa dos 100 km/h, nada que incomode ou comprometa a segurança, mas é possível perceber a direção mais leve, com garupa essa "balançada" reduz um pouco, deixando a moto mais estável. Quanto a velocidade, mesmo com garupa é possível andar tranquilamente na casa dos 100 km/h, tendo motor para esticadas a 120 ou 130 km/h para ultrapassagens, o motor é bem balanceado e não gera grande vibração no passeio.

Pilotar de noite com a moto é bem seguro no que diz respeito a pilotagem, pois o eficiente farol da Ténéré ilumina muito bem, quase comparado ao farol de um carro. Além do fator iluminação, a moto se torna mais visível, pois os carros vêem o reflexo do farol a uma boa distância, de forma que é praticamente impossível passar despercebido pelos carros. O painel da moto também é de visualização muito fácil de noite, podendo ver as principais informações sem desviar o olhar da pista por muito tempo, as luzes de seta e farol alto são bem fortes, de forma que não há como esquecer um dos dois ligados direto.

Quanto ao consumo, só alegria, tirei média 5 vezes e todas elas foram excelentes, a moto faz uma média de 27,7 km/l, isso considerando 80% do percurso urbano e 70% do tempo sozinho.

Manutenção, depois que comprei ela não sei mais o que é isso, não precisei trocar nada além do óleo e filtro, de resto é só lubrificar a corrente pois até agora nem de ajuste na corrente a moto precisou, só alegria.

Depois de dois meses e pouco mais de 1000 km rodados, só tenho elogios a Ténéré 250, recomendo como uma opção pra quem quer uma moto boa para o dia a dia, mas com fôlego para passeios no final de semana.

Até a próxima,

Posts relacionados:
Ténéré 250: Primeiras impressões

Palavras chave
Ténéré 250 - impressões - Yamaha - toc na suspensão - consumo - estrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário