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quinta-feira, 2 de julho de 2015

Dicas de pilotagem - Bicicletas no trânsito, o que fazer?

Nós motociclistas, sempre que vamos discutir trânsito, temos como primeira reação nos defender dos motoristas de carros, caminhões, ônibus e outros veículos maiores, mas hoje o assunto é o inverso, já parou para pensar qual a sua opinião sobre os ciclistas no trânsito de São Paulo, ou de qualquer outra cidade que tem muitos ciclistas em meio aos carros?


Confesso que também já fiquei impaciente quando estava em meu carro ou em minha moto e "perdi tempo" aguardando um ciclista que estava na minha frente, mas depois do momento de impaciência ficava pensando, até onde ele ou ela está certo ou errado? Por isso fui buscar textos e depoimentos sobre o assunto.

Primeiro, as bicicletas são sim veículos, tendo regulamentação prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), portanto, é permitido SIM aos ciclistas, pedalarem em vias públicas, salvo alguns pontos específicos. De uma maneira geral, é indicado pelo CTB que o ciclista pedale no bordo da pista, lembrando que a lei não especifica que seja apenas no bordo da direita, também não especifíca a distância do bordo da pista, ou seja, mais uma vez cabe a interpretação de cada um sobre o assunto. Outro ponto estabelecido na lei é que o ciclista não deve transitar em vias de fluxo rápido, que segundo a lei são vias sem cruzamentos, acesso direto a garagens e travessia de pedestres, a exemplo dessas vias temos a Avenida 23 de maio e marginais pinheiros e tietê. Para concluir, o CTB estabelece também que: Pedestres tem preferência sobre qualquer outro veículo, sendo seguidos por bicicletas, motos, carros e veículos grandes, respectivamente, ou seja, da mesma forma que (teoricamente) os motoristas de ônibus e caminhões devem dar prioridade e respeitar os motoristas de carros, esses aos motociclistas, nós motociclistas temos sim que dar prioridade ao ciclista, e esses aos pedestres, isso é lei!

Agora o ponto de vista humano, o bom senso. Vamos falar de segurança, muito mais do que respeitar a lei, pedalar seguindo esses critérios do CTB acaba trazendo maior segurança ao ciclista. Como motociclista defendo que muito além das leis, o bom senso faz com que os adicentes diminuam, muitas vezes já discuti, por exemplo, sobre a proibição ou não proibição de motocicletas nos ditos "corredores" formados entre os carros, o CTB não proíbe essa prática, mas não é por isso que não vou respeitar o motorista quando este quer trocar de faixa, quando possível eu dou sim preferência para o motorista mudar de faixa, desde que eu consiga fazer isso em segurança, sem risco de outra moto colidir na minha traseira, por exemplo. Da mesma forma, apesar do CTB permitir o tráfego de bicicletas no trânsito, é preciso ter bom senso sobre onde pedalar, pois ao "exercer seu direito" você pode estar se colocando em risco. Vou dar um exemplo:

De moto, é permitido andar em estradas e rodovias. Ao pegar uma rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h, nada impede que eu vá com minha moto e utilize a faixa da esquerda. Caso algum veículo apressado venha atrás de mim, por mais que a lei diga que ele deve aguardar, sem forçar passagem, até que eu dê espaço para ele ultrapassar, o fato de eu segurar esse motorista atrás de mim pode causar um acidente grave, onde eu, motociclista, seria a parte mais frágil e estaria mais sujeito a graves ferimentos e inclusiva a risco de morte.

Eu como motociclista, jamais tomaria alguma ação que resultasse na queda de um ciclista, como fechadas ou "cutucadas" na roda traseira, porquê também corro esse risco com os carros e sei como é difícil estabelecer uma convivência segura com motoristas em geral, mas outros podem não pensar da mesma maneira, por isso evitar o risco de acidentes é a melhor maneira de se proteger no trânsito.

Com esse post quero recomendar:

Aos ciclistas: Sempre que possível evite os corredores, andando pela direita, que quase sempre tem espaço suficiente para a passagem da biciclieta, quando o trânsito estiver parado e precisar adentrar no corredor, atente se vem motos antes de entrar, e mesmo depois que estiver no corredor e motos estiverem atrás, dê uma brecha para que eles possam passar, assim você evita apressadinhos que possam causar acidente, digo isso porque mesmo de moto eu costumo fazer isso, quando vem outro motociclista apressado atrás de mim, dou passagem quando possível e de forma segura, são segundos que podem salvar vidas.

Aos motociclistas: Ao ver um ciclista no corredor, evite pressioná-lo, ou tirar fininha, isso pode causar acidente, lembre-se do fator humano, é um ser, com família e uma vida que está naquela bike, ultrapasse-o em situação segura, de moto não pegamos trânsito, então alguns segundos atrás de um ciclista não vão atrasar você.

Para você que pedala, recomendo a leitura do site vadebike, uma iniciativa do Itaú sobre o uso de bikes, abaixo segue o link:


Como diria o "profeta gentileza" que viveu no Rio de Janeiro, Gentileza gera gentileza, a medida que passamos a ser legais com outros condutores de diferentes veículos, passamos a ser tratados com gentileza também.

Espero que a dica seja válida. Mais do que a leitura de vocês gostaria de opiniões, então deixe seu comentário, concordando ou discordando desses pontos de vista, é assim que aprendemos a entender o mundo do outro ;)
Até a próxima,

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