Está
se tornando cada vez mais comum ouvir as pessoas falando em tirar a carta de
moto para driblar o trânsito de São Paulo, com exceção ao risco de acidente que
é sim maior do que em um carro, por mais que se pilote com cautela, a moto
apresenta inúmeras vantagens em relação ao carro, a exemplo dessas vantagens
temos o baixo valor de aquisição; baixo consumo de combustível; agilidade no
trânsito; facilidade de estacionar, ou seja, a moto traz realmente muitas
vantagens, além do prazer e sensação de liberdade únicos. Mas ao escolher uma
moto para o dia a dia da cidade, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual
estilo de moto escolher, então vamos falar um pouco sobre o assunto.
Basicamente
vemos 4 tipos de moto principais no trânsito urbano: Scooters, motos street,
motos custom e motos trail. Como estamos falando sobre uso urbano, vou me ater
em modelos de até 400cc.
Scooters
– As pequenas notáveis fizeram sucesso no público das grandes cidades, práticos
e confortáveis, os scooters se tornaram os preferidos de uma parcela da população
que vê nesses práticos veículos uma alternativa ao transporte público.
Vantagens:
Câmbio automático – espaço sob o banco – escudo frontal com apoio para os pés –
economia na faixa dos 40 km/l – boa agilidade no trânsito urbano – baixo índice
de roubo.
Desvantagens:
Suspensão baixa – rodas pequenas – menor conforto para garupa nos modelos de
baixa cilindrada – baixa estabilidade em curvas e em frenagens bruscas – tanque
de combustível pequeno (em média 8 litros)
Seguro:
Seguro disponível somente para modelos acima de 250cc, o valor do seguro
costuma ser mais barato do que o de modelos street e trail.
Principais
modelos: Suzuki burgman 125 – Honda Lead 110 – Honda PCX 150 – Kasinski Prima
150 – Dafra smart 125 – Dafra Citicom 300i
Motos
street – Velhas conhecidas dos brasileiros, as motos street são um misto de
características que juntam a praticidade, agilidade e conforto para quem usa a
moto no dia a dia.
Vantagens:
Economia na faixa dos 35 km/l – agilidade no trânsito urbano – tanque de
combustível grande (em média 14 a 16 litros) – baixo custo de manutenção – boa
estabilidade em curvas – relativo conforto para piloto e garupa.
Desvantagens:
Alto índice de roubo – Modelos de baixa cilindrada costumam ser mais simples,
alguns sem freio a disco e sem partida elétrica – Modelos mais completos
costumam ser mais caros do que scooters.
Seguro:
Seguro disponível somente para modelos a partir de 250cc, os valores são
extremamente altos, os maiores entre outros estilos.
Principais
modelos: Honda CG Titan – Yamaha YBR Factor – Dafra Riva 150 – Suzuki Yes 125 –
Honda CB 300 – Yamaha Fazer 250 – Kawazaki Ninja 250 – Dafra Next 250 –
Kasinski comet 250
Motos
custom – Guidão alto, banco confortável e suspensão mais baixa, as motos custom
proporcionam maior conforto para aqueles que gostam de um estilo mais tranquilo
de pilotagem, no geral os modelos primam pelo estilo mais clássico, com detalhes
cromados.
Vantagens:
Conforto para piloto e garupa – boa estabilidade em curvas e frenagens – baixo
índice de roubo – modelos costumam ser completos, com freio a disco, partida
elétrica e painel completo.
Desvantagens:
Menor agilidade no trânsito urbano – baixo valor de revenda – suspensão baixa
para o dia a dia urbano – peças de reposição mais caras - Modelos até 150cc insistem na alimentação por carburador.
Seguro:
Seguro disponível somente para motos a partir de 250cc, costuma ter valor de
seguro baixo, o menor comparado a outros estilos
Principais
modelos: Suzuki Intruder 125 – Dafra Kansas 150 – Kasinski Mirage 150 – Dafra Horizon
250 e Kasinski mirage 250.
Motos
trail – Os modelos On/off Road são os preferidos de muitos motociclistas que
utilizam a moto para o trânsito urbano, mais altas, com suspensão mais robusta
e bastante ágeis, as motos trail vencem os obstáculos da cidade com facilidade.
Vantagens:
Rodas com aros maiores – agilidade no trânsito urbano – boa absorção das
irregularidades do asfalto – bom espaço para garupa – menor índice de roubo, se
comparado com modelos street.
Desvantagem:
Menor estabilidade em curvas, se comparada com modelos street – manutenção mais
cara – valor de compra maior – altura do assento pode ser um problema para
pessoas de estatura baixa.
Seguro:
Seguro disponível somente para motos a partir de 250cc, valores costumam ficar
em 20% do valor da moto.
