Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curiosidade - Hipotermia na moto

Chegando o inverno, essa manhã fizeram bons 10,2 °C na cidade de São Paulo, o que de moto gera um bom desconforto e a necessidade de se agasalhar muito bem, para não "morrer de frio", duas calças grossas, blusa de moleton e por cima uma boa jaqueta, para compor o "kit", uma luva e um sapato que não deixe passar vento, além de uma balaclava. Ufa, tudo isso é realmente necessário? Sim, ainda mais pra quem anda grandes percursos com moto nesses dias frios.

É importante saber se proteger do frio, sobretudo em percursos longos como em viagens por exemplo, pessoas já sofreram com hipotermia em viagens. O que é hipotermia? É quando a temperatura do seu corpo fica abaixo do mínimo ideal para manter os órgãos funcionando, e isso pode ocorrer facilmente andando de moto, isso porquê no geral a sensação térmica quando estamos numa moto é em torno de 10 graus a menos do que a temperatura real, isso quer dizer que essa manhã, por exemplo, a sensação térmica em cima da moto devia estar em torno de 0,2 °C, e é por isso que todas aquelas camadas de roupas são necessárias.

Um motociclista que viajou pela Argentina no inverno deu um depoimento num site sobre motociclismo sobre um caso que ocorreu com ele. Rodando no frio e com chuva a uma temperatura próxima de 15 graus por mais de uma hora, após um tempo a temperatura caiu para 2°C e ainda assim ele deixou de sentir frio, tempo depois quando ele precisou usar o freio da moto a mão não respondeu ao comando, notando que poderia estar com hipotermia parou no primeiro posto e ao descer da moto a perna também não respondeu e ele caiu, após ser socorrido pelas pessoas do posto e depois de cobertas e chocolate quente, voltou a sentir frio e pararam as dormências nas mãos e pés, por sorte ele percebeu que estava com hipotermia e não chegou a ficar totalmente sem movimentos nas mãos, mas se não tivesse precisado usar o freio, dificilmente iria perceber a situação.

O relato original do motociclista está neste link, basta clicar e ler na íntegra como foi a situação, que pode servir de alerta para quem pretende viajar para lugares frios.

Mas porquê ele deixou de sentir frio e porquê as mãos e pés ficaram dormentes? Nosso corpo, quando em temperaturas muito baixas, entra numa espécie de "estado de emergêcia", onde a circulação do sangue se concentra quase que toda na região dos órgãos vitais, para mantê-los aquecidos, por conta disso a pessoa deixa de sentir frio e, sem perceber, perde a resposta dos membros, chegando a casos até de necrose das extremidades, caso que as vezes é irreversível.

Para que esse tipo de situação não ocorra, vale alguns cuidados, ande sempre muito bem agasalhado e evite longos percursos com temperaturas muito baixas, se for fazer tal percurso, planeje antes uma rota que tenha lugares seguros para paradas curtas, evite andar mais que 1 hora em temperatura muito baixa e quando parar, tome alguma bebida quente como chocolate ou chá, evite bebidas alcoólicas, pois estas exigem que o corpo gaste mais energia. Por falar em energia, coma quantidades boas de comida rica em amido que dão mais energia.

Que a experiência dos outros possa servir de lição para andarmos cada dia mais conscientes  das adversidades do caminho. Boa leitura!

Até a próxima,

Palavras chave:
Moto - Hipotermia - sensação térmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário