Muitas montadoras têm optado por colocar o sistema de freios combinados em seus novos modelos, o famoso CBS (Combined Brake System). A pioneira no Brasil nesse sistema foi a Honda, ao lançar o Lead 110 em 2009, desde então foram lançados o Honda PCX 150, Dafra Citycom 300i e a recém lançada Dafra Cityclass 200i, com a mesma tecnologia. Mas afinal, de que se trata o CBS?
Nas motos ou scooters equipadas com o CBS, ao acionar a alavanca de freio traseiro, a força é distribuída automaticamente nas duas rodas, em torno de 70% da frenagem na roda dianteira e 30% na roda traseira, já ao acionar a alavanca do freio dianteiro, a força é 100% aplicada na roda da frente.
Os modelos da Honda, Lead e PCX, são equipados com freio à disco com 2 pistões na frente, e freio à tambor na traseira, nesse caso, quando acionado o sistema CBS, ou seja, apertando somente o freio traseiro, parte da força é aplicada no freio dianteiro, acionando apenas um dos pistões, e o restante da força é aplicado no freio traseiro. Já os modelos da Dafra, Citycom e Cityclass, são equipadas com freio à disco nas duas rodas, mas quando acionado o freio traseiro, o CBS também atua somente em um dos pistões da roda dianteira, mas o que isso influencia?
A parte boa
Alguns motociclistas recém habilitados, por falta de prática e também por falha do sistema de auto escolas, tem costume de utilizar somente o freio traseiro, por medo de acionar o dianteiro com muita força e cair, nesses casos, o CBS ajuda, e muito! Mas lembremos que o maior poder de frenagem está na roda dianteira.
A parte complicada
Em frenagens leves, onde o motociclista tem boa distância para parar e não precisa reduzir drasticamente a velocidade, é possível parar a moto utilizando apenas a alavanca do freio traseiro, já que o sistema CBS atua nas duas rodas. Porém em casos de frenagem de emergência, a tendência é colocar maior força no manete de freio, ao fazer isso você pode travar a roda traseira, derrapando a moto e aumentando o risco de queda, além disso não vai haver força suficiente na roda dianteira, pois somente um dos pistões foi acionado. Portanto, a melhor maneira de frear a moto, mesmo com sistema CBS, é acionar os dois manetes, dessa forma a motocicleta freia de forma uniforme e com maior segurança.
Dúvidas frequentes sobre o sistema CBS:
1 - O sistema CBS funciona apertando qualquer um dos manetes?
R.: Não, o sistema atua somente quando acionado o manete do freio traseiro, ao acionar o manete dianteiro, a força é aplicada 100% na roda dianteira.
R.: Não, o sistema atua somente quando acionado o manete do freio traseiro, ao acionar o manete dianteiro, a força é aplicada 100% na roda dianteira.
2 - Se eu parar a moto utilizando somente a alavanca do freio traseiro, minha pastilha/lona, desgasta mais rápido?
R.: Sim, pois utilizando somente a alavanca do freio traseiro, você precisa fazer mais força para a moto parar, e quanto maior força, maior é o atrito na lona/pastilha e consequentemente maior o desgaste.
3 - Em baixa velocidade ou quando estou manobrando, ao usar o freio traseiro o dianteiro também é acionado?
R.: Depende da intensidade com que se aperta, quando a força no manete é pequena, praticamente só o freio traseiro atua, conforme a força no manete é maior, então o freio dianteiro é acionado também. Ao menos isso foi o que percebi na minha moto, Dafra Citycom 300i.
R.: Depende da intensidade com que se aperta, quando a força no manete é pequena, praticamente só o freio traseiro atua, conforme a força no manete é maior, então o freio dianteiro é acionado também. Ao menos isso foi o que percebi na minha moto, Dafra Citycom 300i.
Até a próxima,
Palavras-chave:
Freio CBS - Como utilizar o freio CBS
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