Sem
dúvida eles caíram no gosto do brasileiro, para quem quer um veículo prático
para ir ao trabalho ou para a faculdade sem ficar horas parado no trânsito
caótico de São Paulo, os scooters viraram uma opção. Fáceis de pilotar e muito
econômicas, além do preço acessível, muitos inclusive preferem as pequeninas do
que as motos tradicionais.
Vantagens
de um scooter na cidade
Para
o uso diário na cidade os scooters trazem boa vantagem, não é necessário trocar
marchas, pois os modelos são equipados com câmbio automático, basta ligar e
acelerar, o freio traseiro não é no pé como nas motos tradicionais, é no manete
esquerdo, no lugar da embreagem, isso livra os pés de comandos. Como os pés
ficam livres, as scooters são projetadas com uma carenagem frontal, chamado
comumente de escudo frontal que, além proporcionar conforto e apoio para os
pés, protege de sujeiras vindas do asfalto, sobretudo em dias de chuva, onde se
pode passar por uma pista molhada ou mesmo em poças sem sujar os sapatos, o
escudo frontal também protege de chuva direta, sujando menos a capa de chuva.
Outro ponto positivo dos scooters é a acomodação de bagagem, todos os modelos
possuem um espaço embaixo do banco projetado para guardar capacetes e outros
pertences, além do espaço sob o banco, muitos modelos trazem a comodidade de um
porta objetos no escudo frontal, permitindo que se possa levar carteira, chaves
e celular.
Desvantagens
de um scooter na cidade
Nem
tudo é vantagem no scooter, se ele traz conforto e praticidade na condução,
pena nas ruas “off Road” de São Paulo, a maioria dos scooters pequenos ainda
tem rodas de 10 ou 12 polegadas, que são facilmente danificadas nos buracos da
cidade, alguns modelos como a Prima 150 da Kasinski e a Future da Sundown
trazem rodas de 13 polegadas, que dão uma maior segurança e durabilidade para
as rodas nas ruas esburacadas. Além disso, os scooters são veículos baixos,
portanto é preciso ter muito cuidado em lombadas e valetas, além de ficar
esperto em vias irregulares, pois o assoalho do scooter raspa facilmente. Por
ser um veículo pequeno, é projetado para levar pouca carga, em média 170 kg,
variando de acordo com o modelo, portanto andar de garupa resulta em um leve
desconforto tanto no espaço quando na suspensão que facilmente chega ao fim de
curso. Alguns modelos pecam na qualidade da fixação das peças, que soltam ou
trincam com a vibração.
No
geral o brasileiro aprova os modelos para o uso no dia a dia, tanto que algumas
marcas começaram a se arriscar em um novo mercado para quem quer um pouco mais
de potência e espaço sem perder o conforto, algumas marcas já disponibilizam os
chamados maxiscooters, maiores e com motores de 300 a 400 cilindradas,
proporcionam maior conforto para piloto e garupa e velocidades de cruzeiro em torno
de 120 km/h, bom para uso em estradas.
Seguem
algumas opções de scooters disponíveis no mercado:
Pequenos:
Honda
Lead 110
Fonte: Link da página original
Suzuki
Burgman 125
Fonte: Link da página original
Kasinski
Prima 150
Fonte: Link da página original
Dafra
Smart 125
Fonte: Link da página original
Grandes:
Dafra
Citycom 300i
Fonte: Link da página original
Suzuki
Burgman 400
Fonte: Link da página original
Até
a próxima,
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