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terça-feira, 7 de julho de 2015

Intruder 125 x Burmgan 125 i - Um comparativo de duas Suzuki

Muitos acham estranho um comparativo de moto x scooter, pois os modelos tem propostas bem diferentes, mas acredito que depende do ponto de vista. Essa semana no canal no You Tube surgiu o comentário sobre uma comparação desses dois modelos, a Suzuki Intruder 125 e a Suzuki Burgman 125 i, como já tive oportunidade de pilotar as duas, decidi então fazer o comparativo.


Primeiro algo que as duas tem em comum, ambas são da marca Suzuki, com motor de 125 cm³, com valores muito próximos entre sí. Algumas diferenças fazem com que as pessoas optem por um modelo ou outro, para fazer um bom comparativo, separei em algumas partes o comparativo, então vamos lá.

Transmissão

Burgman 125 i - Trata-se de um scooter, isso quer dizer que seu câmbio é automático, do tipo CVT, ou seja, não há troca de marchas, basta acelerar que o conjunto de polias se ajusta para melhor torque e velocidade, o que costuma ser interessante principalmente para iniciantes, pois não é preciso se adaptar à embreagem, por outro lado não há como reduzir marcha para uma retomada mais rápida, isso quer dizer que é preciso ter uma "tocada" mais tranquila. Como a moto não tem engate de marchas, é preciso tomar cuidado ao estacionar em subidas e descidas, pois se a moto não estiver com a roda apoiada pode descer sozinha.

Intruder 125 - Por ser uma moto tradicional, a transmissão é de 5 marchas com embreagem, convencional, que apesar de trazer menos praticidade, deixa a moto mais ágil em ultrapassagens e reduzidas, poder reduzir marchas durante a frenagem faz com que o freio precise exercer menos força, aumentando a vida útil das pastilhas. O câmbio mecânico também permite para a moto engatada, o que permite que a moto seja estacionada em subidas e descidas sem preocupação se a moto vai andar sozinha.

Manutenção

Burgman 125 i - Por não ter corrente, traz praticidade de não ter que lubrificar semanalmente o conjunto, a correia do câmbio CVT trabalha a seco, sendo preciso apenas uma revisão a cada 6.000 km para limpeza do conjunto de polias e lubrificação das partes internas da polia, revisão essa que costuma custar em torno de R$ 150,00 em oficinas de confiança. A correia do CVT costuma durar em média 15.000 km, dependendo do uso de cada piloto. 
As pastilhas de freio no scooter tendem a durar menos, pois não há freio motor, por isso toda a carga de frenagem é concentrada na pastilha de freio, o valor das pastilhas nos dois modelos é igual, apenas a durabilidade no scooter é menor, em torno de 5.000 km, dependendo do uso.
As trocas de óleo do motor são iguais nos dois modelos, eu costumo trocar a cada 1500 km ou 6 meses, o que vier primeiro, porém a Burgman tem, além do óleo do motor, óleo do câmbio CVT, que deve ser trocado a cada 6.000 km, ou 6 meses.
Com relação a motor não há grandes diferenças no que diz respeito a manutenção, exceto pela alimentação, que na Burgman é por injeção eletrônica, ao contrário do carburador na intruder, a injeção eletrônica ajuda a moto a pegar com mais facilidade nos dias mais frios, sem necessidade de afogador, além de dosar melhor a mistura ar combustível, o que acaba deixando a moto mais econômica.
Nem todo mecânico é acostumado a trabalhar com scooters, o que faz com que seja mais recomendado ir em oficinas especializadas, que podem cobrar um pouco mais caro por uma revisão.

Intruder 125 - A transmissão tradicional por corrente exige cuidados, por estar exposta ao tempo, é preciso limpar e lubrificar a corrente periodicamente (Veja AQUI como lubrificar a corrente da moto), no meu caso era com intervalos de 2 semanas, ou após chuva ou estradas de terra, além da lubrificação, as correntes precisam estar sempre com a folga ajustada, esses ajustes tendem a ser mais frequentes a medida que a relação fica desgastada. por falar em relação, a vida útil de uma relação da Intruder é, em média, de 20.000 km, dependendo do uso de cada piloto.
As pastilhas de freio na minha Intruder costumavam durar em torno de 7.000 km, pois eu fazia uso do freio motor nas frenagens, reduzindo marcha enquanto freava, assim a carga nas pastilhas é menor e elas duram mais.
Na Intruder só é preciso trocar óleo do motor, pois o mesmo óleo lubrifica tanto câmbio quanto motor, eu trocava com intervalos de 1500 km.
Por ser uma moto com carburador, o ajuste da mistura ar combustível é manual. Em dias mais frios é preciso usar o afogador, e depois de algum tempo de uso pode acontecer de dar duas ou três partidas até que a moto pegue.
A grande maioria dos mecânicos é acostumado com a mecânica da Intruder, por isso normalmente uma revisão dela acaba saindo um pouco mais em conta comparado à scooter.

Conforto

Ambas tem boa posição de pilotagem, Tendo eu, com 1,80 m de altura e quase 100 kg, posso dizer que, se por um lado a Intruder tem um guidão mais elevado, melhor para quem é alto, a posição das pernas não é tão confortável, já a burgman oferece duas posições para os pés, o que acaba sendo melhor para os altos, porém o guidão é baixo, menos confortável, portanto as duas acabam se equivalendo. Ambas sofrem quando se leva garupa, mas a Intruder ainda é levemente mais confortável ao levar garupa, pois na burgman, além da suspensão mais baixa do que a da Intruder, o espaço do banco é menor, por isso a Burgman acaba sendo melhor para ser utilizada apenas com um passageiro mesmo.
Com relação a buraqueira, a Intruder se sai melhor por ter rodas de 18 polegadas na frente e 16 atrás, enquanto a Burgman tem rodas de 10 polegadas atrás e na frente.
Algo que faz diferença ao comparar as duas é a capacidade de levar objetos, na Intruder é necessário instalar o bauleto, já na Burgman há um pequeno espaço debaixo do banco, onde não é possível guardar um capacete fechado, mas dá pra levar alguns objetos como mochila e capa de chuva, além disso a Burgman também permite a instalação de bauleto, tornando-a mais prática para quem usa a moto para ir trabalhar ou ir pra faculdade.

Comentários gerais

Além das principais diferenças, listadas acima, o restante é bem próximo nos dois modelos, freios, iluminação, pilotagem nos corredores, é tudo muito próximo entre as duas, a única ressalva que faço na pilotagem da Burgman é que ela exige uma tocada mais suave, pois como não tem como reduzir marcha, é preciso ter espaço para ultrapassagens, além disso as "jogadas de corpo" ao fazer curvas são diferentes entre moto e scooter, precisando de algumas voltas para se acostumar. Fora isso ambas acabam sendo excelentes opções para o dia a dia, na cidade, pois ambas sofrem na estrada. No final é questão de gosto, eu opto por scooters na cidade pois acho mais prático, mas há quem prefira as motos convencionais. 

Espero que o post ajude nas decisões,

Até a próxima,

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