FELIZ 2016!!!
É assim que começo o primeiro post do ano, desejando a todos vocês um excelente ano, que possamos ter um 2016 melhor ainda do que foi o ano de 2015, e pra nós motociclistas, muitos kms a mais!
Pois é, começa o ano, voltamos das férias, e nos deparamos com uma cena chata, a caixa de correios cheia de contas rsrs. Janeiro é mês de chegar aquela famosa cartinha do governo com o IPVA 2016, e como sempre, ele vem acompanhado do seguro obrigatório (DPVAT), Licenciamento e multas, pra quem tem. Mas vale lembrar alguns pontos importantes sobre cada um desses impostos.
IPVA - Sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, esse imposto é obrigatório e deve ser pago sempre nos primeiros dias do ano, o vencimento varia de acordo com a placa do veículo, normalmente vencendo na segunda quinzena de Janeiro. Quem opta por pagar o imposto à vista, tem um desconto (de apenas alguns Reais), mas este também pode ser parcelado em até 3 vezes, com vencimentos em Janeiro, Fevereiro e Março. Vale lembrar que valores pequenos de IPVA não podem ser parcelados, não sei exatamente o valor, mas o IPVA da Burgman da minha esposa, por exemplo, de R$ 90,00, só pode ser pago à vista.
Supostamente o IPVA é o imposto que serve para manutenção das estradas, ruas e rodovias, mas o dinheiro arrecadado com este imposto é enviado a união e não necessariamente precisa ser utilizado na manutenção da pavimentação, ou seja, pagamos para continuar com as estradas esburacadas...
Uma curiosidade interessante sobre o IPVA, quem teve seu veículo roubado, pode pedir o ressarcimento do valor proporcional do IPVA restante no ano vigente do roubo, por exemplo, se você pagou o IPVA em Janeiro, e teve seu veículo roubado em Março, você pode pedir a restituição do IPVA pago proporcional dos meses de Março a Dezembro, já que não terá mais o veículo transitando nas vias públicas.
DPVAT - O Seguro obrigatório, como é conhecido, é uma taxa cobrada para arcar com gastos de acidentes de trânsito, colisões, atropelamentos, entre outros. Essa taxa serve para cobrir os gastos com hospitais, ambulâncias, resgate, e também indenizações às vítimas de acidente de trânsito. Muita gente não sabe, mas ao sofrer um acidente de trânsito, uma pessoa pode solicitar a indenização do seguro DPVAT, para cobrir gastos médicos, funerários, ou mesmo uma indenização por morte ou invalidez. É fato que não é um seguro milionário, provavelmente os valores de indenização não vão cobrir todos os custos, mas já ajuda bastante. Basta se informar no Detran de sua cidade como proceder.
Licenciamento - A taxa de licenciamento de veículos é cobrada para a emissão do novo documento de porte obrigatório, ele é pago uma vez por ano, e pode ser pago de acordo com a placa do veículo. As datas limites para licenciamento do veículo começam em Abril, e terminam em Dezembro, conforme a imagem abaixo:
Para aqueles que, como eu, gostam de se ver livres das contas o quanto antes, podem fazer também o licenciamento antecipado, junto com o IPVA ou qualquer outra data anterior a de vencimento, não há desconto, mas você elimina o risco de esquecer a data de licenciamento, como eu já fiz algumas vezes no passado. Ao fazer o licenciamento você recebe o novo documento, no ano vigente, no caso 2016. Há posibilidade de buscar o documento no Detran ou de recebê-lo pelo correio, nese caso, paga-se uma taxa de postagem de R$ 11,00.
Pois é, pessoal, contas pagas, agora é só rodar mais um ano com nossas motocas, curtindo bastante.
Bom ano novo a todos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário