O que seria da moto sem a vantagem de andar pelos corredores não é mesmo? No post No corredor, olhe para frente , comentei sobre alguns cuidados sobre como se comportar no corredor, mas em uma das minhas várias olhadas pela internet, encontrei um excelente vídeo da Honda sobre um cuidado a mais ao andar em meio ao trânsito, segue abaixo o vídeo:
Note que, quando o fluxo de carros está normal, ou seja, os carros em movimento, o motociclista fica fora da área entre as faixas, pois a chance de um carro mudar de faixa ou de um ônibus chegar próximo da linha de divisão é grande, é mais seguro andar dentro de uma das faixas de rolamento.
Além disso, note que, apesar de o motociclista estar utilizando a faixa da esquerda, ele não fica em momento nenhum no meio da faixa, isso porque se o carro da frente frear ele tem como desviar para o corredor para fugir da situação de risco, lembre-se de que a moto tem poder de frenagem menor que do carro, portanto, fique dentro da faixa mas não no meio dela, o ideal é seguir a trilha do pneu do carro, mesmo porque isso pode te ajudar a desviar de um buraco.
No final do vídeo ele mostra a grande vantagem da moto, o corredor, quando o trânsito para, basta reduzir a velocidade e andar no corredor, lembrando de não deixar a atenção de lado, pois ainda que os carros estejam parados, sempre há possibilidade de alguém abrir a porta para descer um passageiro, ou algum pedestre atravessar fora da faixa, por isso, no corredor, não acelere, ande na média de 40 a 50 km/h, se vier algum apressadinho atrás, espere e dê passagem quando estiver mais seguro.
Em casos específicos como na marginal pinheiros, por exemplo, na pista expressa, é comum a velocidade nos corredores ficar entre 60 e 70 km/h, alguns andam até a mais do que isso, quando ocorre esse fato, o mais seguro é não ser o primeiro da fila, vá sempre atrás de outro motoqueiro, assim você anda no ritmo e não corre o risco de estar na frente, e sempre mantenha a atenção e distância segura.
Boa sorte e boa pilotagem
Até a próxima,
Posts relacionados:
No corredor, olhe pra frente
Como andar de moto em SP
Ver e ser visto
Ventos laterais, como reagir
Palavras-chave:
Como andar no corredor - Pilotagem no corredor - Corredor de motos
Nenhum comentário:
Postar um comentário