Principais
modelos: Yamaha XTZ125 – Honda Bros 150 – Yamaha XTZ 250 Lander – Yamaha XTZ
250 Ténéré – Honda XRE 300 – Honda Falcon 400.
No
geral todos os estilos são bons para o uso no dia a dia, é mais uma questão de
gosto, no meu caso, optei inicialmente por uma custom, Suzuki Intruder 125, por
ser mais barata e ter um baixo índice de roubo, fiquei extremamente feliz com o
modelo, que me proporcionou grande aprendizado no primeiro ano, atualmente
tenho uma Yamaha Ténéré 250, que me proporciona maior conforto, já que moro em
um lugar com muitas subidas e muitos buracos, além de ser mais confortável
também para andar com minha esposa. As motos street costumam ser uma boa opção
para quem quer um misto entre moto para uso diário e passeios, mas infelizmente
os modelos costumam ser muito visados pelos ladrões.
Pesquise bastante antes de escolher uma moto para a cidade, procure fazer um misto do seu gosto com sua necessidade do dia a dia, e não esqueça de avaliar que tipo de vias você irá utilizar, se são vias muito esburacadas, com muitas subidas, vias expressas e pedaços de estrada de vez em quando podem excluir um ou outro estilo e/ou cilindrada.
Boa leitura,
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Palavras chave:
Estilos - Scooters - Motos custom - Motos street - Motos trail - motos para a cidade - motos para uso urbano
Só faltou falar dos freios ABS.
ResponderExcluirNo dia a dia você vai pegar pistas molhadas e nessas circunstâncias os freios ABS ajudam muito.
Sem dúvida amigo.
ExcluirOs freios ABS realmente são muito úteis em diversas situações, é uma pena ainda não termos essa opção em motos pequenas, até 150 cc, hoje eles estão disponíveis apenas em alguns modelos até 400cc, como o scooter SYM 400i recém-lançado da Dafra e a XRE 300 da Honda. Fora isso o que temos diponível em relação a freios é o sistema de freios combinados, CBS, disponível nos scooters da Honda e no modelo 2014 da Citicom 300i, alguns dizem que o CBS ajuda muito nas frenagens, outros dizem que ele prejudica um pouco, eu ainda não tive a oportunidade de experimentá-los.
Obrigado pelo comentário. Grande Abraço!
cara parabéns pelo seu post. Muito bom! Eu comprei uma riva 150 e estou achando muito boa, dei uma olhada na horizon 250 tb., mais pra frente acho que pego uma dessa ou uma next 250.
ResponderExcluirQue bom que gostou do post amigo! Fez uma excelente escolha, a Dafra está cada dia melhor e sua motos estão muito bonitas, a Riva pelo que tenho ouvido falar é uma excelente moto, completa, bonita e confiável, quando for pegar uma maior vale a pena olhar a Next 250 sim, ela é uma das melhores 250CC do mercado, e por um preço bem acessível. Grande Abraço!
ExcluirDafra cada dia melhor?? Cara essas motos são atraentes apenas aos olhos. São motos descartáveis, descascam os cromos, a moto com um ano de uso parece ter 10. A qualidade dessas motos são uma porcaria, Dafra / Kasinski / Sundow / Shineray....Tudo porcaria!!! Outro pequeno detalhes delas é o pós venda e as peças.
ResponderExcluirTrabalho com seguradoras, motos batidas, quando entra uma bosta dessa é pelo menos meio ano aqui parada aguardando peças, isso quando não da perca total pois a moto não possui valor de mercado e as peças são mais caras do que da Honda e Yamaha.
Olá "anônimo", obrigado pelo comentário.
ExcluirQuando falamos de Dafra é preciso lembrarnuma coisa, a Dafra não fabrica nada, todas as suas motos são importadas, desmontadas, e montadas em Manaus. Sendo assim, há sim modelos com baixa qualidade, como a Kansas, Speed, Laser, ou seja, as primeiras, mas há também motos de excelente qualidade sim, como a Dafra Citycom, Riva 150, Next 250 e a já fora de série smart 125. Conheço muitas pessoas que tem moto Dafra e são felizes com elas, tenho minha Citycom há quase 1 ano, ando todos os dias e não tenho do que reclamar, não me arrependo de ter trocado peka Tenere.
Comparar motos é muito mais do que falar só de Honda e Yamaha, é saber pesquisar modelos e opiniões dos donos.
Abraço.
Olá "anônimo", obrigado pelo comentário.
ExcluirQuando falamos de Dafra é preciso lembrarnuma coisa, a Dafra não fabrica nada, todas as suas motos são importadas, desmontadas, e montadas em Manaus. Sendo assim, há sim modelos com baixa qualidade, como a Kansas, Speed, Laser, ou seja, as primeiras, mas há também motos de excelente qualidade sim, como a Dafra Citycom, Riva 150, Next 250 e a já fora de série smart 125. Conheço muitas pessoas que tem moto Dafra e são felizes com elas, tenho minha Citycom há quase 1 ano, ando todos os dias e não tenho do que reclamar, não me arrependo de ter trocado peka Tenere.
Comparar motos é muito mais do que falar só de Honda e Yamaha, é saber pesquisar modelos e opiniões dos donos.
Abraço.
Gosto muito da Honda Lead 110
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