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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dicas de pilotagem: Baixa velocidade e equilíbrio

Quem nunca passou por essa situação? Você está pilotando sua moto e quando precisa reduzir para passar em um corredor mais apertado começa a bambear com a moto até ter que por o pé no chão. Eu já passei várias vezes por situações assim, isso ocorre porque em baixas velocidades a moto perde equilíbrio, e como nossa postura não é 100% correta, sempre tendemos a jogar o peso do corpo mais para um lado do que para outro, o que não muda muita coisa em velocidades mais altas, mas em baixa velocidade faz a moto balançar.

Algumas técnicas podem ser utilizadas para corrigir esse problema, como o uso do freio traseiro e a “meia embreagem”. Ao estar em baixa velocidade, procure fazer as manobras pressionando levemente o freio traseiro, mas mantendo a aceleração, isso deixa a motocicleta menos “livre” e a mantém na trajetória, outra técnica é o uso da “meia embreagem” que é aquele ponto em que a moto começa a andar, mas quando a embreagem ainda não foi totalmente solta, através dessa técnica é possível manter a moto acelerada, porém sem liberar toda a força do motor, mantendo a velocidade baixa. Essa semana passei a utilizar as técnicas e reparei que consigo manobrar a moto bem melhor em baixa velocidade, sem perdas de equilíbrio.

Ao fazer curvas em baixa velocidade, há também alguns segredos, em alta velocidade é necessário inclinar o corpo para manter a moto dentro da curva, isso porque a força centrífuga impulsiona a motocicleta para fora da curva, ao inclinar o corpo o centro de gravidade do conjunto “moto-piloto” fica mais próximo do chão, criando melhor aderência. Se isso ocorre em alta velocidade, em baixa é o contrário, curvas em baixa velocidade não geram força centrífuga considerável, ou seja, curvas em baixa velocidade não “te jogam” para fora da curva, por isso não é necessário inclinar muito o corpo, para manter o equilíbrio, incline levemente a moto para o lado de dentro da curva, e compense o peso jogando seu peso levemente para o lado de fora da curva, com esse equilíbrio de peso a moto se mantém constante na trajetória da curva.

Em manobras com baixíssima velocidade, como desviar de carros num corredor ou estacionar a moto em lugares apertados, a melhor forma de fazer as curvas é virando o guidão apenas, com inclinação quase nula, pois em velocidades abaixo de 20 km/h o segredo para uma curva em equilíbrio é saber virar o guidão e ajudar com aquela leve pressionada no freio traseiro para manter a motocicleta reta.

Essas técnicas tem funcionado comigo e me ajudaram a manter um equilíbrio melhor na moto, espero que ajude a vocês também, se você tem alguma forma melhor de explicar ou corrigir essas técnicas, fique a vontade para compartilhar sua experiência aqui no blog.

Até a próxima,

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Palavras chave:
Baixa velocidade – Equilíbrio – Pilotagem – Inclinar na curva.

6 comentários:

  1. Estou fazendo aulas práticas de moto em uma auto escola, pois estou tirando a minha 1ª habilitação, nunca andei de moto na minha vida. o instrutor pede pra andar em primeira marcha, sem acelerar e com a embreagem totalmente solta, porém ela vai tão devagar que eu não consigo manter o equilíbrio, se o instrutor não segurar na traseira da moto eu vou pro chão...

    poderia me passar umas dicas de equilíbrio ? Agradeço desde já...

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    1. Olá Batista, que bom boa sorte com o exame.
      No começo manter o equilíbrio na moto é mais difícil mesmo, como eu já sabia o básico antes de tirar a carta, a dica que eu segui foi usar sim o acelerador mas bem de leve, e ir controlando com a embreagem, a famosa queimada de embreagem nas curvas, para que a moto não dê aqueles tranquinhos.
      Nas curvas a dica que dou é, manter a aceleração, pois se soltar o acelerador ou acelerar mais na curva vc tende a perder o equilíbrio. Use também o freio traseiro (o do pé) de leve nas curvas, ele ajuda vc a manter o equilíbrio, mas cuidado para não pisar demais, a intenção não é parar a moto, mas sim deixar a roda "menos livre" para fazer a curva.

      Quando eu fiz as primeiras aulas, não fui direto para o percurso, dei umas voltas aleatórias com a moto até acostumar melhor com embreagem, acelerador e freios, testanto o equilíbrio, comece com curvas mais abertas e depois vá fazendo as mais fechadas, pra ir pegando o jeito, não tenha pressa, vc consegue!
      Abraço e boa sorte ;)

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    2. Muito obrigado pelas dicas... irei utiliza-las.

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  2. Boa tarde. Olha eu peguei uma moto acelerada e cai no percuso. Olha eu posso fazer a prova segurando um pouxo a embreagem?

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    1. Boa tarde, Amigo!
      É muito comum as auto escolas deixarem as motos um pouco mais aceleradas, para que os alunos não deixem a moto "engasgar" durante o percurso, eu particularmente não sou a favor disso, justamente para não ocorrer o que houve contigo.
      Faça sim uso da embreagem durante o percurso, a embreagem tem o ponto médio, que é aquele onde a moto começa a sair, mas não libera totalmente o motor, isso é o que o pessoal chama de queimar a embreagem, nos pontos de menor velocidade e curvas mais fechadas, faça uso dessa meia embreagem, e lembre de usar bem de leve o freio traseiro (de pé), pois ele te ajuda a manter o equilíbrio, mas não abuse para que a moto fique em velocidade muito baixa, pois se você estiver quase parando é mais difícil controlar o equilíbrio.
      Uma dica importante, nunca em curvas aperte totalmente a embreagem, pois com o motor livre a moto tende a perder o equilíbrio.
      Boa sorte na próxima ;)

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  3. Eu nunca andei de bicicleta, agora estou tentando aprender andar de moto, mas estou achando muito difícil não tenho equilíbrio já fui ao chão por duas vezes sempre no momento que vou sair, por favor me ajudar.

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