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segunda-feira, 6 de maio de 2013

A praticidade dos scooters na cidade


Sem dúvida eles caíram no gosto do brasileiro, para quem quer um veículo prático para ir ao trabalho ou para a faculdade sem ficar horas parado no trânsito caótico de São Paulo, os scooters viraram uma opção. Fáceis de pilotar e muito econômicas, além do preço acessível, muitos inclusive preferem as pequeninas do que as motos tradicionais.

Vantagens de um scooter na cidade

Para o uso diário na cidade os scooters trazem boa vantagem, não é necessário trocar marchas, pois os modelos são equipados com câmbio automático, basta ligar e acelerar, o freio traseiro não é no pé como nas motos tradicionais, é no manete esquerdo, no lugar da embreagem, isso livra os pés de comandos. Como os pés ficam livres, as scooters são projetadas com uma carenagem frontal, chamado comumente de escudo frontal que, além proporcionar conforto e apoio para os pés, protege de sujeiras vindas do asfalto, sobretudo em dias de chuva, onde se pode passar por uma pista molhada ou mesmo em poças sem sujar os sapatos, o escudo frontal também protege de chuva direta, sujando menos a capa de chuva. Outro ponto positivo dos scooters é a acomodação de bagagem, todos os modelos possuem um espaço embaixo do banco projetado para guardar capacetes e outros pertences, além do espaço sob o banco, muitos modelos trazem a comodidade de um porta objetos no escudo frontal, permitindo que se possa levar carteira, chaves e celular.

Desvantagens de um scooter na cidade

Nem tudo é vantagem no scooter, se ele traz conforto e praticidade na condução, pena nas ruas “off Road” de São Paulo, a maioria dos scooters pequenos ainda tem rodas de 10 ou 12 polegadas, que são facilmente danificadas nos buracos da cidade, alguns modelos como a Prima 150 da Kasinski e a Future da Sundown trazem rodas de 13 polegadas, que dão uma maior segurança e durabilidade para as rodas nas ruas esburacadas. Além disso, os scooters são veículos baixos, portanto é preciso ter muito cuidado em lombadas e valetas, além de ficar esperto em vias irregulares, pois o assoalho do scooter raspa facilmente. Por ser um veículo pequeno, é projetado para levar pouca carga, em média 170 kg, variando de acordo com o modelo, portanto andar de garupa resulta em um leve desconforto tanto no espaço quando na suspensão que facilmente chega ao fim de curso. Alguns modelos pecam na qualidade da fixação das peças, que soltam ou trincam com a vibração.

No geral o brasileiro aprova os modelos para o uso no dia a dia, tanto que algumas marcas começaram a se arriscar em um novo mercado para quem quer um pouco mais de potência e espaço sem perder o conforto, algumas marcas já disponibilizam os chamados maxiscooters, maiores e com motores de 300 a 400 cilindradas, proporcionam maior conforto para piloto e garupa e velocidades de cruzeiro em torno de 120 km/h, bom para uso em estradas.

Seguem algumas opções de scooters disponíveis no mercado:

Pequenos:
Honda Lead 110

Suzuki Burgman 125

Kasinski Prima 150

Dafra Smart 125

Grandes:
Dafra Citycom 300i

Suzuki Burgman 400


Até a próxima,

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