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sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Maxsym 400i - Impressões após 1.000 km

Pouco mais de 3 meses com a moto, finalmente a Fúria da Noite, minha Maxsym, chegou nos 1.000 km. Sim, ando pouco com a moto pois ela é usada basicamente para passeios de final de semana.

Em geral estou extremamente satisfeito com a moto, muito conforto, boa potência e torque, consumo adequado à proposta da moto, tudo exatamente o que eu esperava, mas houveram alguns poucos pontos negativos, que são tranquilos e vou comentar mais a seguir.

Motor

Quando resolvi vender a Citycom para comprar a Maxsym, a ideia era ter um scooter que pudesse fazer ultrapassagens em estradas com um pouco mais de tranquilidade, mesmo quando levasse garupa, e nesse ponto o scooter me atendeu muito bem, todas as três vezes que peguei estrada pude rodar com muita tranquilidade em relação ao motor, ultrapassagens rápidas e seguras e velocidade de cruzeiro de 120 km/h sem sufoco ou vibrações.

O consumo varia muito do piloto, da tocada, e do uso que é feito da moto, mas comigo as médias foram de 21 km/l no uso urbano e 28 km/l na estrada, sempre numa tocada mais tranquila, andando a maior parte do tempo nos limites das vias.

Posição de pilotagem

Banco extremamente confortável, bom espaço para as pernas, possibilidade de mudar a posição da perna durante as viagens e boa altura de guidão; tudo isso traz um conforto enorme na pilotagem da Maxsym, viagens longas são ainda mais prazerosas, além disso o para-brisas com regulagem permite que o vento seja desviado perfeitamente, tanto para piloto quanto para garupa, deixando a viagem menos cansativa.

Suspensão

Para o uso em cidade é sofrível, nas vias principais onde o asfalto é relativamente bom e liso ela vai muito bem mas em locais mais próximos à periferia, onde o asfalto tende a ser ruim, cheio de remendos e buracos, a suspensão mais rígida na traseira incomoda bastante, já a suspensão dianteira dá fim de curso em valetas, por exemplo.

Já para a estrada o conjunto tem bom desempenho, a suspensão mais rígida na traseira deixa a moto muito estável em curvas, obviamente ela deita bem menos do que a Citycom e as curvas tem que ser contornadas numa tocada mais conservadora, mas em geral a moto responde muito bem no uso em estradas. A suspensão dianteira, que dá fim de curso em valetas na cidade, na estrada segura bem a frente da moto nas curvas, deixando o scooter bem estável.

Iluminação

Faróis duplos de 55W com projetores, excelentes para uso em estrada de noite e nos locais mais escuros da cidade, se assemelha bem aos faróis dos carros, na minha opinião,  tirando o farol que tive na Teneré 250, esse é o melhor farol de moto que já tive.

As lanternas de LED deixam a visibilidade excelente na traseira, além de ter um desenho muito bacana.

A iluminação do painel também é excelente, com intensidade e tons que permitem fácil visualização das informações de noite.

Espaço sob o banco

O bagageiro sob o banco da Maxsym é muito, mas muito grande, para um veículo de duas rodas é claro. Consigo levar coisas do dia a dia, como capa de chuva, botas, etc. além de levar mochila e alguma comprinha do dia a dia.

Diferente do que ocorre nos baús externos, quando o bagageiro da Maxsym está cheio, a pilotagem da moto não fica muito comprometida, pois o centro de gravidade continua baixo, facilitando as manobras.

Problemas?

Muitas pessoas esperam ansiosamente para saber os problemas que a Maxsym apresenta. Nenhuma moto é as mil maravilhas e a Maxsym não seria exceção à regra, até o momento tive dois problemas relativamente fáceis de resolver.

O primeiro, e mais tranquilo na minha opinião, é que o para-brisas da moto vibra bastante nas arrancadas e em baixas rotações, na revisão de 1.000 km pedi para corrigir o aperto mas não foi suficiente, vou buscar com meu mecânico de confiança alguma alternativa, como arruelas de borracha ou algo do gênero para sanar o problema.

O segundo, é que as buchas que sustentam o motor no chassi da moto estavam com um rangido que incomoda, certamente por falta de lubrificação ou má qualidade do material. Na revisão de 1.000 km foi identificado o problema e eles haviam me dito que pediriam as peças em garantia para substituição, infelizmente a concessionária me enrolou por uns dois meses e nada de vir as peças, nesse meio tempo eu lubrifiquei com óleo em spray e o rangido parou, como já rodei uns 500 km e nada de barulho, vou aguardar até a próxima revisão para ver como ela se comporta, aparentemente era só falta de lubrificação mesmo.


Continuo gostando da moto?

Sem dúvida! A Maxsym é tudo aquilo que eu esperava e um pouco mais, acredito ter feito a escolha certa para passeios com a Sra. Duten na garupa e espero poder rodar muitos km com ela por essas estradas do Brasil, em breve mais vídeos da Fúria da Noite no canal Duten1987.

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Até a próxima,

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