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terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Kawazaki Ninja 250R

Olá pessoas,
  
Há alguns meses, tive minha primeira experiência pilotando uma moto de estilo "speed", a Yamaha R3, e até então tinha esses modelos como um modelo legal para uso exclusivo em estrada, sem possibilidade de usar no dia a dia, mas essa opinião mudou nesse final de semana, quando tive oportunidade de pilotar outra speed, a Kawazaki Ninja 250 R.

Nesses últimos dias, um amigo meu comprou uma Ninja 250 R, ano 2010, linda moto! Verde, pouco rodada e em perfeito estado, a um preço compatível com qualquer outra 250 cc do mercado, no caso dele, a compra da Ninja foi a realização de um sonho, pois era o modelo que ele queria já há alguns anos. Ele foi à minha casa "mostrar" a moto, e claro que eu não podia deixar de dar uma volta.


Primeira vista

Logo de cara, minha impressão foi de ver uma moto esportiva, todas as linhas da moto remetem as grandes Ninjas que sempre me deixavam maravilhado quando era criança, ao subir na moto, pude perceber que é uma moto leve, o painel, que na 2010 ainda é com fundo escuro, é de fácil visualização, com as informações essenciais, como RPM, temperatura e luz de pressão de óleo, que para motos esportivas são informações importantes, na minha opinião só falta indicador de nível de combustível (Só tem luz de reserva) e um relógio, mas são detalhes que não me fariam desistir de uma compra...


Posição de pilotagem

Quanto a posição de pilotagem, tive uma baita surpresa. Como havia pilotado a R3 no Salão Duas Rodas 2015, fiquei com a impressão de que toda moto speed tinha o guidão baixo, pedaleiras bem recuadas e uma posição de pilotagem bem curvada, mas na Ninja 250 não, ao menos não tanto. O Guidão, que na verdade é um semi-guidão, não é tão baixo, permitindo uma pilotagem mais "ereta" para a cidade, as pedaleiras, apesar de serem recuadas, também não são tão para trás, isso faz com que você não precise debruçar em cima da moto para pilotar, é possível pilotar quase que como numa fazer 250 dentro da cidade, ao mesmo tempo é possível ter uma posição de pilotagem mais esportiva na estrada, deitando no tanque, achei fantástico!



O banco não é macio, é fino, mas por conta de a posição de pilotagem ser um pouco mais "deitada", não cansa tanto, pelo menos ao pilotar sozinho, não tive a oportunidade de pilotar por longas distâncias, mas parece ser tranquilo. Já com garupa a coisa muda de figura, como toda moto speed, o banco do garupa é alto, com banco fino e estreito, e segundo a namorada do meu amigo não é exatamente confortável, para longas distâncias seria algo complicado, mas a proposta da moto não é essa a final...

Impressões ao pilotar

Apesar de ter "apenas" 250 cc, o motor da Ninja 250 R é muito esperto, ela é uma moto suave de pilotar, não tem arranque violento, e para uso urbano ela é bem tranquila, até os 5.000 RPM, ao esticar a marcha acima disso, ela mostra que sua vocação é mesmo andar forte, acima dos 5.000 RPM aparece o torque da moto e aí a brincadeira fica séria, a moto responde como uma esportiva e a velocidade sobe rapidamente. O motor de 33 cv dá conta do recado e, segundo opiniões de donos do modelo, a Ninja pode chegar a pouco mais de 170 km/h, de painel é claro, mais do que suficiente para uma moto "pequena".

Pilotei a moto à noite, então pude ver a iluminação do painel, que mesmo com fundo escuro deixa todas as informações bem visíveis, e também o excelente farol da moto, pois mesmo em vias com pouca iluminação o farol deixa tudo bem claro, usando apenas o farol baixo pude enxergar tudo a minha frente.

Conclusão

É uma moto divertida de pilotar, confortável, na medida do possível, suave para pilotar na cidade, pois andando até os 5.000 RPM ela é muito tranquila, e esperta para o uso em estrada. A posição de pilotagem sugere bem o uso misto, podendo pilotar mais ereto na cidade e mais deitado na estrada, esterça bem, por ser uma speed, e andaria tranquilamente nos corredores, então é sim uma boa moto para usar no dia a dia, e para dar um rolê no final de semana. E sim, me apaixonei pela moto, só não teria uma pois levo garupa com frequência, e acho que a Sra. Duten não curtiria o banco dela rsrs.

É isso aí galera, até a próxima, com mais opiniões sobre novos modelos.

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