Depois de um tempo com a mesma moto, as vezes surge aquela vontade de deixá-la um pouco diferente, ainda mais quando se tem um scooter, com todas aquelas carenagens pedindo por um adesivo rsrs. Recentemente eu havia visto algumas Citycom personalizadas e resolvi pensar em algo para a minha também.
Primeiramente fui pesquisar se podia fazer isso, a final, no documento da minha moto diz PRETO, e aí, preciso alterar a cor no documento se personalizar ou trocar de cor?
Segundo a lei de trânsito, é possível fazer qualquer personalização ou alteração de cor no veículo, desde que esse respeite a COR PREDOMINANTE que consta no documento, espera aí... Cor predominante?
Isso mesmo, se você olhar o documento do seu veículo, lá estará escrito "Cor predominante", e não somente "Cor", ou seja, o veículo não precisa ser 100% de cor única, caso contrário não seria possível ter um carro azul, com os para-choques pretos, por exemplo, portanto, o que vale é a cor predominante, ou seja, aquela que preenche mais do que 50% da área pintada do veículo.
Sendo assim, ví que poderia adesivar minha moto como eu quisesse, desde que a área adesivada não ultrapassasse 50% da área pintada da moto.
Mas e se eu quiser adesivar ou pintar mais do que 50%? Posso?
Sim, mas para isso é preciso pedir a autorização para o Detran e pagar uma taxa para vistoria, além de ter de solicitar um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo), ou comumente, o documento do carro. Primeiro você solicita ao Detran uma "Autorização Prévia", informando que a cor do veículo será alterada, para isso é preciso ter já o código da tinta a ser utilizada, depois de conseguir essa autorização você faz a pintura e leva o veículo para uma vistoria, onde será verificado se o veículo está com a cor de acordo com o que foi informado na autorização prévia, nesse momento é bom ter a nota fiscal da tinta, informando o código, e preferencialmente um laudo da empresa que fez a pintura, confirmando que a tinta utilizada foi aquela. Dá um pouco de trabalho mas não é nada muito caro, basta entrar no site do Detran de sua cidade e se informar do valor da taxa.
Há ainda uma característica especial, onde os veículos não tem uma cor predominante, por exemplo, um veículo 100% adesivado com sandálias coloridas, nesse caso, onde não existe uma cor predominante, no documento do veículo é registrado a cor "Fantasia".
Devidamente pesquisado, resolvi então fazer a personalização da motoca, como ela é "Preto Fosco", apesar de eu achar que aquela cor é mais pro Cinza do que pro preto, achei que ficaria bacana alguns tons de vermelho ou prata, e o resultado foi esse:
Fiz a personalização numa oficina especializada em envelopamento, com material de qualidade, para não desbotar ou rachar, gostei do resultado, a moto ficou com design exclusivo e parece outra moto. Curtiu? Comenta e compartilha.
Até a próxima,